Cerca de 40 integrantes do 44º Grupo de Escoteiros Tupinambás estarão presentes no V Jamboree Nacional, na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro, acampamento que reunirá cinco mil escoteiros de todo Brasil para celebrar a diversidade do nosso povo.
O evento acontece de 15 e 20 de julho nas instalações do exército no Campo de Parada de Gericinó e da Federação Brasileira de Tiro Desportivo. Todas as atividades que serão oferecidas aos jovens – meninos e meninas entre 11 e 17 anos - estão relacionadas com o tema do evento, “Muitas Origens, Um Só País”, que se refere à diversidade de origens que formam o nosso povo.
Durante os seis dias do evento haverá oficinas interativas nos temas Saúde e Meio Ambiente, Paz e Compreensão, Ciência e Tecnologia e Arte e Cultura, em que os jovens poderão produzir algo para si e para doar. Também serão desenvolvidas iniciativas para trabalhar questões relativas à sustentabilidade e proteção ao meio ambiente, além de atividades na praia e, claro, visita aos pontos turísticos do Rio de Janeiro.
As principais atrações para os escoteiros devem acontecer de noite. Na programação das atividades noturnas estão previstas a “Feira das Cidades”, onde cada grupo escoteiro apresentará um prato característico da sua cidade, incluindo comidas e bebidas, e o “Festival do Folclore”, que contará com danças folclóricas ou canções características de cada estado.
O 5º Jamboree Nacional terá ainda uma moeda própria – o “Samba”, que poderá ser trocado por Reais para ser utilizado internamente – e um mascote, um golfinho estilizado. Também foi criado um emblema em que consta, em traço, o Pão de Açúcar e o Morro da Urca – imagens que são símbolo do Rio de Janeiro – tendo ao fundo, as chamas de uma fogueira, lembrando o “Fogo de Conselho” – elemento típico do Movimento Escoteiro – em diferentes cores que lembram as diversas origens que formam nosso país.
O Movimento Escoteiro é a maior ONG do mundo, com mais de 32 milhões de participantes, de ambos os sexos, em 210 países. Sua proposta é contribuir para o desenvolvimento do jovem por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei Escoteira, e por meio da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre.
Fundado pelo britânico Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento educacional, voluntariado, apartidário e sem fins lucrativos que tem como objetivo formar melhores cidadãos. No Brasil, o Escotismo tem 102 anos e mais de 70 mil membros. Em Erechim o Tupinambás completa, neste ano, 60 anos de fundação, ultrapassa a casa dos 100 membros e já ocupou a colocação do terceiro maior grupo no Estado.
Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa G.E. Tupinambás
Agência Pauta VIP
Assessoria de imprensa do 5º JAMBOREE Nacional