31 de mai. de 2010

Tupinambás se engaja na campanha “Orientação que bate à Porta”




A Tropa Sênior e o Clã de Pioneiros do 44º Grupo de Escoteiros Tupinambás participaram, na tarde do último sábado, 29, de uma Palestra de Capacitação junto à sede da Brigada Militar de Erechim, momento em o Grupo engaja-se na campanha que busca, através da orientação, combater ao uso de drogas, em principal o crack, a “Orientação que bate à Porta”.
Na abertura da explanação sobre os objetivos propostos pela campanha, o presidente do Conselho Municipal da Saúde, Jakson Arpini, agradeceu a presença dos jovens e explanou sobre a campanha que quer integrar 100% da comunidade local, como o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas diversas entidades que participam do mesmo.
Na oportunidade também enalteceu o fato dos jovens se disporem a participar da campanha como multiplicadores, sugerindo que inicialmente o trabalho seja realizado nas próprias residências estendendo-se após para os vizinhos próximos. Em outro momento, a equipe do Tupinambás irá realizar o trabalho em um bairro na região central. Como sugestão, Morro da Cegonha.
A atividade visa capacitar os jovens para atuar na campanha. A palestra foi ministrada pelo Major Ricardo Hoffmann, momento em que foram abordados aspectos importantes sobre os conceitos e fatores de risco e de proteção. Também foram repassadas orientações para a divulgação da campanha nas residências, onde o objetivo é realizar uma breve explanação sobre a cartilha para as famílias.
Para o chefe da Tropa Sênior Paulo Hübner, a inclusão dos jovens do Tupinambás nesse projeto demonstra o reconhecimento do Movimento Escoteiro e do seu trabalho social e comunitário, haja visto a importância e seriedade que vem sendo desenvolvido pelas entidades participantes e para os jovens, pois além de receberem as orientações que servirão para as suas vidas, serão multiplicadores, evitando que muitos jovens entrem para o mundo das drogas. Em contra partida, a inserção nesse projeto possibilitará para alguns Sêniors e Pioneiros a elaboração dos projetos para a conquista do Escoteiro da Pátria e da Insígnia de BP.
Ao final da atividade todos foram convidados para conhecer a sede da Brigada Militar.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa

Atividade na chácara do grupo marca passagem de ramo




O 44º Tupinambás, aproveitando o máximo o clima dos finais de semana, oportunidade em que a adrenalina das crianças e jovens está em alta devido ao stress semanal das salas de aula, realizou várias atividades neste final de semana junto a chácara do grupo, localizada nas proximidades do bairro Demoliner.
Juntamente com a programação, com adestramento no uso de ferramentas e montagem de barracas, também houve a troca de ramo, oportunidade em que o lobo Vicenzo Goelzer passou para o Ramo Escoteiro em grande estilo.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa

Nova Chefe cumpre Promessa Escotista


Na tarde do último sábado, 29, junto a sede do Grupo, membros de todos os ramos assistiram a promessa da nova Chefe do Ramo Escoteiras, Rita Molossi que, além de ser mãe, passa a auxiliar no grande trabalho desenvolvido dentro do Movimento Escoteiro Mundial. O que soma-se ainda mais aos trabalhos propostos pelo Tupinambás.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa

24 de mai. de 2010

Tupinambás fará intercâmbio com grupos da Inglaterra e Itália




O último sábado, 22, foi ímpar para todas as seções do 44º Tupinambás, momento em que escreveram (a punho) cartas que serão entregues no mês de junho, ao Grupo de Escoteiros Kingsfischers (Peixe Rei) da Inglaterra, através da solicitação do erechinense Dary Schaefer que tem um neto participando no Ramo Lobo em uma cidade próxima de Londres.
Dary estará voando àquele País no início do próximo mês e levará na bagagem, a pedido da presidência do grupo inglês, um lenço do 44º Tupinambás, arganel, distintivos de todos os ramos, um livro sobre a história de Erechim, postais e as cartas escritas e assinadas pelos membros de cada seção. Ainda no kit Integração, uma carta do presidente Walter Coppini, dirigida a Helen Hehrne, aproximando os dois grupos.
O Brasil, conforme a filha de Dary, que mora na cidade de 1st Prestwood, é bem conhecido na Inglaterra pelo seu trabalho dentro do Movimento Escoteiro, haja vista a grande participação que teve no último Jamboree Mundial, ocorrido em 2007 naquele País, oportunidade em que Erechim esteve presente com o Tupinambás e Acauã.
Ainda se tratando de intercâmbio, o Tupinambás também já recebeu cartas e material de um grupo de Escoteiros do Mar da Itália, oportunidade em que buscam uma aproximação com o Brasil. Para aprofundar o intercâmbio com este País, haverá tratativas com o presidente da FAINORS/COMVERS, Luiz Piazzetta, que buscará uma aproximação dos dois grupos.
Ainda para aliviar as atividades durante a tarde, ocorreram trabalhos de pioneirias e entrega de Certificados.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa

17 de mai. de 2010

Acampamento Integração reúne grupos escoteiros de Erechim, Porto Alegre e Fontoura Xavier






Foi realizado, neste último final de semana, junto ao município de Marcelino Ramos, o Acampamento Integração. Realizado no Seminário Nossa Senhora da Salette, contou com a participação de integrantes dos Grupos Escoteiros Tupinambás, Japão de Porto Alegre e Osório de Assis de Fontoura Xavier. Uma grande oportunidade para interagirem nas atividades reforçando os laços de amizade e fraternidade entre os Escoteiros.
Na final dos trabalhos, no domingo à tarde, o Chefe André Lacerda, Presidente do Grupo Japão e Fundador Grupo Osório de Assis destacou a importância dessa integração onde todos aprenderam com as experiências vividas, sinalizando para uma parceria entre os grupos para futuras atividades.
Também usando da palavra, o Chefe Marlon do Tupinambás agradeceu a presença dos grupos, ressaltando que muitos jovens percorreram 400 km para estar em Marcelino Ramos junto com o Tupinambás, destacando assim, a importância da integração entre os grupos.
Nas atividades desenvolvidas, foi realizada a passagem do Ramo Lobo para o Ramos Escoteiro e a Investidura Sênior de Bernado Fuzinatto e Eduardo Canova.
Realizando atividades específicas, todos se integraram. Como sempre, o ponto alto foi o Fogo de Conselho, cujo tema era "Escotismo no Mundo". Como novidade, o teatro de sombras apresentado pelo grupo Osório de Assis. Após o almoço todos puderam desfrutar de momentos de lazer nas águas Termais de Marcelino Ramos.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa

Escotismo em destaque em Marcelino Ramos





Matilha e Patrulhas dos Ramos Sênior e Escoteiro recebem premiações destaque no acampamento realizado neste último final de semana em Marcelino Ramos.
A matilha Gris da Alcatéia do Tupinambás recebeu a distinção pelo empenho e dedicação e espírito de equipe na realização dos jogos e atividades.
Nos Ramos Escoteiro e Sênior, a premiação teve como base a aplicação dos ensinamentos aprendidos no Treinamento de Sistemas de Patrulhas e Técnicas Escoteiras, realizado nos dias 01 e 02 de maio. Receberam o Troféu Destaque, a Patrulha Leão da Tropa Escoteira Feminina e a Patrulha Jibóia da Tropa Escoteira Masculina. No Ramo Sênior o troféu foi para a Patrulha Everest.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa

12 de mai. de 2010

Lobinhos buscam especialidade de Cozinheiro




A fim de que cada vez mais membros do Ramo Lobo busquem as especialidades necessárias para conseguirem o Cruzeiro do Sul, os lobinhos Arthur Menegola e Felipe Farina mostraram as suas técnicas culinárias para as Chefes Marlise e Leda, oportunidade em que prepararam um suculento jantar. No cardápio, carreteiro, salada com prato decorado, ovos fritos e suco de laranja. Para tanto, cumpriram os itens 1,2,3,5 e 12, garantindo assim a sua especialidade e aprimoramento de técnicas para que, quando forem para o ramo Escoteiro, tenham plenas condições de cozinharem durante os acampamentos propostos pelo Grupo.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa

Tupinambás é destaque na Rádio Erechim


Na divulgação e apoio do Movimento Escoteiro de Erechim e região, a Rádio Erechim, sempre divulgando atos e iniciativas do Tupinambás e Acauã, realizou a entrevista, ao vivo, no último dia 09, no Programa Tradição Pampa e Folclore, com o escoteiro Luiz Henrique Della Costa Madrid, oportunidade em que tocou a música que foi vencedora no último Festival da Canção Escoteira. Na apresentação do mesmo, o tradicionalista e radialista, Aldo de Assis Ribeiro.
Ainda na entrevista, a presença do Chefe Tibe que falou sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Grupo, um pouco de sua vida e a homenagem ao Dia das Mães realizada no último sábado.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa

10 de mai. de 2010

44º Tupinambás faz homenagem ao Dia das Mães




O 44º Grupo de Escoteiros Tupinambás realizou, no último sábado, 08, a sua homenagem ao Dia das Mães, oportunidade em que a sede ficou pequena para homenagear a todas que estiveram presentes.
A atividade foi programada para as 16h após os jovens organizarem o material de acampamento que acontece neste próximo final de semana no município de Marcelino Ramos.
Para tanto, jovens de todos os Ramos passaram algumas mensagens para as mães, que também foram presenteadas com a presença do Grupo de Serestas que também prestou a sua homenagem.
Na oportunidade, cada mãe recebeu de seu filho uma rosa vermelha e a confraternização encerrou-se com um coquetel. “A relação entre pais e filhos, em especial as mães em seu dia, são temas essenciais na formação de nossos jovens, em especial para quando atingirem uma certa maturidade e forem buscar seus espaços na sua formação ou mercado de trabalho, terem na figura da mãe e do pai, o alicerce contínuo para suas vidas e para os que virão, e nós balizamos isto dentro de nossa formação, pois é fundamental neste processo”, destacou Walter Coppini, presidente do Grupo.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa

Dia de arrumar a casa para o Acampamento Geral



Em função do Acampamento Geral de Grupo programado para o próximo fim de semana (15 e 16) em Marcelino Ramos, membros de todos os ramos ficaram envolvidos em revisar o material necessário para a atividade, desde a vistoria das barracas, material de cozinha, ferramentas necessárias e, em especial, o conhecimento para que se coloque tudo isto em prática da melhor maneira possível.
Além do 44º Tupinambás, estarão participando do acampamento aproximadamente 30 jovens do Grupo Escoteiro Osório de Assis de Fontoura Xavier, que no início deste ano participaram no início das atividades locais junto ao Seminário Nossa Senhora de Fátima.
Para a chefia e Executiva do Tupinambás, isto demonstra a qualidade do grupo, que permanece como o terceiro maior do Rio Grande do Sul, como também amplia o intercâmbio de todos intra e extra sede. “Uma grande oportunidade para que nossos jovens ampliem a amizade entre grupos, como também para que cada um possa ver até onde estão seus conhecimentos”, destacam as chefias.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa

3 de mai. de 2010

Tupinambás e Bororós participam de acampamento de treinamento de Patrulhas






Tendo como local o Centro Ambiental da Escola Barão do Rio Branco, os Grupos Escoteiros Tupinambás de Erechim e Bororós de Getúlio Vargas participaram nos dias 01, 02, do Acampamento de Treinamento em sistema de Patrulhas e Técnicas Escoteiras. Como tema principal “Seguindo as pistas de Baden Powell”.
A atividade foi programada pelo 37º Distrito Escoteiro, momento em que foram repassadas apresentações teóricas e práticas do Sistema de Patrulhas, técnicas de acampamento e reflexões sobre a Lei e a Promessa Escoteira.
O Treinamento foi aplicado pelas chefias do G. E. Tupinambás e, de acordo com o Comissário Distrital Sérgio Mosele, o curso superou as expectativas, principalmente pela aprovação dos jovens, pois puderam colocar em prática muitas técnicas desenvolvidas durante o curso.
Na oportunidade também foi destacada a importância da Equipe da Cozinha, coordenadas pelo Chefe Alexandre Miola que garantiu as refeições no sábado e aquisição dos mantimentos para a oficina prática onde foi elaborada a comida mateira para o café de chaleira e o almoço de domingo.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa