18 de out. de 2008

A missão da Gralha



Como vocês sabem, a gralha-azul é uma ave de bonita plumagem, nativa das matas de Araucária do sul do Brasil. São aves muito inteligentes, capazes de se comunicar com diferentes gritos, em entonações distintas e significantes. Vivem em bandos, organizados em clãs estáveis, que se mantém por até duas gerações. Durante o período reprodutivo, uma ajuda a outra na construção de ninhos e na proteção contra predadores.
Porém, a principal tarefa desse animal é a disseminação de sementes – principalmente o pinhão, semente da majestosa Araucária, símbolo da fraternidade entre os povos, uma vez que seus galhos estão sempre abertos e altos. Bandos de gralhas estocam pinhões no chão, em lugares úmidos, para conservá-los e poder se alimentar deles posteriormente.
A previdência da gralha-azul é uma benção divina. Diz a lenda que, assustada com um sonho que teve, a ave bateu asas até o céu. Seu sonho narrava a derrubada de pinheiros pelo homem. Compadecida pelo fato, falou com Deus. Com ternura, Ele lhe disse para que retornasse, e cumprisse um importante papel: a partir daquele momento, a ave seria a fiel guardiã da árvore. Para ter forças e honrar sua missão, a ave poderia se alimentar das sementes da planta, e morar em sua frondosa copa. Em contrapartida, seu trabalho seria plantar algumas sementes do pinheiro para garantir, no futuro, a permanência do laço de amizade.
Esta história reflete um pouco da grandiosidade do Movimento Escoteiro, centenário como a Araucária. Assim como a gralha, temos um espírito benfazejo e fé no Criador. O Movimento ensina a pensar primeiro nos outros, buscar sempre fazer o bem, ter caráter. Planta jovens sementes hoje, para colher bons cidadãos no amanhã. Escoteiros amam e protegem a Natureza, pois estão preocupados com o futuro. Trabalham em equipe, convivem de forma organizada, aprendem fazendo, fomentam amizades eternas. Gostam de viver em bandos, se comunicar com diferentes pessoas, em diferentes idiomas, para enriquecer sua cultura. Honram uma Promessa, respeitam uma Lei, aproveitam a vida de maneira alegre e vibrante, cultivam o amor em família. Os maiores orientam e protegem os menores, os ajudando a trilhar o caminho correto.
Como representante da UEBRS, quero parabenizar a bela iniciativa do GE Tupinambás em resgatar o jornal “A Gralha”, fundado pelos jovens escoteiros do grupo há 47 anos. Seu lançamento resgata não apenas uma história, mas a força do ideal de Baden-Powell, fundador do Escotismo, na divulgação do Movimento.
Que “A Gralha” seja fonte inspiradora para as mais novas aves, nossas crianças e jovens. São elas que fazem a notícia acontecer, e o Movimento Escoteiro expandir.
Vida longa ao Movimento Escoteiro! Que a cada dia que passe, mais jovens e adultos voluntários se sintam imbuídos do espírito da fraternidade mundial.
Parabéns a todos!

Fraternal abraço, aquela canhota e Sempre Alerta para Servir o Melhor Possível!

Rafael Rieder
Comissário Distrital
37º Distrito Escoteiro