28 de out. de 2008

Tupinambás realiza Bivaque Campeiro no Recanto dos Tauras





O 44º Grupo de Escoteiros Tupinambás, com a finalidade de possibilitar que o jovem tenha um melhor conhecimento sobre o folclore, crenças e valores gaúchos a fim de melhor compreendê-los e preservá-los como forma de valorização da tradição e culturas típicas locais, realizou no último dia 25, junto ao CTG Recanto dos Tauras, um Bivaque Campeiro.
Os trabalhos iniciaram com a divisão dos participantes em grupos que passaram a percorrer bases que ensinavam sobre o fogo de chão, sua história e tradição, o chimarrão desde a sua origem, as características sobre o plantio, colheita, transformação em erva mate até a apresentação do tradicional chimarrão gaúcho.
Também foram agregados conhecimentos sobre a criação de cavalos, a arte de encilhar e desencilhar e a nomenclatura dos arreios para a realização de um passeio, conhecimentos sobre a vestimenta gaúcha e as técnicas de utilização do laço.
Ainda no decorrer das atividades, os jovens tiveram a oportunidade de saborear um Café de Chaleira, momento em que saborearam o revirado bem ao modo gaúcho.
Após o almoço, com um tradicional churrasco, a atividade prosseguiu com a realização de jogos típicos como o Truco e foi encerrada com uma tertúlia onde os participantes apresentaram canções e danças típicas do Estado. Participaram as tropas escoteiras masculina, feminina e Sênior.


Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa