14 de mar. de 2012

Expedição à Toca da Onça proporcionou aventura e conhecimento científico.






As atividades de exploração realizadas pela Tropa Sênior do Tupinambás na Toca da Onça, caverna situada na estrada que liga os municípios de Erechim a Barão de Cotegipe, proporcionaram uma importante descoberta científica.

Segundo o Professor Heinrich Frank, do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, trata-se de uma Paleotoca.
A equipe do professor Frank examinou as fotos tiradas no interior da caverna pelos Sêniors do Tupinambás, fato que permitiu concluir com segurança que a caverna é uma paleotoca.

"Um forte motivo para cavar as paleotocas foi o clima frio da época. Os bichos se
abrigavam nas tocas e, juntos, conseguiam passar mais confortavelmente os invernos. É o que
fazem, hoje em dia, os ursos no Hemisfério Norte. No caso dos ursos, os animais normalmente
ficam sozinhos em uma caverna ou outro local apropriado. No caso das paleotocas, entretanto, é
possível sugerir que elas serviam de abrigo para grupos de tatus e preguiças-gigantes." Declara o professor no Boletim Informativo das Pesquisas do Projeto Paleotocas disponível em:

http://www.ufrgs.br/paleotocas/TocaNews15.pdf

Na investigação realizada no dia 03 de março de 2012, foi realizado o georreferenciamento do local , a medição foi executada pela W Madrid, a partir do marco de referência geodésica do IBGE, SAT 91994, com as seguintes coordenadas: Lat = -27º38' 11,363403" S - Long + -52º20' 53,078232 WGr.

Para a chefia do Ramo Sênior foi uma importante atividade , pois os jovens tiveram a oportunidade de integrar os conhecimentos recebidos no Movimento Escoteiro realizando uma aventura em pleno contato com a natureza, e ao mesmo tempo possibilitando descobertas científicas sobre o local.
Antes de entrarem, na caverna os jovens receberam orientações de especialistas sobre os procedimentos corretos para a conservação do local, novamente foi encontrado lixo em seu interior, que foi recolhido pelos Sêniors.