21 de mar. de 2012

Tupinambás leva o nome de Erechim mais uma vez à Suécia

Da esquerda para a direita: Rodolfo Carlos Petzhold Júnior, Luciano Ribeiro Batistel, Ellyen MaraTobaldini, Paulo Roberto Hübner, Igor Rosset Albuquerque e Leonardo Paini Pavlak.
Um projeto ambiental desenvolvido por jovens erechinenses, integrantes da Tropa Sênior do 44º Grupo de Escoteiros vai representar o Brasil, levando pela segunda vez o nome de Erechim para a Suécia em programa desenvolvido pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Farão parte da comitiva Ellyen Mara Tobaldini, Luciano Ribeiro Batistel, Leonardo Paini Pavlak, Rodolfo Carlos Petzhold Júnior e Igor Rosset Albuquerque que estão desenvolvendo o projeto Lavagem e devolução de embalagens vazias de agrotóxicos sob a coordenação do chefe da Tropa Sênior, Paulo Hubner, também coordenador da primeira premiação.
O grupo está formado por equipe de interesse e o projeto está relacionado ao objetivo de nº 7 das prioridades do milênio, definidas pela Organização das Nações Unidas, cujo tema é "garantir a sustentabilidade ambiental".
Este projeto obteve reconhecimento internacional ao participar de um concurso promovido pela UNESCO em colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), sendo selecionado entre as 13 melhores propostas que tratam de questões ambientais. Participaram da seleção 243 projetos de 45 países.
Segundo Paulo Roberto Hübner que também é Especialista em Educação Ambiental (UFSM), o concurso tem por objetivo premiar jovens na faixa etária entre 13 e 16 anos que tenham seus próprios projetos ambientais.
Desenvolvido com o apoio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV), o projeto tem por objetivo conscientizar os pequenos agricultores para não reutilizarem as embalagens de agrotóxicos, nem descartá-las no ambiente.
“Além disso, realizam a entrega de folders com orientações sobre a legislação ambiental e os procedimentos de lavagem e devolução das mesmas, os jovens também levam orientações sobre os perigos da utilização de agrotóxicos contrabandeados e a correta utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI’s).
A apresentação do projeto da equipe Erechinense será realizada cidade de Gotemburgo na Suécia de 01 a 06 de junho.
O júri será composto por representantes do PNUMA, World Wildlife Fund (WWF), da Organização Mundial do Escotismo, UNESCO, entre outros.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa

mais informações sobre o projeto no blog http://www.projetokarajas.blogspot.com.br/