28 de out. de 2014

Sêniors realizam atividade "Desvendando o Alto Uruguai" em Severiano de Almeida

Tropa Charrua na Estação Rodoviária de Erechim

Igreja Matriz de Severiano de Almeida
A Tropa Charrua do 44/RS G. E. Tupinambás realizou sábado, 25/10, na cidade de Severiano de Almeida a 2ª atividade cultural da série "Desvendando o Alto Uruguai", cujo objetivo é oportunizar aos jovens conhecer um pouco mais sobre as cidades da nossa região.
Desenvolvida em forma de gincana, os jovens tiveram que se deslocar de ônibus de linha para a cidade, recebendo as tarefas de moradores locais, previamente preparada pelas chefias.
Com diversas atividades aos moldes de um "Safári Fotográfico" as Patrulhas percorreram vários km na área rural e urbana em busca de informações, registros fotográficos, entrevistas com moradores da cidade, etc.
Na oportunidade a Guia Nicole concedeu uma entrevista ao vivo na Rádio Amiga fM , falando um pouco sobre o Movimento Escoteiro.

Ao final a avaliação foi muito positiva, sendo destacado por todos a excelente receptividade e colaboração que tiveram na cidade por parte dos moradores.

Relatório Patrulha Everest



Relatório Patrulha K2
Desafio a conquistar
No último sábado, a Tropa Charrua participou de mais uma edição do Desvendando o Alto Uruguai. Desta vez a atividade foi realizada em Severiano de Almeida. Os jovens chegaram na Rodoviária Intermunicipal de Erechim ao meio-dia e onde precisavam descobrir para qual cidade iriam. Ao chegar em Severiano, foram entregues envelopes para as patrulhas, onde continha a atividade que cada uma deveria fazer.A patrulha K2 deveria visitar a propriedade de Norberto Antoniazzi, fazer uma entrevista com o senhor Norberto e ajudar em alguma atividade agrícola da propriedade. Na entrevista, o proprietário relatou como funcionava sua atividade de avicultura, após, comentou sobre sua outra fonte de renda, 1 hectare de laranja e convidou a Patrulha para colher as frutas.
Após concluírem com êxito a primeira tarefa, receberam a atividade destinada a área urbana da cidade e, se destinaram à Rádio Amiga FM, onde realizaram uma entrevista sobre o movimento escoteiro, que foi transmitida ao vivo para a cidade com ajuda do Senhor Ari.
Ao final a atividade teve uma avaliação positiva de toda Tropa, que pretende continuar com a série Desvendando o Alto Uruguai.
Relatório patrulha Karajás
Na atividade do último sábado(25/10) foi proposto a patrulha que entrevista-se e ajuda-se o senhor Milton Ceolin, agricultor de 42 anos, que junto de sua família mantêm uma propriedade de 25 HC que fornece o bastante para:
·Plantio de diversos tipos de grama;
·Criação de gado, aves e suínos;
Tendo como suas principais fontes de renda, a agricultura e a retirada do leite.Milton além de fazer o trabalho braçal, cuida da parte administrativa da família.
A patrulha Karajás ajudou na retirada do cordão umbilical de filhotes de suínos.
A segunda atividade proposta seria conseguir informações sobre os monumentos e a parte cultural de Severiano de Almeida, então visitamos:
· Casa da Cultura, inaugurada em 31/07/1998
· Prefeitura Municipal de Severiano de Almeida, inaugurada em 12/04/1964
· Igreja Padroeiro São Caetano, foi fundada em 04/08/1950, são 64 anos de paróquia e 50 anos da atual igreja, antes já teria tido 2 que foram demolidas.
· Praça Municipal, início das obras 19/08/13; Término em 30/06/14
· Camaro Amarelo de Severiano! (Não conseguimos maiores informações sobre ele.)
 

27 de out. de 2014

Tropas Escoteira e Sênior conquistam "Padrão Diamante" no JOTI 2014




Após mais de 30 horas conectados na internet, as Tropas Lagarto do Ramo Escoteiro e Charrua do Ramo Sênior do G.E.Tupinambás, conquistaram o grau máximo da atividade,  Padrão Diamante no JOTI 2014.
Foram mais de 24 tarefas, postadas de hora em hora, desde a noite de sexta feira dia 17.
O Jamboree na Internet (JOTI) é um encontro mundial de escoteiros na internet, que ocorre anualmente no terceiro fim de semana de outubro. Ele inicia a partir das 00:00 horas (horário local) do sábado e finaliza 48 horas depois, às 24:00 horas (local) do domingo. Este é um evento oficial da Organização Mundial do Escotismo (WOSM) desde 1996.
A participação de todos foi fundamental para essa conquista, especial agradecimento ao Chefe André Martinovski pela colaboração que possibilitou a participação do G.E. Tupinambás no JOTA 2014.

12 de out. de 2014

João Augusto Miola e Marcus Vinícius Luft Grando recebem o Cordão do Desafio Sênior

Em busca do distintivo máximo do Ramo, os Sênior João  Miola e Marcus Grando receberam  na tarde de sábado, 11, o Cordão do Desafio Sênior.
Esta conquista é concedido pela Diretoria de Nível Local, por proposta dos Escotistas da Seção ao jovem especialmente recomendado pela Corte de Honra de sua Tropa, que possuir a pelo menos 8 especialidades, em qualquer nível, distribuídas nos 5 ramos de conhecimento, e dentre elas, uma das opções abaixo, no Nível 3: Canoagem, Ciclismo, Corrida de Orientação, Escalada, Espeleoturismo, Excursões, Montanhismo, Mountain Bike, Técnicas Verticais, Le Parkour.
O Cordão é um trançado com fio prata, que é usado em volta do ombro direito até o jovem conquistar o Cordão Dourado ou deixar o Ramo Sênior.

7 de out. de 2014

Um dia de Lobinho no dia de São Francisco





O G. E. Tupinambás realizou sábado, 04, um Bivaque Cultural  na chácara Speaks, localizada na linha São Roque, em Erechim.
A atividade contou com a presença de 27 lobinhos do Tupinambás, 23 lobinhos do G. E. Tapejara e mais 15 alunos da escola de idiomas Speaks de Erechim.
Na oportunidade foram realizadas diversas bases de atividades, entre elas, Jogo do Pão Mateiro, Escorregando na Loba, Jogo do Balão.
A lobada também realizou um passeio pela chácara, um belo local com lago e natureza exuberante.
Segundo a chefia a atividade foi um sucesso promovendo a integração entre as alcateias dos grupos, e oportunizando às crianças convidadas conhecerem um pouco mais sobre as atividades do Movimento Escoteiro.

4 de out. de 2014

Sêniors realizam atividade conjunta e conquistam a Especialidade de Jornalismo





Buscando a integração entre os jovens, as Tropas Sêniors do G. E Tupinambás e G. E. Tapejara realizaram uma atividade conjunta neste sábado, 04, em Erechim.
Realizada em forma de gincana, as tropas tiveram que correr muito para cumprir com as tarefas, os jovens tiveram que entrevistar pessoas,  entre elas, autoridades, jornalistas e antigos membros do Movimento Escoteiro.
Além de percorrer alguns pontos da cidade, os Sêniors realizaram um visita à RBS TV onde tiveram a oportunidade de assistir a apresentação do Jornal do Almoço ao vivo, dentro do estúdio.
Com a atividade foi possível conquistar o nível 2 da Especialidade de Jornalismo, sendo cumprido os itens 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 ,8 e 11.
As reportagens realizadas pelas patrulhas podem ser acessadas nos links abaixo:
Reportagem Patrulha K2
http://jornalagralha.blogspot.com.br/2014/10/safari-entre-k2s.html?spref=fb
Reportagem Patrulha Everest
http://jornalagralha.blogspot.com.br/2014/10/jornalismo-das-antigas.html?spref=fb
 
Reportagem Patrulha Karajás
http://jornalagralha.blogspot.com.br/2014/10/um-dia-como-jornalista.html?spref=fb

Jornalismo das antigas

No último sábado, dia 4, a Tropa Sênior Charrua do presente Grupo de escoteiros Tupinambás e a Tropa Sênior Teahupoo do convidado Grupo de Escoteiros Tapejara, da cidade de Tapejara, realizaram uma atividade de integração pelo município de Erechim em busca de novos conhecimentos na área de jornalismo e afins.
Fábio Gribler - antigo sênior do Tupinambás
Pela parte de manhã, os jovens entrevistaram pessoas relacionadas ao escotismo, buscando entender a realidade do movimento escoteiro vista por um antigo chefe ou membro. Também participaram de uma gravação ao vivo do Jornal do Almoço, presenciando um momento ideal para proveito de conhecimentos gerais.

Eduardo Meneghatti - antigo chefe escoteiro do Tupinambás
A tarde, após um delicioso almoço na sede, as tropas receberam outras atividades a serem realizadas, dentre elas a entrevista a jornalista e a uma autoridade atuando no mercado de trabalho atual. Evandro Harenza, apresentador do RBS notícias e formado em jornalismo, e soldado Shefler, foram os escolhidos para receber as perguntas dos jovens, que, ao término da atividade, relataram um bom proveito da mesma.
‘’Foi interessante, instrutiva e diferente, os grupos interagiram entre si e pudemos aproveitar para aprender coisas novas sobre a cidade de Erechim. Esperamos receber o Grupo Tupinambás em Tapejara para futuras atividades semelhantes e assim fortalecer os vínculos de amizade.’’ ­– conclui o sênior Vinicius Zanchetta, participante do movimento há 6 anos no município de Tapejara.

4/10/14 – Erechim/RS

Bruno Corazza, Carolina Pietrobon, Guilherme Paini, Gustavo Sebben, João Miola, Marcus Grando, Suélen Tochetto e Vitor Zanchetta.



Um Dia Como Jornalista

Para  a atividade da tropa sênior de Erechim e  Tapejara, realizada no dia 04/10/2014 entrevistamos antigos integrantes do movimento escoteiro, jornalista e uma autoridade, durante essa atividade também fizemos um tour pela RBS TV.
Entrevista com o antigo sênior Eduardo 
O primeiro a ser entrevistado foi o antigo sênior Eduardo, que relatou ter participado do movimento por seis anos, Eduardo diz “que o movimento proporciona um desenvolvimento, não somente em técnicas de campo, mas também espiritual.” E ainda relatou sobre suas conquistas como, por exemplo, a lis de ouro, cordão vermelho e branco e inúmeras especialidades.  

Entrevista com o antigo chefe Julio

A segunda entrevista foi com o antigo chefe Julio, ele contou que entrou no movimento como lobinho aos 7 e saiu aos 23, durante a entrevista Julio citou a seguinte frase “O movimento influenciou praticamente toda a minha vida.” E ainda contou-nos que mesmo não tendo muitas conquistas aproveitou ao Maximo seu tempo no movimento.

Entrevistamos também o jornalista da RBS  TV que relatou como é ser um apresentador de uma emissora afilhada da Globo, contou como começou sua carreira como jornalista e porque prefere a TV como meio de comunicação entre todas “ Eu prefiro porque como apresentador consigo atingir muito mais o publico e assim consigo ter um dialogo mais próximo com o telespectador.” Segundo ele o momento mais marcante de sua carreira foi quando teve que fazer a cobertura das ultimas eleições.
Nossa ultima entrevista foi com soldado que nos contou sobre sua profissão de como é prestar serviço para a sociedade. Quando perguntado sobre a relação sobre o escotismo e sua profissão  ele disse “Acredito que seja pela disciplina que existe nas duas instituições e a sua opinião sobre o movimento é que ele proporciona um ótimo desenvolvimento para os jovens.
Visita a RBS
No final da manhã os dois grupos escoteiros visitaram a RBS TV. Tivemos a oportunidade de saber como é uma empresa televisora, e ainda assistir ao vivo o jornal do almoço transmitido no dia 04/10/2014.
Análise Critica

Avaliamos essa atividade entre os dois grupos e achamos a atividade muito efetiva para o desenvolvimento de cada jovem.

Safári entre K2's

Entrevista com Ademir Fávero, vice-presidente GET
Evandro Harenza, apresentador RBS TV
Foi realizado neste sábado o Safári Jornalístico da Tropa Charrua. A atividade consistia em realizar entrevistas com jornalistas e autoridades. A Patrulha K2 cumpriu os itens juntamente com a Patrulha K2 de Tapejara, começando quando encontraram José Camargo, antigo Chefe Escoteiro. Após ocorreu a  entrevista com João Paulo Santin Hübner, que está cursando Pscicologia-UNIFRA e Publicidade e Propaganda-UFSM. João relatou que quando foi escoteiro participou de muitas atividades sociais e beneficentes. Muitas de suas atividades eram rapéis e acampamentos, dentre os quais os que envolviam atividades livres foram seus prediletos. Relatou também a sua viagem para a Suécia, onde participou da Volvo Adventure. Jumpa destaca que em relação ao seu tempo as atividades de hoje são muito maiores e envolvem vários grupos. Para finalizar ele incentivou os jovens a continuarem com o escotismo: “Vocês tem que aproveitar, porque na faculdade tudo fica mais complicado”.
Ademir Fávero, 46, vice-presidente do 44º G.E. Tupinambás, supermercadista há cerca de vinte anos, casado e pai de Fernanda e Marcelo Fávero, que estão no movimento há quatro anos. Ademir afirma que o escotismo está em todas situações de sua vida e seu meio de trabalho e que sempre busca fazer o seu melhor em ambos. O movimento é um aspecto positivo na vida de jovens e adultos e o presidente incentiva as pessoas a participarem de um grupo escoteiro, um local e um ideal que ajuda a construir o caráter das pessoas.

Para finalizar o Safári a Patrulha entrevistou Evandro Harenza, jornalista da RBS TV, filiada da Rede Globo, trabalhou na RPC e com acessoria de empresa para atletas logo que havia se formado. Há dois anos Evandro trabalha na televisão  e diz que é o que mais gosta de fazer, principalmente entradas ao vivo. Destaca que um dos momentos mais marcantes de sua profissão foi quando fez a cobertura da posse dos deputados, senadores e presidente da câmara em Brasília-DF. A tragédia em que os indígenas assassinaram agricultores, recentemente, também foi marcante, principalmente pelo fato de ele ter entrevistado as famílias das vítimas horas depois do acontecimento. Apesar de o mercado ser complicado Harenza incentiva as pessoas que realmente querem seguir a carreira a continuar.
A Patrulha finalizou a atividade com críticas positivas: "A atividade foi muito boa, proporcionou integração, nos influenciou a trabalhar em equipe, trouxe conhecimento e como sempre muita diversão".

Por K2 Tupinambás:
Nicole
Vinícius
Juan
Fernanda
Alana

K2 Tapejara:
Bruna
Pedro
José