20 de out. de 2008

Tupinambás ligado nas ondas sonoras e Internet no JOTI e JOTA 2008





O 44º Grupo de Escoteiros Tupinambás de Erechim esteve, neste último final de semana, ligado nas ondas sonoras e da Internet no JOTI e JOTA/2008, momento em que pode, através das ondas do rádio e da maior invenção da tecnologia humana, estar ligado com grupos escoteiros do Brasil e exterior. Um momento ímpar de troca de experiências e de união entre as várias línguas que estiveram em sintonia.
O JOTI é um evento anual, durante o qual escoteiros e bandeirantes em todo o mundo fazem contato entre si, através da Internet. É um Jamboree real, onde experiências escoteiras são trocadas e os ideais são compartilhados, contribuindo assim para a fraternidade mundial. Um evento mundial preparado principalmente para grupos em todas as suas seções, embora possam participar individualmente.
O JOTI esteve no ar oficialmente durante 48 horas de sexta-feira até às 21h de domingo e é realizado simultaneamente ao Jamboree no ar – JOTA, cujo foco de comunicação está ligado aos comunicadores através de estações de radioamador. As atividades para os dois eventos freqüentemente em conjunto e a participação mundial está em torno de 500.000 escoteiros e bandeirantes. Entre os países participantes que falam a língua portuguesa estão Macau, Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde e Moçambique.
Desta forma, o Grupo de Escoteiros Tupinambás participou do JOTI organizado pela Tropa Sênior com a participação de 35 pessoas e chefia. As atividades desenvolveram-se no sistema de acantonamento, oportunidade em que foram realizados diversos contatos com escoteiros de outros países. No JOTA estavam em sintonia a Tropa Escoteira e a Alcatéia.
Também entre as atividades, a criação de um folder para conscientização sobre a poluição das bacias hidrográficas onde os jovens tiveram que desenvolver uma logomarca e criar um slogan e um texto sobre o tema.
De acordo com a chefia, foi cumprida a tarefa “sustentabilidade em debate”, onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a opinião de outros escoteiros a respeito do tema. A partir desse debate o grupo elaborou um questionário com dez perguntas que foram enviadas para outras bases participantes do JOTI, como o resgate da história do Tupinambás sobre a origem do nome e suas cores.
Outra atividade realizada foi a criação de uma história de ficção onde alguns jovens seriam heróis que salvariam o planeta com seus super poderes, o que demonstrou muita criatividade e trabalho que equipe. Ao final das atividades, foi realizada uma avaliação com todos os participantes, sendo considerada uma excelente atividade e que garante a participação no JOTI 2009.
Para que o evento fosse de pleno êxito, o Tupinambás contou com o apoio e assessoramento dos rádioamadores Nery Danese – PY3LC, Luciano Menegati - PY3LUK e dos Chefes Escoteiros Ricardo Janesko e Marlon Soares, que deram toda a assessoria necessária para que, através do rádio amador e da base da internet os membros do Grupo tivessem contato com grupos nacionais e internacionais, o que garantiu, através desta parceria, um sucesso em sua realização.


Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa