30 de mar. de 2009

Tropa Sênior realiza Jornada Ciclística







A Tropa Sênior do 44º G. E. Tupinambás realizou no último sábado, 28, a Jornada Ciclística, oportunidade em que pedalaram até o interior do município com o objetivo de aventurarem-se por novos caminhos, alguns desconhecidos.
Composto por 20 membros e três chefes, o grupo foi até a Linha 2 da Secção Paiol Grande. Ao meio dia, no topo da montanha localizada próxima ao Haras da Família Nadal, prepararam um almoço com comida mateira, dentro dos ensinamentos do Movimento Escoteiro Mundial.
Para tanto, no cardápio não faltou a batata recheada, bife mateiro, pão a caçador, ovo frito e sobremesa feita com frutas carameladas, tudo feito na brasa.
Para a chefia, atividades como esta, realizadas extra-sede e em total espírito de aventura, se fazem necessários para que os jovens tenham uma maior aproximação com a mãe natureza, como também aplicam na prática o que aprenderam nas conquistas de suas especialidades, a exemplo de cozinheiro e primeiros socorros.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa

23 de mar. de 2009

Realizado o 1º INDABA 2009


Grupos da região do 37º Distrito Escoteiro viveram neste último domingo o 1º INDABA deste ano, oportunidade em foi aprovado o Plano Estratégico a ser executado no decorrer do mesmo, o qual oficializa os objetivos estabelecidos e o compromisso dos atuais Dirigentes e Escotistas para com o Movimento Escoteiro da região.
Também foram definidos os novos Comissários para a gestão 2009 a 2011, que são Sérgio Mosele (foto) como Comissário Distrital, Rafael Rieder como primeiro adjunto e Neivo Fabris como segundo adjunto. Dentro dos próximos dias a lista dos nomes será encaminhada à UEB/RS para futura nomeação de cargos. Desta forma, no decorrer do próximo mês de abril ocorrerá o processo transitório entre as gestões.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa

Tropas masculina e feminina realizam o “Escoteiro por um dia”


Dentro do espírito de buscar mais membros para o Movimento Escoteiro, as Tropas masculina e feminina do Tupinambás realizaram recentemente a atividade “Escoteiro por um dia”, que tem o objetivo principal de trazer mais elementos para viverem os ensinamentos de Baden Powell.
Para tanto, foram convidados jovens para que participassem de um acampamento com as mais diversas atividades escoteiras e, desta forma, ascender a chama da aventura e do fazer o Melhor Possível.
Durante o acampamento das tropas, foram realizadas várias atividades escoteiras e de aproximação com o meio ambiente, estas que agradaram pelo alto grau de maturidade e conscientização ecológica e de formação física e intelectual.
Depois de viverem o Fogo de Conselho, uma novidade para quem ainda não tinha vivido este momento mágico e dormirem fora de casa pela primeira vez sem a presença dos pais, os convidados participaram, no dia seguinte, do cronograma previsto pela chefia, entre os trabalhos, a entrega da Bandeirola de Eficiência de Campo Tropa Escoteira para a Patrulha Urso que, além de vencer a maioria das atividades, foi muito unida em tudo que fez.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa

Tropa Sênior revive o Imaginário






Revivendo o Imaginário, que foi uma das grandes atividades realizadas pelo Tupinambás no ano de 2006 e que repercutiu em nível regional e Estado pelo seu alto grau de conscientização histórica e aula prática sobre os povos que fizeram a Idade Média, a Tropa Sênior realizou neste último final de semana, 21, na Chácara do Grupo, uma atividade parecida que também levou os jovens aos jogos vividos em uma época de extrema importância para a formação do mundo moderno.
Entre os objetivos da atividade, reviver as práticas esportivas antigas ao ar livre, mostrando desta maneira a competitividade como ponto alto entre as patrulhas e desenvolver, desta maneira, as habilidades físicas de cada um. Entre os jogos, arco e flecha, corrida de saco, corrida perna de pau e cabo de Guerra.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa

16 de mar. de 2009

Acampamento da Tropa Sênior agita o final de semana





Antes do término do verão e das temperaturas ideais para realizar atividades externas, principalmente aquáticas, a Tropa Sênior do 44º Grupo de Escoteiros Tupinambás realizou, neste final de semana, junto a chácara da Família Parenti um acampamento completo garantindo a execução dos trabalhos propostos pela chefia.
Na oportunidade os sêniors colocaram em prática as técnicas desenvolvidas no acampamento de Graduados, realizado no último mês de fevereiro. Entre as atividades, a montagem de subcampos, a construção de pioneirias, organização de materiais e a inspeção de Gilwell.
Na noite do sábado, realizou-se a oficina de desenhos com a temática centrada no Meio Ambiente. A mesma foi coordenada pelas Guias Luiza Ferronatto e Bruna Formenton que estão desenvolvendo a especialidade de Artes. Esses desenhos, de acordo com a chefia, serão apresentados em exposições e também servirão para ilustrar o material gráfico – folders, banners e calendários - dos projetos que estão sendo desenvolvidos para a conquista do distintivo de Escoteiro da Pátria.
Com a programação elaborada pelos jovens, foram aplicados muitos jogos novos que foram trazidos do IV Jamboree Nacional – foz do Iguaçu/2009. O ponto alto foram as atividades aquáticas desenvolvidas no domingo pela manhã, entre elas o Comando Craw, onde o objetivo era atravessar o lago guiados por uma corda.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa

Assembléia Geral aprova contas de 2008



Com a presença de pais, a Executiva do 44º Grupo de Escoteiros Tupinambás realizou na tarde do último sábado, 14, a sua assembléia geral, oportunidade em que a Executiva repassou aos presentes dados das contas do ano de 2008 a fim de que fossem aprovadas por todos os presentes. Na condução dos trabalhos os chefes Sérgio Mosele, Paulo Hübner, Walter Coppini e Alexandre Miola. Na apresentação, Giovana Collet.
Após a apresentação e aprovação por todos, momento em que cada um presente pode saber em detalhes onde e como são gastos os recursos arrecadados pelo Grupo, detalhou-se as atividades realizadas em 2008, seus resultados concretos no aprendizado dos jovens, e uma planilha dos trabalhos propostos para 2009. Entre eles a possível participação do Jamboree Mundial que acontece no México em dezembro e janeiro de 2010.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa

5 de mar. de 2009

Paulo Polis é o mais novo Escoteiro Honorário do Tupinambás



Buscar uma maior aproximação entre o 44º Grupo de Escoteiros Tupinambás e a atual administração municipal em todas as ações que venham beneficiar a comunidade nas áreas cívicas, sociais e de incentivo à formação pessoal de crianças e adultos, como também entregar um lenço, tornando a autoridade máxima do município o mais novo Escoteiro Honorário.
Estes entre outros assuntos foram levantados durante a audiência que o presidente do Grupo, Amauri Secco e os chefes Paulo Hübner (Ramo Sênior) e Carlos Alberto da Silveira (Ramo Lobo) mantiveram com o prefeito Paulo Polis na manhã desta quinta-feira, 05 no Palácio Municipal.
Na oportunidade, ao receber o lenço e ser aclamado como o mais novo Escoteiro Honorário do Tupinambás, Paulo Polis destacou a alegria em ver o resultado do trabalho voluntário que é realizado pelo Movimento Escoteiro em todo o mundo, em especial em Erechim. “Temos que dar os parabéns, pois este é um símbolo de organização e uma forma ideal para criar uma nova cultura à juventude. Um exemplo de trabalho, motivação, dedicação em tudo o que é feito e nos seus resultados. Um orgulho para o nosso município”.
Em suas manifestações, a Chefia detalhou os trabalhos que estão sendo desenvolvidos em nível local, a exemplo da realização de campanhas sociais, atividades cívicas e de situações de emergência. “Somos hoje o terceiro maior Grupo Escoteiro do Rio Grande do Sul, e este resultado vem da dedicação de homens e mulheres, sejam pais ou não de membros, que se dedicam voluntariamente para formar crianças e jovens prontos para enfrentarem a sociedade que os aguardam mais adiante. Uma passagem importante que complementa a educação recebida em casa, escola e nas mais diferentes igrejas. Temos orgulho pelo que fazemos, em especial pelos resultados que apresentamos na sociedade”, detalhou Secco.
Ainda na pauta, reivindicou-se a continuidade do repasse da verba de subvenção social que tem auxiliado em muito no desenvolvimento dos trabalhos propostos pelo Grupo, esta que passará, a partir de agora, a ser indicada pelo próprio prefeito Paulo Polis, vindo a beneficiar em muito os grupos Tupinambás e Acauã.
Com relação a ações relacionadas ao meio ambiente, que é uma das bandeiras da atual administração, em especial do próprio Paulo Polis, e referência do Tupinambás em nível mundial (Créditos de Carbono – Volvo Adventure/Suécia 2008) levantou-se como muito bem vinda a iniciativa da atual gestão para a revitalização do Parque Longines Malinoviski, momento este em que o Tupinambás se colocou à disposição para a elaboração de projetos que venham beneficiar o pulmão maior de nosso município.
No final dos trabalhos da audiência, Paulo Polis recebeu com carinho um pouco dos ensinamentos repassados pelos Chefes e ensinados há 100 anos pelo Movimento Escoteiro Mundial, garantindo que, quando for novamente visitar a sede do Grupo estará usando o lenço como forma de agradecimento e em exercício de Escoteiro Honorário.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa

2 de mar. de 2009

Tupinambás iniciam atividades de 2009





Com a presença da Executiva, chefias, pais e membros de todos os ramos, o 44º Grupo de Escoteiros Tupinambás iniciou na tarde deste último sábado, 28, as suas atividades para o ano de 2009.
Na oportunidade, o presidente do Grupo, Amauri Secco deu as boas vindas a todos, como também destacou a alegria de estar novamente em atividade para que, neste ano, se realizem as diversas atividades que foram desenhadas pela chefia de todos os ramos e que, de acordo com as condições climáticas e desenvolvimento interno, serão aplicadas dentro e fora da sede.
Para que todos voltassem com todo o gás, foram realizadas atividades conjuntas entre os ramos Lobo, Escoteiros(as), Sêniors e Pioneiros com o objetivo maior de integração e recepção aos novos membros que passam, a partir de agora, a fazer parte da Família Tupinambás.
Hoje o Grupo destaca-se, dentro do Estado, como o terceiro maior grupo escoteiro, tanto pelo número de elementos, quanto pelas atividades que são desenvolvidas em nível local, sejam elas de cunho social, patriótico ou voltado para a preservação do meio ambiente, esta que é hoje uma das maiores bandeiras propostas em suas atividades e projetos, a exemplo do Crédito de Carbonos (2008) e o Pequeno Maracajá (preservação da espécie Gato do Mato) no Alto Uruguai (2008/2009), que já conta com um projeto em andamento, blog na Internet e material didático que é repassado aos moradores dos arredores da bacia do Rio Uruguai.
O Tupinambás também destaca-se pelo nível de parceiros que busca em seus projetos, a exemplo da Tractbel e SócioAmbiental de Florianópolis. Faz parte de Comissão de Planejamento do Parque Municipal Teixeira Soares em Marcelino Ramos e mantém estreita parceria com a equipe de biólogos do Parque Estadual Fritz Plaumann de Concórdia, Santa Catarina.
Em Erechim, nos últimos anos o Tupinambás têm dado grande contribuição em campanhas da AIDS, Mosquito da Dengue, Meio Ambiente, Limpeza do Mato Longines Malinovski, civismo e, no ano passado destacou-se pela grandeza da campanha para ajuda aos atingidos pelas chuvas de Santa Catarina.
Para quem gostaria de fazer parte da grande família Tupinambás, as atividades são desenvolvidas nos sábados à tarde. O atendimento se dá junto ao subsolo do Viaduto Rubem Berta a partir das 13h30min.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa