9 de out. de 2008

Você sabe porquê um grupo escoteiro também é bom para o adulto?



Por que a convivência dos adultos com as crianças e os jovens os remetem aos seus velhos e bons tempos e, não raras vezes, lhe transmite a sensação de que realiza suas aventuras que não viveu quando na juventude.
A troca de experiências com a juventude faz com que o adulto compreenda melhor a demanda social dos jovens e, principalmente dos seus filhos e a interação entre os adultos exige destes um comportamento de companheirismo e participação em decisões de grupo, o que para muitos envolve um comportamento social do dia-a-dia.
A observação a que a experiência do adulto é submetida faz com que o mesmo passe a entender o que B.P. entendeu a mais de 100 anos, com uma eficácia sem precedentes na história moderna. Lidar com seres humanos é um jogo psicológico extremamente interessante e, ás vezes desgastante para muitas funções exercidas por alguns dentro do grupo.
Desgaste este transformado em experiências da convivência e, quando nos damos conta de que os jovens também estão dentro deste jogo com os parceiros de alcatéias, tropas, patrulhas e, além disto lidam com desenvoltura com os adultos, chegamos à conclusão que nossa juventude que tem a oportunidade de passar por um Grupo Escoteiro tem muito mais chance de enfrentar a vida adulta com sucesso;
Por que a tarefa de participar na formação dos nossos filhos, dentro do método escoteiro é muito influenciada no somatório das experiências, se um adulto erra ele mesmo, através das críticas construtivas colocadas pelos demais participantes, ou mesmo através da análise comparativa dos comportamentos se auto-corrige e, isto o faz um ser humano melhor.
B.P. dizia que os jovens procuravam adultos em que pudessem confiar; Gandhi dizia que NÃO SOMOS OBRIGADOS A CONCORDAR COM AS DIVERGÊNCIAS ENTRE OS SERES HUMANOS MAS SIM ACEITÁ-LAS PORQUE ELAS SÃO A RAZÃO DA EXISTÊNCIA DOS MESMOS.
Há um ditado chinês que diz: NÃO DEVEMOS PERGUNTAR AOS NOSSOS FILHOS ONDE ELES ERRAM MAS SIM NOS PERGUNTAR ONDE NÓS ERRAMOS. Posso afirmar pela minha experiência que cresci como pai, como adulto e vi meu filho crescer muito mais e, por estes motivos SEREI ETERNAMENTE GRATO A B.P. TUPINAMBÁS, FORMADORES E A TODOS QUE INTERAGEM DENTRO DO MÉTODO.
Por fim eu diria aos Pais que tem filhos dentro do Escotismo que “PARTICIPE, INTERAJA – SEJA MAIS UM A FAZER A DIFERENÇA”.

Walter Luiz Coppini
Vice-presidente
G. E.Tupinambás