2 de mar. de 2009

Tupinambás iniciam atividades de 2009





Com a presença da Executiva, chefias, pais e membros de todos os ramos, o 44º Grupo de Escoteiros Tupinambás iniciou na tarde deste último sábado, 28, as suas atividades para o ano de 2009.
Na oportunidade, o presidente do Grupo, Amauri Secco deu as boas vindas a todos, como também destacou a alegria de estar novamente em atividade para que, neste ano, se realizem as diversas atividades que foram desenhadas pela chefia de todos os ramos e que, de acordo com as condições climáticas e desenvolvimento interno, serão aplicadas dentro e fora da sede.
Para que todos voltassem com todo o gás, foram realizadas atividades conjuntas entre os ramos Lobo, Escoteiros(as), Sêniors e Pioneiros com o objetivo maior de integração e recepção aos novos membros que passam, a partir de agora, a fazer parte da Família Tupinambás.
Hoje o Grupo destaca-se, dentro do Estado, como o terceiro maior grupo escoteiro, tanto pelo número de elementos, quanto pelas atividades que são desenvolvidas em nível local, sejam elas de cunho social, patriótico ou voltado para a preservação do meio ambiente, esta que é hoje uma das maiores bandeiras propostas em suas atividades e projetos, a exemplo do Crédito de Carbonos (2008) e o Pequeno Maracajá (preservação da espécie Gato do Mato) no Alto Uruguai (2008/2009), que já conta com um projeto em andamento, blog na Internet e material didático que é repassado aos moradores dos arredores da bacia do Rio Uruguai.
O Tupinambás também destaca-se pelo nível de parceiros que busca em seus projetos, a exemplo da Tractbel e SócioAmbiental de Florianópolis. Faz parte de Comissão de Planejamento do Parque Municipal Teixeira Soares em Marcelino Ramos e mantém estreita parceria com a equipe de biólogos do Parque Estadual Fritz Plaumann de Concórdia, Santa Catarina.
Em Erechim, nos últimos anos o Tupinambás têm dado grande contribuição em campanhas da AIDS, Mosquito da Dengue, Meio Ambiente, Limpeza do Mato Longines Malinovski, civismo e, no ano passado destacou-se pela grandeza da campanha para ajuda aos atingidos pelas chuvas de Santa Catarina.
Para quem gostaria de fazer parte da grande família Tupinambás, as atividades são desenvolvidas nos sábados à tarde. O atendimento se dá junto ao subsolo do Viaduto Rubem Berta a partir das 13h30min.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa