26 de out. de 2009

Tropa Sênior aprende conceitos sobre o Rapel



Em atividade com a Tropa Sênior do 44º Tupinambás, o Chefe Julio Dalla Rosa apresentou os conceitos básicos para a prática do Rapel. Com amplo conhecimento sobre equipamentos, técnicas e normas de segurança, o mesmo utiliza diariamente na sua prática profissional.
O RAPEL é uma técnica de descida, na qual o praticante desliza de forma controlada, por cordas, vencendo obstáculos tais como, cachoeiras, prédios, paredões, abismos, penhascos, pontes, declives, etc..., e tudo mais o que se possa imaginar...
O Rapel é feito por meio de equipamentos seguros (mosquetões, freios que normalmente tem a forma de um 8, cadeirinha, luvas e etc... ). Para se manter preso à corda, usa-se a cadeirinha, presa ao freio por um mosquetão que é uma peça oval com um sistema de abertura e trava, que permite aos praticantes, descer pelas cordas, com a alternativa de parada no meio da descida, para contemplar a paisagem.
Aventura e esportes radicais sempre são atividades solicitadas pelo ramo Sênior, e a observação das normas de segurança é uma prioridade para a prática de qualquer atividade dentro do grupo escoteiro.
"Cumprindo-se as normas de segurança sempre à risca, o RAPEL não oferece riscos. “Essas normas dizem respeito tanto ao equipamento quanto a seus atos durante a prática desse esporte radical”, salientou o chefe Julio à Tropa.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa