19 de out. de 2009

Tibão recebe cópia de DVD que o imortaliza no Projeto Arquivo de Imagem e Som no Poder Legislativo


Em solenidade ocorrida junto ao Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, o presidente do Poder Legislativo, vereador Cezar Caldart (PR) realizou a entrega dos DVD´s aos entrevistados dentro do Projeto Arquivo Imagem e Som, que foi implementado neste ano junto à Casa Legislativa a fim de resgatar a história de homens e mulheres que ajudaram a construir o município de Erechim e passam, a partir de agora a ficarem imortalizados para futuras pesquisas da comunidade local e principalmente a escolar. Entre um dos mais novos imortais, está o Tibão (Tibiríades Soares) do 44º Tupinambás que contou a sua história de vida e trabalho em prol do Movimento Escoteiro em Erechim e Alto Uruguai.
O objetivo principal do projeto é realizar entrevistas buscando o que cada um contribuiu na sua área de atuação e conhecimento. Idealizado por Caldart, pretende armazenar o maior número possível de depoimentos e imagens.
Na solenidade, Caldart agradeceu a disposição das pessoas que já prestaram seus depoimentos, como também destacou que serão muitas outras ao longo da realização do projeto. “Esta iniciativa vem, a tempo, buscar a história viva que temos em nosso município, pois quantas se perderam ao longo dos anos, em especial de nossos pioneiros. São muitos fatos e momentos que devem ser repassados para que todo mundo saiba como este município chegou onde está e qual o papel de nossa gente neste processo”.
“É uma honra para mim e para esta Casa Legislativa repassar estes primeiros trabalhos dos muitos que serão realizados ao longo dos anos que virão”, destacou.
Em suas manifestações, os entrevistados destacaram a iniciativa de Caldart como de grande importância para o resgate da história de nosso município, em especial àquelas pessoas que contribuíram para o seu crescimento. “Uma nobre iniciativa que trará brilhantes resultados para a nossa história”.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa