10 de out. de 2008

Importância do Movimento Escoteiro na formação de uma sociedade



A meu ver, a principal importância do Movimento Escoteiro está ligada a formação de jovens que possam contribuir para que tenhamos uma sociedade mais justa, solidária e fraterna, através de exemplos de conduta.
Entre os princípios que regem o escotismo, que completará com mérito seus 100 anos de existência, estão o compromisso com Deus, com o próximo e consigo mesmo.
Estes princípios vivenciados através de um método de educação não formal, auxiliam no desenvolvimento dos nossos jovens, na busca de realizar suas plenas potencialidades físicas, sociais, intelectuais e espirituais, tornando-os cidadãos responsáveis, de caráter e integrados as suas comunidades.
Um trabalho que orgulha, não somente o Poder Executivo pela parceria que temos há muitos anos em atos cívicos e em campanhas que buscam amenizar o sofrimento dos que pouco tem, mas também nós como cidadãos, pois vemos a cada dia o trabalho, a dedicação, a atenção ao próximo e a Deus de homens e mulheres que voluntariamente ensinam, conduzem e propiciam a formação de pessoas que são o diferencial em uma sociedade.
Que bom que há 100 anos atrás um homem com os princípios de Baden Powell teve esta visão de futuro para a infância e a juventude, que bom que milhões de pessoas em todo o planeta seguiram a sua idéia e a fomentaram, fortificaram e fizeram do Movimento Escoteiro um grande exemplo de trabalho a ser adotado cada vez mais, pois se pudéssemos ver um número cada vez maior de crianças e adolescentes de nosso município, Estado e País engajados nestes princípios, certamente teríamos a certeza de um mundo melhor para todos, independente de credo, posição social e raça.
Em Erechim, hoje com dois grupos e outros que surgiram no passado, temos um grande exemplo de cidadania, civismo, fé e amor à família e ao próximo. Temos muito orgulho dos trabalhos realizados e os seus resultados e, principalmente, de sermos parceiros neste ideal. Parabéns a todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente.

Bel. Eloi João Zanella
Ex-deputado Estadual e ex-prefeito