10 de out. de 2008

A importância do Movimento Escoteiro na formação da sociedade



"Prometo pela minha honra, fazer o melhor possível para: cumprir meus deveres para com Deus e minha pátria; Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião e obedecer à Lei Escoteira”. (Promessa Escoteira).

Uma rápida analise do texto da Promessa Escoteira, permite uma visão do que o Movimento Escoteiro objetiva, na formação do caráter dos jovens que participam deste movimento e o quanto os valores inseridos nesta filosofia são indispensáveis para a manutenção de uma sociedade saudável. Talvez algumas palavras soem distantes para os jovens de nossa década. Os sentimentos enaltecedores dos valores do patriotismo, por enumeras razões, as quais se podem observar no decorrer da história, têm sido destituídos do coração de nossos jovens. O orgulho de pertencer a uma pátria, a uma sociedade vem sendo destruído por interesses individuais egoístas e de alguma forma têm modificado a conduta dos jovens e, consequentemente refletido em todas as relações sociais. O amor a Deus, a crença na existência de um ser orientador das atitudes de respeito e, de solidariedade entre as vidas humanas, aos poucos vem se deteriorando, substituído pelo individualismo e imediatismo, que toma conta de nosso dia a dia.
Muitos são os questionamentos a respeito da higidez de nossa sociedade, contudo parece que muito há de se fazer para transformar as relações entre seres humanos, entre estes e os outros animais e, finalmente em relação à preservação da saúde do habitat terrestre.
O Movimento escoteiro, ao longo de sua existência sempre lutou para a obtenção de uma sociedade fraterna e respeitosa com seus recursos. O Escotismo teve sua origem em 1907, fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden Powell, na Inglaterra, é hoje um movimento mundial com fins educacionais, apolítico, voluntário e sem fins lucrativos. Objetiva o desenvolvimento de jovens com um sistema de valores, cuja honra é a essência.
Nas palavras do idealizador do Movimento Escoteiro, ”o Escotismo é uma escola de cidadania através da destreza e habilidades em assuntos mateiros”.
Para a filosofia escoteira, o íntimo contato com a natureza, torna o jovem hábil e forte, características essenciais para o desempenho das atividades da vida adulta. O trabalho em equipe e a vida ao ar livre são técnicas desenvolvidas pela prática do Escotismo, o que certamente leva o jovem a despertar o espírito de cooperação, participação e preservação dos recursos naturais e, como conseqüência, tornar-se um adulto feliz. Uma preocupação da atividade escoteira, sempre foi a busca pela realização do ser humano, o tornado inserido em seu ambiente. Dizia Baden Pawell:
"Se queremos que nossos rapazes sejam felizes na vida, devemos fazer com que eles assimilem o costume de praticar o bem ao próximo, além de ensinar-lhes a apreciar as coisas da natureza.".
As palavras da lei escoteira: honra, integridade, lealdade, presteza, amizade, cortesia, respeito e proteção da natureza, responsabilidade, disciplina, coragem, ânimo, bom-senso, confiança e respeito pela propriedade, definem a proposta de desenvolvimento do caráter do jovem que é objetivado pelo Movimento Escoteiro.
Em uma sociedade carente de fraternidade, respeito, lealdade, disciplina, responsabilidade e, com necessidade urgente de uma nova visão sobre os recursos provenientes da natureza, o Escotismo, parece ser um movimento muito moderno, pois todos seus fundamentos se aplicam as atuais necessidades de formação de caráter. O movimento escoteiro tem demonstrado ser essencial aos nossos dias. É movimento atualíssimo e, importante para transmitir os valores indispensáveis para que se alcance equilíbrio na convivência entre os habitantes da terra e a manutenção da saúde do planeta, não só aos jovem participantes, mas também à toda sociedade, onde estes jovens encontram-se inseridos.
Diante de tão profundos e nobres ideais, torna-se evidente a importância da prática do Escotismo em nossa sociedade, em épocas que se procura retomar os valores essenciais da condição humana enquanto sociedade e habitantes de um planeta com recursos finitos. A formação do caráter de cada indivíduo, depende da disponibilidade e da doação de pessoas que labutam para aproximar a vida humana do ideal de felicidade, e, neste sentido o Movimento Escoteiro, sem sombra de dúvida, em muito tem contribuído para a sociedade.

ELIDIO JOSÉ CERVO
Advogado e regente