10 de jun. de 2012

Tupinambás ganha premiação inédita para o Brasil na Suécia


Foto: Volvo Adventure

Foto: Volvo Adventure

Foto: Volvo Adventure
O 44º Grupo de Escoteiros Tupinambás marca a história de Erechim e do Brasil, momento em que fica na segunda colocação, entre doze países participantes em concurso promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, realizado na cidade de Gottemburgo, Suécia, sendo esta uma premiação inédita no território nacional. Na bagagem de volta para casa receberam um valor de U$ 6 mil para serem utilizados no desenvolvimento do projeto.

De acordo com o Chefe da Tropa Sênior e coordenador do projeto, Paulo Hubner, que se encontra naquele país com os jovens escoteiros participantes, a organização teve muito trabalho para chegar ao resultado final pelo alto nível dos trabalhos apresentados. Em primeiro lugar ficou o Paraguai com “Chake Dengue”, segundo o Brasil com o Projeto de lavagem e descarte consciente de embalagem de agrotóxicos e em terceiro o Estados Unidos com o projeto “P2D2”.
O projeto do Tupinambás também recebeu o prêmio especial “Tunza Prize Small Beginnings” do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, sendo reconhecido na categoria de projetos recicláveis para a promoção e sustentabilidade ambiental, sendo a única equipe a receber esta premiação.

O Brasil concorreu com países como a China, Croacia, Egito, Fiji, Índia, Macedônia, Ilha de Man, Paraguai, Rússia, Tanzania, Turquia e Estados Unidos. Com a elaboração do projeto, os jovens erechinenses obtiveram reconhecimento internacional ao participarem de um concurso promovido pela UNESCO em colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), sendo selecionado entre as 12 melhores propostas que tratam de questões ambientais. Participaram 243 projetos de 45 países.
A equipe é formada por Ellyen Mara Tobaldini, Luciano Ribeiro Batistel, Rodolfo Carlos Petzhold Júnior, Igor Rosset, Leonardo Paini Pavlak e coordenado pelo chefe Paulo Roberto Hübner.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa