10 de out. de 2008

Escotismo: Um orgulho na formação de nossa gente



Orgulho. Esta é a palavra essencial para descrever o que realmente sentimos sobre o Movimento Escoteiro e seus resultados, não somente em Erechim e no Brasil, mas em todo o planeta.
Não é de hoje que acompanhamos o trabalho voluntário de homens e mulheres que abdicam de seus finais de semana junto com suas famílias, esporte e lazer, para passarem algumas horas junto com crianças e adolescentes das mais diferentes idades. Também não é de hoje que vemos os resultados visíveis na construção de pessoas aptas a enfrentarem a sociedade e o mundo que os espera quando chegar a hora de enfrentar a verdadeira realidade imposta nos dias atuais.
Além de grande incentivador, até porque também pertenço a família do Movimento Escoteiro, já que meus filhos foram membros de um dos grupos locais, sou um idealizador, um sonhador até, mas vejo nestes meninos e meninas que realizam as mais diversas atividades de civismo, cidadania, busca da fé, aprendizado, amor pelo meio ambiente, pelo menos favorecido, pelo desvalido e por todos os ideais que lutam e buscam levar adiante em suas vidas, o resultado de um mundo melhor para cada um de nós.
Deus quisesse que mais e mais jovens tivessem a grande oportunidade de viver esta grande aventura do mundo real. Aprender os seus métodos, disciplinas, pioneirias, aprender a viverem por si próprios em seus acampamentos e, acima de tudo, aprenderem o que as mensagens de seu idealizador, Baden Powell passou há 100 anos atrás e que ainda hoje prevalecem, tem força e combustível para chegar aos seus 200 anos com todo o vigor de uma criança.
Quisera que grande parte da atual juventude, que hoje estão alheios à sociedade, pudessem viver estes momentos mágicos e inesquecíveis, que pudessem ajudar a mudar um pouco da realidade que nos defrontamos na sociedade atual.
Desta forma nos orgulhamos ao máximo do Movimento Escoteiro e de todos os seus membros, desde Lobinhos e Lobinhas, Escoteiros e Escoteiras, Sêniors, Pioneiros, Chefias, Executivas e Conselho de Pais de todos os grupos. Nos orgulhamos porque sabemos que este trabalho é como uma grande corrente que, quanto mais anéis colocamos nela, mais temos a certeza dos seus resultados na construção de uma sociedade sadia e ideal para todos nós, principalmente para as novas gerações que necessitam cada vez mais de um mundo sadio para viverem em perfeita harmonia entre homens, animais e seus habitats.

Luiz Antônio Tirello
Empresário e político