15 de out. de 2008

A importância do Movimento Escoteiro na Sociedade



Todos sabemos que quem forma o caráter do indivíduo que vai compor a sociedade é a educação que ele recebe quando ainda é criança ou jovem. Assim sendo, o destino das pessoas e de uma sociedade estão diretamente ligados aos princípios educacionais recebidos na infância e adolescência. Daí, a necessidade de se educar com ênfase em valores virtuosos da essência: éticos, espirituais e morais.
Pitágoras, a 2.500 anos, já dizia: “Eduquemos as crianças de hoje e não será preciso castigar os homens, amanhã”. Levando em conta esse princípio, o Movimento Escoteiro constitui-se num importante aliado de uma educação para a promoção da paz e para a formação de seres humanos responsáveis, capazes de atuar, de forma positiva, na sociedade. Não podemos continuar assistindo horrorizados ao aumento das estatísticas dos mais variados crimes: contra a ecologia, contra as pessoas, vandalismo, corrupção, nos levando à degeneração humana. Basta olharmos ao nosso redor para nos darmos conta da realidade atual: um mundo que está se tornando caótico, onde as pessoas estão cada vez mais inseguras e infelizes.
No entanto, acreditamos que se de fato quisermos, poderemos modificar essa realidade. Mas para isso, é imprescindível que tenhamos boa vontade, consciência e atitude de apoiar ações como as do Escotismo - esse movimento eclético -, que valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças e é oferecido a milhares de jovens, através ao trabalho voluntário de adultos que se preocupam com a construção de um mundo melhor. Um movimento que tem se ampliado graças a pessoas que acreditam na juventude e na possibilidade de contribuir para a sua educação.
Seus princípios, definidos na Promessa Escoteira, é a base moral que se ajusta aos progressivos graus de maturidade do indivíduo:
– Dever para com Deus
– Dever para com o próximo
– e dever para consigo mesmo.
Cada jovem, assumindo esses princípios, torna-se agente principal de seu próprio desenvolvimento, como uma pessoa auto-confiante, solidária, responsável e comprometida.
Exemplo disso, é que, se pararmos para pensar, nos damos conta de que não há campanha de interesse público no Brasil em que os escoteiros não estejam presentes, sempre prontos e alertas para servir ao próximo.
Dentre os ex-escoteiros reconhecidos mundialmente, podemos citar Karol Wojtyila (o Papa João Paulo II), Jacques Cousteau (biólogo francês), Juscelino Kubitschek (ex-presidente da República), a Rainha Elizabeth II, a cantora Maria Behânia, entre tantos outros.
Na nossa comunidade de Erechim, lembramos o Dr. Paulo Reis Franklin da Silva (quem o conheceu sabe porque merece ser citado como exemplo), o jogador Gilmar Rinaldi e muitos outros que se destacaram e se destacam no cenário político, empresarial e social de nossa cidade .
É nosso dever, como pais, educadores e sociedade, procurar resgatar e incentivar nos nossos jovens, valores essenciais que estão adormecidos. Todas as iniciativas neste sentido são oportunas e bem-vindas, pois, a solução para muitos problemas que afligem a sociedade contemporânea passa pela educação. Acreditamos que esses problemas poderão ser minimizados ou sanados, quanto mais proporcionarmos às nossas crianças e jovens – que são o nosso bem maior -, a oportunidade de terem contato com um modo de vida saudável e com noções de comportamento ético e de amor ao semelhante.
Se assim agirmos, estaremos cumprindo a nossa missão, e o investimento que fizermos no presente será o nosso legado às futuras gerações.
Estaremos, assim, certamente, educando com amor e responsabilidade, para o desenvolvimento e para a Paz.

Prof. Eni Scandolara
Professora