5 de set. de 2012

Acampamento Farroupilha abre porteira nesta sexta



Erechim e região do Alto Uruguai passam a viver, a partir desta sexta, 07, a renovação da cultura tradicionalista com o início das programações do Acampamento Farroupilha 2012, que terá novamente como palco a cidade montada junto ao Seminário Nossa Senhora de Fátima que abriga 40 galpões montados com muita criatividade e foco na divulgação dos costumes gaúchos.
Tendo como tema Nossas Raízes, de 07 a 20, o Acampamento Farroupilha estará alimentando a importância da manutenção dos costumes tradicionalistas através da arte, cultura, vestimentas e comércio local, como também estará recebendo crianças, jovens, adultos e idosos nas programações que foram desenhadas. Para esta edição a Comissão Organizadora espera, ao término do evento, receber cerca de 100 mil pessoas de toda a região do Alto Uruguai.
Os trabalhos junto à cidade tradicionalista devem terminar nesta quinta, no máximo sexta feira, 07, feriado nacional do Sete de Setembro, para a inauguração oficial que acontece no sábado a partir das 15h com a fusão das Chamas Crioula, Itinerante e da Pátria e a distribuição da centelha para as entidades. Na sexta à noite as atividades acontecem às 20h com jantar típico na Praça da Alimentação e a apresentação do “Grupo Elo Campeiro” às 21h. No sábado está sendo esperada a presença de todos os parceiros, entre entidades, órgãos municipais e estaduais e empresas que tornaram possível a realização de mais uma edição.
Entre as demais atrações artísticas que levam milhares de pessoas todas as noites para o Seminário, está a presença de “Os Reis do Fandango” no sábado, 08, “Grupo Embalo Campeiro” no dia 09, “Joca Martins” no dia 10, “Teixeirinha Filho e Neto” no dia 11, “Juliana Spanevello” na quarta, 12, “Marco Lima” na quinta, 13, “Pedro Ortaça” na sexta, 14, Miro Saldanha no sábado, 15.
“César Oliveira e Rogério Melo” se apresentam no domingo, 16, “Cristiano Quevedo” se apresenta na segunda, 17, “Luiz Marenco” na terça, 18, “João Chagas Leite” na quarta, 19 e “Marcio Rech” na quinta, 20, despedida do Acampamento Farroupilha 2012.
Entre os demais eventos culturais, a realização do Terceiro Enartinho – Encontro de Artes e Tradição Gaúcha Categoria Pré – Mirim, Mirim e Juvenil, lançamento do livro Galopes e Liberdade de Karine Kostuczenko (auditório), Gincana Cultural do Acampamento Farroupilha, oficinas de danças de salão, entrevero de comida campeira, tarde de talentos e gincana cultural, Torneio Intermunicipal de Vaca Parada, Show de Talentos da Terceira Idade, palestra “Destino Ecológico do óleo saturado” e o desfile do 20 de Setembro. Nesta edição o patrono é Antônio Carlos Hausen.
Para que tudo ocorresse na melhor maneira possível, a Comissão Organizadora tem se reunido desde o início do ano para desenhar e finalizar todos os detalhes que são fundamentais para que tudo transcorra da melhor maneira possível e que elevou o Acampamento Farroupilha de Erechim como referência no Rio Grande do Sul pelo seu tamanho e organização.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa G.E. Tupinambás