10 de out. de 2008

URI saúda o Escotismo



O Movimento Escoteiro, merece de parte da URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões), o reconhecimento e o respeito enquanto Movimento que preserva e cultua valores de honra e dignidade.
Fundado na Inglaterra por Lord Robert Stephenson Smyth Baden Powell, em 1907, trata-se de um movimento mundial, educacional, de voluntariado, apolítico e sem fins lucrativos. Criado com a proposta de desenvolver o jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseados na Promessa e na Lei Escoteira, e através da prática, do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, faz com que o jovem assuma seu próprio crescimento, torne-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.
Guardadas as proporções, podemos dizer que a instituição que dirigimos tem objetivos que se confundem com o Movimento Escoteiro à medida que a Universidade também é lugar de formação moral preservando o desenvolvimento da cidadania.
Afora isto, a convivência que praticamos aqui na URI, igualmente acentua relacionamentos entre pessoas e instituições destacando o respeito e a urbanidade. Buscamos ainda contribuir de forma solidária e filantrópica através de ações de extensão, para o progresso das comunidades onde estamos inseridos, e fortalecimento das relações humanas, de educação, da ciência, da cultura e da formação intelectual e moral.
Entre os 28 milhões de pessoas integradas ao Movimento Escoteiro em todo o mundo, destacamos os dois Grupos existentes em Erechim, Tupinambás e Acauã, onde mais de 200 erechinenses neles convivem harmoniosamente praticando diariamente os ensinamentos de retidão moral, ensinados e difundidos pelo fundador Baden Powell.
Nossos efusivos cumprimentos a todos aqueles que de alguma forma, identificam-se com o Movimento Escoteiro em nossa cidade e região, na certeza de que os princípios deste Movimento, por sua boa fé de propósitos, convivem nos mais diferentes segmentos da sociedade verdadeiramente organizada.

Bruno Ademar Mentges
Reitor da URI – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões