3 de mai. de 2016

Clã de Pioneiros do Tupinambás presente no Mutirão das Ilhas

Por proposta do Clã Pioneiro do G. E. Guia Lopes 02/RS, com objetivo de cumprir uma das principais competências do ramo Pioneiro para a conquista da Insígnia de B-P, realizou-se nos dias 30 de Abril 16, Sábado e 01 de Maio16, Domingo, o 39º Mutirão Regional do Rio Grande do Sul Pioneiro – nessa edição chamado de Mutirão das Ilhas – Mutilhas, realizado na Ilha Grande dos Marinheiros e Ilha das Flores. No primeiro dia, o mutirão buscou executar melhorias em escolas daquelas ilhas, nas áreas de infraestrutura, higiene, educação ambiental e conhecimentos através da pintura de instalações, recuperação de quadra esportiva, montagem de forro ecológico, jardim suspenso e oficina de higiene bucal. A atividade foi corada de êxito e ao final foi realizada uma integração entre pioneiros e crianças da comunidade através de jogos e canções escoteiras.
No Domingo, houve uma integração entre os participantes através de atividades em forma de bases sendo elas, de cultura instrução e aventura.
 As ilhas fazem parte do arquipélago do Guaíba, são ocupadas por uma população de baixa renda que vivem sob uma infraestrutura precária e sofre com as cheias que quando ocorrem, paralisam todas as atividades por conta de estradas submersas e, casas e escolas invadidas pelas águas.
Assim, o 39º Mutirão Regional Pioneiro do Rio Grande do Sul buscou amenizar através desse gesto de solidariedade, a situação de precariedade que vive a população das Ilha Grande do Marinheiro e Ilha das Flores. Os Pioneiros Gustavo Sebben, Vinicius Fávero, Vanessa Albuquerque, Nicole Pereira, Bruno Corazza e Laura Collet, do Grupo Escoteiro Tupinambás 044/RS, se sentem orgulhosos de ter participado dessa atividade a nível estadual o que demonstra seus comprometimentos com um dos princípios do movimento escoteiro que é ajudar o próximo. SERVIR!
Texto e fotos Ebrair Albuquerque