21 de set. de 2010

Acampamento técnico das tropas escoteiras do GET junto ao Rio Poço




Nos dias 18 e 19 de setembro, as Tropas Escoteiras Lagarto (masc) e Águia (fem) realizaram um Acampamento Técnico na localidade de Rio Poço, interior do município de Erechim, momento em que foram avaliadas competências e habilidades técnicas escoteiras por parte das seis patrulhas envolvidas.
No local, foi delimitada a área de acampamento, realizada a limpeza inicial e a montagem dos sub-campos, oportunidade em que foram avaliados aspectos como organização, pioneirias e preparação das refeições, que foram feitas pelas próprias patrulhas.
À noite foi realizada uma lamparada, onde os jovens apresentaram esquetes que procuraram demonstrar os valores escoteiros. Após foram realizados jogos noturnos que envolveram as patrulhas até cerca de uma hora da manhã, quando as tropas se recolheram e enfrentaram uma fria madrugada.
Na manhã de domingo, por ocasião da bandeira, foi realizada uma solenidade de promessa, onde as escoteiras Maria Eduarda, Ariele e Carolina prestaram o solene compromisso de assumir voluntariamente os valores da lei e da promessa escoteiros, passando a fazer parte definitivamente do GET e do Movimento Escoteiro.
Depois de um momento de espiritualidade coordenado pela chefia, as patrulhas participaram de uma atividade de adestramento em transposição de obstáculos, transpondo um vale de cerca de vinte metros de largura e oito de profundidade, sobre uma nascente, onde a bela paisagem foi testemunha da valentia com que os jovens encararam o desafio.
O final da atividade se deu na tarde de domingo, quando as tropas retornaram à sede do GET e, após organizarem o material, foram liberadas.
Ficou como campeã de Eficiência em Campo, a Patrulha Urso da Tropa Águia, sob a coordenação da monitora Ticiéle Dagostini. Os integrantes receberão o distintivo de eficiência, e servirão de exemplo a ser seguido pelas demais patrulhas, que apesar de não terem vencido, evoluíram bastante em termos técnicos desde a última atividade, sendo ressaltada pela chefia a dificuldade em estabelecer uma patrulha vencedora, já que todas se empenharam bastante.
Coordenaram o acampamento técnico o Chefe da Sessão Escoteira do GET, Chefe Marlon, e os assistentes, Chefes Rita e Alexandre. Também participaram das atividades as escoteiras Natália Dal Bosco, que reside atualmente em Artigas, no Uruguai, e Naura, do Grupo Escoteiro de Tapejara (40/RS).
Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa