21 de jun. de 2012

MUTECO 2012: Escoteiros na Rio + 20


O tema deste ano do XXI Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica (MUTECO 2012), Escoteiros na Rio +20, iniciou com uma palestra pelos alunos da URI Rafael Imlau Cardoso e Suziane Pedott do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Regional Integrada Campus de Erechim, a atividade contou com a participação dos ramos Lobo, Escoteiro e Sênior.
Os acadêmicos realizaram algumas atividades práticas através da confecção de cartazes que ficarão expostos no grupo. O tema da atividade tratou os problemas existentes na região e no mundo sobre emissão de poluentes e o consumo desenfreado que estão mudando o clima no planeta e provocando vítimas em todo o mundo, à exemplo da Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável que está ocorrendo no Rio de Janeiro.


Enchentes no Brasil e na Austrália e nevascas recordes na América do Norte devastaram a agricultura no ano passado e ajudaram a fazer o preço dos alimentos subir a um nível recorde, aumentando também a pobreza no mundo.
Todos esses problemas ambientais são desafios a serem discutidos entre nossos jovens visando buscar propostas para o desenvolvimento sustentável nos aspectos econômicos, sociais e ambientais e a solução destes problemas.
Alem de contemplar as atividades propostas pelo MUTECO a atividade permitiu aos acadêmicos realizarem uma etapa do estágio curricular II, atividade que possibilita aos mesmos compreenderem a realidade escolar e adquirir competências para a investigação, como para a vivência de projetos pedagógicos teoricamente sustentáveis e que sejam iniciados na atividade docente, o estágio terá seqüência nas próximas semanas com atividades variadas.
A atividade promove um importante relacionamento institucional do Grupo com a Universidade. Ao mesmo tempo em que os universitários realizam seus estágios, os jovens do GET tem a oportunidade de conhecer temas interessantes e cumprir etapas para as suas conquistas.