15 de out. de 2008

Escotismo e Cidadania juntos na construção de um mundo melhor



A construção de uma sociedade somente se concretiza através da união de vários fatores que se fundamentam como essenciais para a fortificação de uma cidadania justa e voltada para todos.
Esta construção, tal qual uma edificação que deve ficar em pé para sempre, depende de cada tijolo que nela colocamos, ou seja, uma sociedade justa, uma conduta baseada nos princípios morais e religiosos, uma participação ativa no nosso meio e, acima de tudo uma conduta exemplar de cada um.
É desta forma, que como mulher cidadã e política vejo as ações que o Movimento Escoteiro desempenha nos mais diferentes países do mundo, desde as mais pobres nações que necessitam diariamente o auxílio de todos, até as mais desenvolvidas. Juntas, em uma união de forças que ultrapassa os milhões em todos os continentes, estas mãos acalentam, auxiliam, formam e transformam a sociedade da qual estão inseridos.
Vejo também o trabalho e a dedicação de pais voluntários, de crianças, jovens e adolescentes que, dentro de suas potencialidades, dão o exemplo para milhares. Vejo no olhar e no sorriso a realização pessoal de estar, naquele momento, auxiliando a sua sociedade, de estar construindo um mundo melhor para todos nós.
Que bom se mais jovens se engajassem em um movimento de tamanha importância, que bom se pais se voltassem mais para os resultados que são obtidos em cada jovem que passou ou está no Movimento Escoteiro Mundial. Que bom seria se tivéssemos uma sociedade com uma juventude longe das drogas e vícios.
Mas, se queremos, podemos chegar a esta realidade. Se não tivermos aos milhões, que tenhamos cada vez os milhares de jovens que se dedicam a uma causa extremamente nobre. Podemos sim ter esta sociedade, pois temos homens e mulheres que abdicam parte de suas vidas para a formação daqueles que serão os jovens exemplos no futuro.
Em Erechim, através dos dois grupos existentes e dos que já existiram, temos centenas de exemplos de cidadãos que hoje são a diferença em nossa sociedade, e é este trabalho que teremos a maior vontade de continuar caminhando lado a lado, pois será com a união de forças, idéias e muito trabalho que chegaremos aonde queremos, que é um ambiente sadio para todos, e isto o Movimento Escoteiro Mundial têm proporcionado há 100 anos em todo o mundo. Somos parceiros desta caminhada. Um Sempre Alerta a todos integrantes do movimento aqui ou em qualquer parte deste país, um muito obrigado pelo que fazem e pelos resultados que alcançam.


Ana Lúcia de Oliveira
Vice-prefeita eleita para 2009-2012 - Erechim/RS