10 de out. de 2008

Escotismo: formando jovens bem sucedidos



O Escotismo tem trazido que a honra representa sermos “dignos de confiança” – onde a palavra dada equivale a um contrato. Por este preceito, que encabeça os 10 artigos da Lei Escoteira, conseguimos compreender, de pronto, a importância do Movimento na formação de nossos jovens.
Por certo, quando Baden Powell idealizou a Lei Escoteira, decidiu não estabelecer leis proibitivas, mas conceitos visando a formação de pessoas benévolas, para que, desta forma, o jovem escoteiro tivesse onde se espelhar e pudesse se orientar.
Exemplos de jovens bem sucedidos, determinados e equilibrados formados no Escotismo não nos faltam. Para tanto, sequer temos de sair de Erechim. Filhos de amigos nossos comprovam esta percepção.
Dá-se uma preparação adequada pelo conhecimento adquirido em cada uma das etapas como cozinha, campismo, nós, natação e salvamento, primeiros socorros, regras de segurança, orientação, transmissão de sinais, estudo da natureza, entre outros, sem esquecer das insígnias de especialidade, que desenvolvem a vocação de cada um dos jovens.
A finalidade do Escotismo é o caráter com um propósito. E o propósito é que essa geração seja sadia no futuro, para desenvolver a mais alta forma de compreensão e dever para com Deus, Pátria e Próximo.
O lema Escoteiro é de Be Prepared (Bem Preparado), significando que você deve estar constantemente em um estado de atenção mental e corporal para cumprir o seu dever. Que os Escoteiros do mundo estejam prontos para os próximos 100 anos deste importante Movimento.

Jaci Delazeri
Empresário