26 de mar. de 2012

Tupinambás realiza acampamento geral em Itá







O 44º Grupo de Escoteiros Tupinambás realizou neste último final de semana, com a presença de todos os ramos, o Acampamento Geral em Itá/SC, oportunidade em que puderam conhecer a história e a estrutura da Usina de Itá, como realizaram diversas atividades organizadas pelas chefias recheadas de aventura, conhecimento e integração.
O ponto alto das atividades, além da visita técnica realizada na usina hidrelétrica, foi a realização do Fogo de Conselho com a presença dos integrantes dos Escoteiros Itaguaçú de Itá/SC e do G. E. Concórdia/SC.
No domingo o Ramo Sênior se aventurou na Tirolesa, considerada a maior da região sul com 1628 m de comprimento com altura de até 80m. O Ramo Escoteiro participou do Eco Arvorismo com um circuito de arvorismo em um percurso de aproximadamente 200 metros, possibilitando a contemplação plena da mata, dos animais e das aves nativas, sem quaisquer interferências no habitat dessas espécies, cujo objetivo é criar e aprimorar a consciência preservacionista.
Já o Ramo Lobo, com a incansável presença do Chefe Tibe e demais membros da Alcatéia, realizaram diversas atividade desenhadas para a oportunidade.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa

Promessa Lobo


Brenda acompanhada dos pais, Chefes Gerson e Rejane e o irmão Bruno.
Realizou sua promessa, sábado, 24 de março, a lobinha Brenda Dalla Costa Corazza. A promessa foi realizado durante o Fogo de Conselho no acampamento geral do GET em Itá/SC.

Parabéns, agora você faz parte da grande família do Tupinambás.

"Melhor possível".

21 de mar. de 2012

Tupinambás leva o nome de Erechim mais uma vez à Suécia

Da esquerda para a direita: Rodolfo Carlos Petzhold Júnior, Luciano Ribeiro Batistel, Ellyen MaraTobaldini, Paulo Roberto Hübner, Igor Rosset Albuquerque e Leonardo Paini Pavlak.
Um projeto ambiental desenvolvido por jovens erechinenses, integrantes da Tropa Sênior do 44º Grupo de Escoteiros vai representar o Brasil, levando pela segunda vez o nome de Erechim para a Suécia em programa desenvolvido pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Farão parte da comitiva Ellyen Mara Tobaldini, Luciano Ribeiro Batistel, Leonardo Paini Pavlak, Rodolfo Carlos Petzhold Júnior e Igor Rosset Albuquerque que estão desenvolvendo o projeto Lavagem e devolução de embalagens vazias de agrotóxicos sob a coordenação do chefe da Tropa Sênior, Paulo Hubner, também coordenador da primeira premiação.
O grupo está formado por equipe de interesse e o projeto está relacionado ao objetivo de nº 7 das prioridades do milênio, definidas pela Organização das Nações Unidas, cujo tema é "garantir a sustentabilidade ambiental".
Este projeto obteve reconhecimento internacional ao participar de um concurso promovido pela UNESCO em colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), sendo selecionado entre as 13 melhores propostas que tratam de questões ambientais. Participaram da seleção 243 projetos de 45 países.
Segundo Paulo Roberto Hübner que também é Especialista em Educação Ambiental (UFSM), o concurso tem por objetivo premiar jovens na faixa etária entre 13 e 16 anos que tenham seus próprios projetos ambientais.
Desenvolvido com o apoio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV), o projeto tem por objetivo conscientizar os pequenos agricultores para não reutilizarem as embalagens de agrotóxicos, nem descartá-las no ambiente.
“Além disso, realizam a entrega de folders com orientações sobre a legislação ambiental e os procedimentos de lavagem e devolução das mesmas, os jovens também levam orientações sobre os perigos da utilização de agrotóxicos contrabandeados e a correta utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI’s).
A apresentação do projeto da equipe Erechinense será realizada cidade de Gotemburgo na Suécia de 01 a 06 de junho.
O júri será composto por representantes do PNUMA, World Wildlife Fund (WWF), da Organização Mundial do Escotismo, UNESCO, entre outros.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa

mais informações sobre o projeto no blog http://www.projetokarajas.blogspot.com.br/

14 de mar. de 2012

Expedição à Toca da Onça proporcionou aventura e conhecimento científico.






As atividades de exploração realizadas pela Tropa Sênior do Tupinambás na Toca da Onça, caverna situada na estrada que liga os municípios de Erechim a Barão de Cotegipe, proporcionaram uma importante descoberta científica.

Segundo o Professor Heinrich Frank, do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, trata-se de uma Paleotoca.
A equipe do professor Frank examinou as fotos tiradas no interior da caverna pelos Sêniors do Tupinambás, fato que permitiu concluir com segurança que a caverna é uma paleotoca.

"Um forte motivo para cavar as paleotocas foi o clima frio da época. Os bichos se
abrigavam nas tocas e, juntos, conseguiam passar mais confortavelmente os invernos. É o que
fazem, hoje em dia, os ursos no Hemisfério Norte. No caso dos ursos, os animais normalmente
ficam sozinhos em uma caverna ou outro local apropriado. No caso das paleotocas, entretanto, é
possível sugerir que elas serviam de abrigo para grupos de tatus e preguiças-gigantes." Declara o professor no Boletim Informativo das Pesquisas do Projeto Paleotocas disponível em:

http://www.ufrgs.br/paleotocas/TocaNews15.pdf

Na investigação realizada no dia 03 de março de 2012, foi realizado o georreferenciamento do local , a medição foi executada pela W Madrid, a partir do marco de referência geodésica do IBGE, SAT 91994, com as seguintes coordenadas: Lat = -27º38' 11,363403" S - Long + -52º20' 53,078232 WGr.

Para a chefia do Ramo Sênior foi uma importante atividade , pois os jovens tiveram a oportunidade de integrar os conhecimentos recebidos no Movimento Escoteiro realizando uma aventura em pleno contato com a natureza, e ao mesmo tempo possibilitando descobertas científicas sobre o local.
Antes de entrarem, na caverna os jovens receberam orientações de especialistas sobre os procedimentos corretos para a conservação do local, novamente foi encontrado lixo em seu interior, que foi recolhido pelos Sêniors.

13 de mar. de 2012

Almoço Povoado Rigo


foi realizado domingo, 11 de março um almoço promovido de G. E. Tupinambás no km 06 Povoado Rigo, o evento contou também com a apresentação  de Luiz Henrique Madrid na gaita.

promessa Lobo

Realizou sua promessa, sábado,10 de março, a lobinha Sofia Tonial.
Parabéns, agora você faz parte da grande família do Tupinambás.

"Melhor possível".

11 de mar. de 2012

Promessa Escoteira

Realizaram a Promessa Escoteira no dia 10/03/2012, os Sêniors Roger Bernardi e Eduardo Artifon Dallagnol.
Parabéns, Sempre Alerta!

1 de mar. de 2012

Livro de poemas traz homenagem ao Chefe Tibi e ao 44º G.E. Tupinambás

Chefe Julio Cesar Cappellesso de Souza  declamando os poemas do livro Alma de Escoteiro de autoria de seu pai.
GRUPO ESCOTEIRO TUPINAMBÁS (44)

Índios Tupinambás
são da nação Tupi
e dominavam o Brasil costeiro.

... Em homenagem,
o quarenta e quatro,
pôs o seu nome no Grupo Escoteiro.

Lenço bordô,
com duas listras brancas,
segundo a prima ata escriturada.

O Tupinambás
tem uma história
cheia de glórias na longa jornada.

O Paulo Reis,
um dos seus fundadores,
foi meu colega, sócio, irmão e amigo.
No escotismo,
o Tupinambás
é o Grupo erechinense mais antigo.

Poema extraído do livro ALMA DE ESCOTEIRO
de MARCO ANTÔNIO SCHEUER DE SOUZA.


AO CHEFE TIBI

Há muitas lendas dentro do escotismo,
Mas, uma delas merece uma festa
Pela dedicação e altruísmo:
... Velho Tibão, de Flor de Lis na testa!

De uniforme, o Tibi é um gigante;
Seja na Tropa, seja na Alcateia!
Chefe de tudo, sempre é tão brilhante,
Quer dando um jogo, quer dando uma ideia.

Em Fogos de Conselho, mandou brasa
E fundou Grupos pela redondeza;
Mas, no Tupinambas se sente em casa.

Irmãos, vos peço – de maneira altiva! –
Um anauê, gritado com firmeza,
Ao Chefe Tibi, essa lenda viva!...

Poema extraído do livro ALMA DE ESCOTEIRO
de MARCO ANTÔNIO SCHEUER DE SOUZA.

Curso Avançado do Ramo Escoteiro



O Chefe Gerson Corazza participou do Curso Avançado do Ramo Escoteiro, realizado nos dias 17 a 21 de fevereiro 2012 no Campo Escola Escoteiro, parque Saint Hillaire.