27 de jun. de 2016

Erechim sedia o 4º Acampamento da Tropa Alecrim

O acampamento realizado neste final de semana em homenagem ao dia do Sênior (18), reuniu seis Grupos Escoteiros de dois Distritos da Região.
Este grande grupo que reúne Tropas Sêniors é denominado de "Tropa Alecrim" e é realizado anualmente desde 2013, organizado em forma de rodízio em suas cidades, sendo neste ano realizado na sede campestre do G. E. Tupinambás, em Erechim.
 Participaram da atividade os grupos escoteiros  Acauã e Tupinambás de Erechim, pertencentes aos 18º Distrito Escoteiro, e os Grupos Guaranis e Maragatos da cidade de Passo Fundo, Cacique Marau da cidade de Marau e Cônego Sorg de Carazinho,  pertencentes ao 14º Distrito Escoteiro.
          Evento contou com a presença de 50 jovens e 10 chefes que realizaram diversas atividades organizadas por bases, jogos e dinâmicas, desenvolvidas com muito empenho e responsabilidade. Na tarde de sábado foi realizada uma confraternização junto à tradicional festa junina o "Arraiá do Tupinambás".
 Na competição por patrulha receberam premiações as seguintes equipes:
1º lugar - Patrulha Kaigang - G. E. Cacique Marau - Marau
2º lugar - Patrulha Kilimanjaro- G. E. Cônego Sorg - Carazinho
3º lugar - Patrulha Everest- G. E. Tupinambás - Erechim
          Ao final, os jovens realizaram uma avaliação positiva do evento, sugerindo a realização de mais um evento anual no verão, destacando a importância de poder conviver e aprender com os jovens de outros grupos. Para as chefias, o evento proporcionou uma atividade de integração entre chefias e jovens, projetando a realização de mais eventos similares no futuro.
          Na avaliação das chefias: "este acampamento é o resultado da semente plantada em 2013, sendo um marco de integração entre os grupos
de nossa região. Pretendemos repeti-lo ao menos uma vez ao ano ampliando a participação de mais grupos de nossa região" destacam.




1º lugar - Patrulha Kaigang - G. E. Cacique Marau - Marau
2º lugar - Patrulha Kilimanjaro- G. E. Cônego Sorg - Carazinho
3º lugar - Patrulha Everest- G. E. Tupinambás - Erechim

14 de jun. de 2016

Curso Preliminar Ramo Pioneiro

O Chefe Ebrair Albuquerque participou neste final de semana do Curso Preliminar Ramo Pioneiro, no Campo Escola, na cidade de Viamão/RS.
Abaixo relato detalhado desta atividade:
"Final de semana gelado, tendo no domingo o dia comemorativo ao Dia dos Namorados. Não teria sido uma escolha mais perfeita para 29 adultos voluntários do movimento escoteiro manifestar seu amor, sua paixão pelo escotismo.
Deslocando-se das mais distantes localidades do estado, na busca de formação que possibilitem explorar melhor as potencialidades de desenvolvimento dos jovens, através do método escoteiro, realizaram o Curso Preliminar Ramo Pioneiro e demais ramos no Campo Escola Escoteiro, Viamão-RS. O curso, muito bem conduzido pela equipe de formação da União dos Escoteiros do Brasil, Regional Sul, transcorreu num ambiente alegre e fraterno, com muitos jogos, brincadeiras e recheado de conhecimento e compartilhamento de experiências, ao melhor estilo escoteiro.
Ao final, todos os participantes retornaram aos seus lares felizes pela etapa conquistada, levando na bagagem os conhecimentos adquiridos que serão multiplicados dentro dos seus respectivos  grupos na busca da formação do caráter dos seus jovens, objetivo maior do movimento escoteiro."
Texto e foto: Ebrair Albuquerque


12 de jun. de 2016

Pichações na sede do Tupinambás podem ser enquadradas como crime contra o patrimônio público

A sede do Grupo Escoteiro Tupinambás é constantemente alvo de pichações. Praticamente todas as paredes do imóvel foram alvo da ação de vândalos.
Como o imóvel que abriga sede do Grupo Escoteiro Tupinambás pertence ao poder público municipal, o ato pode ser enquadrado como crime contra o patrimônio público, de acordo com a LEI Nº 12.408, de 25 de maio de 2011.
O Art. 6º da referida Lei, reescreve o art. 65 da Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, com a seguinte redação:
“Art. 65.  Pichar ou por outro meio conspurcar edificação ou monumento urbano:
Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa.




9 de jun. de 2016

Tropa Sênior recebe novos integrantes oriundos do Ramo Escoteiro

No último sábado, (04/06), ingressaram na Tropa Charrua 04 novos integrantes, a passagem ocorreu durante o acampamento da Tropa Escoteira realizado na sede campestre do Clube do Comércio.
Na oportunidade a tropa recebeu as novas Guias, Alicia Ceni, Anna Pertussati, Sophia Zimmer e o Sênior Bernardo Pizarro, vindos do Ramo Escoteiro do GET. sejam todos bem-vindos!




7 de jun. de 2016

Tropa Lagarto realiza acampamento com passagem de Ramo

No último final de semana, a Tropa Escoteira do 44º GET, realizou o acampamento de tropa, nas dependências da sede campestre do Clube do Comércio. Sob muito frio, as atividades foram bastante atraentes  de modo que o frio foi apenas um “detalhe”.,
No final da tarde do sábado ocorreu a passagem de ramo dos escoteiros: Bernardo Pizarro, Sophia Zimmer, Anna Pertussati e Alicia Ceni.
No final da tarde de domingo a atividade encerrou com o gostinho de ‘quero mais’.
Texto e fotos: Gerson Corazza




3 de jun. de 2016

Sêniors do Tupinambás conquistam o distintivo de Escoteiro da Pátria

Na atividade de sede, realizada no dia 28/05/2015, a Guia Laura Girardi Collet e os Sêniors Bruno Dalla Costa Corazza, Gustavo Canalli Sebben e Vinícius Denti Fávero, acompanhados de amigos, chefias e familiares receberam o Distintivo Escoteiro da Pátria, distinção máxima no ramo Sênior.
Aprovado pela Diretoria do Nível Local, homologado pela Diretoria Regional e certificado pela Diretoria Executiva Nacional, ao jovem especialmente recomendado pelos escotistas e pela Corte de Honra de sua Tropa, que:
• Tenha realizado a totalidade das atividades da Etapa Azimute;
• Tenha conquistado o Cordão Dourado;
• Possua uma das seguintes Insígnias de Interesse Especial do Ramo Sênior: Insígnia Mundial do Meio Ambiente, Insígnia da Lusofonia, Insígnia Cone Sul ou Insígnia do Desafio Comunitário.;
• Possua pelo menos 10 noites de acampamento, como Sênior, com sua Patrulha ou Tropa;
• Possuir a Insígnia da sua respectiva modalidade (Aeronauta, Naval ou Mateiro), do Ramo Sênior.
Parabéns aos jovens pela conquista.




Carolina Pietrobon recebe o Cordão Dourado - Ramo Sênior

A Guia Carolina Antonia Pietrobon, recebeu em 28/05/2015 o Cordão Dourado, concedido pela Diretoria do Nível Local, por proposta dos escotistas da Seção, ao jovem que possuir o Cordão do Desafio Sênior, que for especialmente recomendado pela Corte de Honra de sua Tropa e que possuir, no mínimo, quinze especialidades, estando entre estas a especialidade de Primeiros Socorros, no nível 3 e mais três especialidades do ramo de conhecimentos Serviços, todas no nível 3.