25 de set. de 2012

Tropa Escoteira realiza 1º Acampamento das Etnias

A Tropa Lagarto do G. E. Tupinambás realizou nos dias 21, 22 e 23 de setembro, o 1º Acampamento das Etnias, realizado num local magnífico, onde a natureza se manifesta de várias formas.
As patrulhas se envolveram totalmente no espírito do tema proposto, as Etnias.
Com esquetes, comidas típicas, e adereços que ficarão marcados na lembrança de todos .
Durante o acampamento os escoteiros tiveram a oportunidade de presenciar algumas dicas sobre o vôo de asa delta, orientados pelos profissionais da escola Albatroz, Luciano Tomasi e Reginaldo de Almeida.
Um dos momentos marcantes foi a “conversa ao pé do fogo”, onde ocorreu a renovação de promessa de dois escoteiros e também uma pequena homenagem da chefia da tropa aos dois escoteiros que passarão para a tropa sênior, em breve.
Um pequeno incidente momentos antes da saída, tirou de cena a Chefe Rejane, que teve de ser internada no HC, mas com a força de nossa orações ela já está se recuperando.

Chefe Gerson,
Chefe Marlon.

24 de set. de 2012

Sêniors viveram a aventura “No Limite” no último final de semana



O último final de semana ficará marcado para os integrantes das Tropas Sênior dos grupos de Escoteiros Tupinambás de Erechim e Itaguaçu do município de Itá, estado de Santa Catarina. Com muito frio, lama, esforço físico, fome e poucos recursos eles enfrentaram diferentes dificuldades durante o acampamento “No Limite” realizado em uma área de preservação próxima a cidade de Erechim e que contou com a participação de 15 jovens e 05 chefes dos dois grupos.
Durante os dois dias foram desenvolvidas as mais diversas atividades e jogos. Sem barracas, fogareiro, lampiões, celulares e relógios, os jovens tiveram que improvisar os subcampos com abrigo natural e cozinhar os poucos mantimentos no fogo de chão.



Á noite, após o "Fogo de Conselho", teve início um jogo que durou até às 8h da manhã de domingo, onde cada equipe tinha que capturar um elemento da natureza (fogo, terra, ar e água) que estava em poder das outras equipes.
Os mantimentos para as refeições eram fornecidos na medida em que a equipes realizavam ou cumpriam determinadas tarefas, mas a prova de fogo foi quando tiverem que abater, limpar e cozinhar uma galinha para a refeição do sábado à noite.
“Para a maioria dos jovens a fome o frio e a pouca luminosidade à noite foram as maiores adversidades, fato que levou todos a chegarem realmente "no limite" físico e emocional. Esse formato de atividade requer muito planejamento, e os objetivos foram alcançados, pois todos tiveram uma experiência que vai agregar muito conhecimento em suas vidas, principalmente na superação de dificuldades que aparecem no dia-a-dia”, destacam.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa G.E. Tupinambás

Stéfani Bianca Macali escreve artigo para o Blog do Jornal A Gralha


Para cumprir com alguns itens da especialidade de Jornalismo que está realizando, a Lobinha Stéfani Bianca Macali escreveu um artigo para postar no blog do Jornal A Gralha, aproveitando a importante homenagem recebida pelos Seresteiros do Tupinambás.

 Projeto “Mulheres: Doces Fortalezas”



Fotos: Stéfani Bianca Macali
Stéfani Escreveu:
“Aconteceu na URI CAMPUS DE ERECHIM no dia 19 de setembro de 2012, a abertura do projeto “Mulheres: Doces Fortalezas” para homenagear as mulheres que contribuem para o desenvolvimento comunitário em nossa cidade.
Entre as homenageadas estiveram as integrantes de “Os Seresteiros” do nosso Grupo Escoteiro Tupinambás.
Os convidados foram recepcionados com a belíssima apresentação musical das crianças do Projeto “Criando Sons”.
Após as apresentações de “Os Seresteiros”, Samba de Roda do Grupo de Beto Bahia e a cantora Ana Júlia Vendrúsculo Oliveira e seu pai Roberto de Oliveira, todos foram convidados a prestigiar a exposição “Mulheres: Doces Fortalezas” que estará aberta até o dia 28 de setembro, onde podemos conferir um pouco da história desse Grupo Escoteiro que está sempre alerta para fazer o melhor possível pela comunidade.
Na minha opinião, este evento é muito importante para que todos possam conhecer o trabalho de cada um dos homenageados e possam, a partir dessa, participar, contribuir e valorizar essa contribuição a sociedade.
Parabéns aos nossos Seresteiros do G.E. Tupinambás, sejam eles homens ou mulheres. Nosso agradecimento pela homenagem recebida, pela linda apresentação e por honrar sempre a nossa promessa."

Stéfani Bianca Macali
Matilha Marrom
18/09/2012

Parabéns Stéfani, o blog do Jornal A Gralha está sempre à disposição para receber os artigos de todos os integrantes do Tupinambás.

17 de set. de 2012

Tupinambás e Acauã realizam a atividade “Deu a louca na Lobada”




Literalmente, a lobada das Alcatéias dos grupos de escoteiros Tupinambás e Acauã estavam “loucas”, momento em que, através de uma atividade conjunta das chefias dos dois grupos se oportunizou para as crianças a atividade “Deu a louca na Lobada”.
Tendo como local a sede do Grupo Escoteiro Acauã, 45 lobinhos realizaram as mais diferentes proezas e aventuras sob o comando dos velhos lobos e do auxílio dos pais que auxiliaram no lanche que foi degustado por todos após o encerramento das atividades propostas para o dia.
Entre as proezas e aventuras propostas, estavam oito bases: a corrida de bigas, batalha naval, corrida da água, jogo do dado, encontrando as peças, futebol de bastão e o grande momento do dia, o desafio na lama.
De acordo com as chefias de ambos os grupos, a atividade serviu para aproximar os lobinhos, chefias e pais dos dois grupos, reforçando, desta forma, a fraternidade escoteira e oportunizando uma atividade diferente para as crianças.
Dentro do escotismo de Erechim o Tupinambás completa neste ano seus 60 anos de história e o Acauã 30 anos comemorados no ano passado em evento que reuniu escoteiros de vários grupos do Estado.
Neste ano, data de seu aniversário, o Tupinambás estará realizando a grande festa no próximo dia 21 de outubro com costelão aberto a toda a comunidade no valor de R$ 20,00 junto ao CTG Recanto dos Tauras.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa G.E. Tupinambás

16 de set. de 2012

Tupinambás realiza "um dia de Escoteiro" com estudantes do Colégio Mantovani





As Tropas Sênior e Escoteria do G. E. Tupinambás realizaram a atividade "um dia de Escoteiro " com estudantes do Colégio Mantovani. Os jovens foram divididos em quatro equipes que participaram de seis bases. Na 1º base cada equipe teve que confeccionar uma bandeirola, criar um nome para a patrulha e um grito de guerra, após participaram de 5 bases com atividades diversas. Na base “2” os jovens tiveram que atravessar o rio Suzana de olhos vendados e guiados apenas por uma corda. Na base "3" os participantes entravam na pista de rastejamento de 15 metros enfrentando muita lama e a pressão do cronômetro. Na base “4” com a "falsa baiana" retornavam ao outro lado do rio e, na base “5” recebiam orientações sobre sinais de pista para seguir uma trilha que guiava até a base “6”.
Na base “6” ocorria a corrida da Centopéia, um desafio para aprimorar o trabalho em equipe. Após as atividades foi realizada uma avaliação da atividade com os participantes, o resultado foi considerado altamente positivo pelos estudantes que demonstraram interesse em participar do Movimento Escoteiro. Ao final foi realizado o plantio da muda de araucária presenteada pela Escola para os Sêniors que realizaram as palestras na sexta-feira.

14 de set. de 2012

Centenas de Estudantes do Colégio Mantovani assistem palestra dos Sêniors do Tupinambás





Nesta sexta, 14 de setembro, foi realizada no Colégio Estadual Professor Mantovani a palestra "Jovens e a Responsabilidade Sócio-Ambiental" apresentada pelo Coordenador Paulo Hübner e os Sêniors do Grupo Escoteiro Tupinambás, Igor Albuquerque, Rodolfo Petzhold Júnior e Leonardo Paini Pavlak.
 A palestra foi apresentada nos turnos da manhã e tarde reunindo centenas de estudantes do Ensino Fundamental e  Ensino Méido.
Com o objetivo de estimular o diálogo e troca de experiências adquiridas durante o desenvolvimento dos projetos elaborados pelos estudantes do Ensino Médio Politécnico do Colégio Estadual Professor Mantovani, a equipe do Tupinambás apresentou o Projeto Lavagem e Devolução de Embalagens vazias de Agrotóxicos, premiado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

10 de set. de 2012

Tupinambás marca presença no Sete de Setembro e Acampamento Farroupilha 2012



Marcando presença com o espírito patriótico e de perpetuação a cultura gaúcha, o 44º Grupo de Escoteiros Tupinambás desceu a Avenida Maurício Cardoso na manhã da última sexta, 07 de setembro, feriado nacional para celebrar a data maior da Independência do Brasil e, no dia 08, junto a cidade tradicionalista montada no Seminário Nossa Senhora de Fátima, participou ativamente da abertura do Acampamento Farroupilha 2012.
Na avenida, juntamente com o Grupo de Escoteiros Acauã, o Tupinambás desfilou mostrando a sua história e tradição nos seus 60 anos de fundação em Erechim. Dividido em ramos, deu seu recado com relação ao tema proposto pela Liga de Defesa Nacional neste ano, que foi o meio ambiente e a sustentabilidade.


No sábado à tarde, como forma de homenagem ao Escotismo Mundial, o chefe do Tupinambás, Ebrair Albuquerque recebeu das mãos dos cavalarianos que chegaram na cidade tradicionalista, a chama itinerante que fundiu-se a demais que fazem parte do ritual para os atos de abertura dos festejos tradicionalistas de 2012.


Ainda durante a tarde, todos os ramos participaram das atividades propostas no local maior da cultuação gaúcha que seguem até o próximo dia 20 deste mês.
Para a chefia dos ramos e diretoria executiva do Tupinambás, esta é uma grande oportunidade para que todos os membros do Grupo vivam dois grandes momentos do País e do Estado, ou seja, o Sete e o Vinte de Setembro.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa G.E. Tupinambás

5 de set. de 2012

Acampamento Farroupilha abre porteira nesta sexta



Erechim e região do Alto Uruguai passam a viver, a partir desta sexta, 07, a renovação da cultura tradicionalista com o início das programações do Acampamento Farroupilha 2012, que terá novamente como palco a cidade montada junto ao Seminário Nossa Senhora de Fátima que abriga 40 galpões montados com muita criatividade e foco na divulgação dos costumes gaúchos.
Tendo como tema Nossas Raízes, de 07 a 20, o Acampamento Farroupilha estará alimentando a importância da manutenção dos costumes tradicionalistas através da arte, cultura, vestimentas e comércio local, como também estará recebendo crianças, jovens, adultos e idosos nas programações que foram desenhadas. Para esta edição a Comissão Organizadora espera, ao término do evento, receber cerca de 100 mil pessoas de toda a região do Alto Uruguai.
Os trabalhos junto à cidade tradicionalista devem terminar nesta quinta, no máximo sexta feira, 07, feriado nacional do Sete de Setembro, para a inauguração oficial que acontece no sábado a partir das 15h com a fusão das Chamas Crioula, Itinerante e da Pátria e a distribuição da centelha para as entidades. Na sexta à noite as atividades acontecem às 20h com jantar típico na Praça da Alimentação e a apresentação do “Grupo Elo Campeiro” às 21h. No sábado está sendo esperada a presença de todos os parceiros, entre entidades, órgãos municipais e estaduais e empresas que tornaram possível a realização de mais uma edição.
Entre as demais atrações artísticas que levam milhares de pessoas todas as noites para o Seminário, está a presença de “Os Reis do Fandango” no sábado, 08, “Grupo Embalo Campeiro” no dia 09, “Joca Martins” no dia 10, “Teixeirinha Filho e Neto” no dia 11, “Juliana Spanevello” na quarta, 12, “Marco Lima” na quinta, 13, “Pedro Ortaça” na sexta, 14, Miro Saldanha no sábado, 15.
“César Oliveira e Rogério Melo” se apresentam no domingo, 16, “Cristiano Quevedo” se apresenta na segunda, 17, “Luiz Marenco” na terça, 18, “João Chagas Leite” na quarta, 19 e “Marcio Rech” na quinta, 20, despedida do Acampamento Farroupilha 2012.
Entre os demais eventos culturais, a realização do Terceiro Enartinho – Encontro de Artes e Tradição Gaúcha Categoria Pré – Mirim, Mirim e Juvenil, lançamento do livro Galopes e Liberdade de Karine Kostuczenko (auditório), Gincana Cultural do Acampamento Farroupilha, oficinas de danças de salão, entrevero de comida campeira, tarde de talentos e gincana cultural, Torneio Intermunicipal de Vaca Parada, Show de Talentos da Terceira Idade, palestra “Destino Ecológico do óleo saturado” e o desfile do 20 de Setembro. Nesta edição o patrono é Antônio Carlos Hausen.
Para que tudo ocorresse na melhor maneira possível, a Comissão Organizadora tem se reunido desde o início do ano para desenhar e finalizar todos os detalhes que são fundamentais para que tudo transcorra da melhor maneira possível e que elevou o Acampamento Farroupilha de Erechim como referência no Rio Grande do Sul pelo seu tamanho e organização.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa G.E. Tupinambás

1 de set. de 2012

Tupinambás desenvolve etapas do XXI Mutirão Ecológico na Praça da Bandeira





Sábado, 01/09, na Praça da Bandeira, o G. E. Tupinambás desenvolveu durante a guarda do Fogo Simbólico diversas atividades para completar as estapas previstas no XXI Mutirão Ecológico - MUTECO, promovido pela UEB Nacional. Foram desenvolvidas as bases "Trilha Ecológica" realizada pelo ramo Lobo, "Unidades de Conservação" apresentada pelo ramo Escoteiro e a base "Desenvolvimento Sustentável", pelo ramo Sênior. As Bases estiveram abertas para visitação para os integrantes do GET e a comunidade em geral.

Bernardo Modri Fuzinatto recebe a “Correia de Mateiro”

Sábado, 01 de setembro, durante a cerimônia da Bandeira, foi realizada a entrega da Insígnia de Modalidade – “Correia de Mateiro” para a Sênior Bernardo Modri Fuzinatto, pela sua dedicação e conquista dentro dos objetivos e propostas do Movimento Escoteiro Mundial.