3 de ago. de 2009

Município entrega monumento ao Escotismo





O município de Erechim, através do prefeito Paulo Polis, escoteiro Honorário do 44º Tupinambás, entregou na manhã do último sábado, o Monumento ao Movimento Escoteiro Mundial. A Indicação para a sua criação e colocação foi do vereador José Rodolfo Mantovani (PP) e subsidiado pelo município. Na oportunidade, a presença de autoridades locais, grupos escoteiros Tupinambás e Acauã e comunidade em geral.
Nos atos solenes junto ao monumento, que encontra-se no largo em frente ao monumento do avião na Avenida Sete de Setembro e próximo a Praça Prefeito Jaime Lago, o Comissário do 37º Distrito Escoteiro, Sérgio Mosele destacou os 102 anos da criação do Movimento Escoteiro na Inglaterra por Baden Powell e dos milhões de jovens que já fizeram e os que estão junto ao mesmo em todos os cantos do planeta.
Destacou o trabalho do Movimento no mundo e a sua importância na formação de jovens. “O desenvolvimento do ser humano como um todo. Educamos para a liberdade, do agir de forma coerente de acordo com a sua concepção. Educamos para o respeito, pois cremos na justiça social, o servir à nossa comunidade na construção de um mundo fraterno com a harmonia e promoção da paz e o respeito pela natureza. Um papel construtivo na comunidade”.
Sérgio lembrou os líderes locais e mundiais que já foram escoteiros, homens e mulheres que fizeram e fazem a diferença na sociedade. “Agradeço este monumento, pois esta homenagem aumenta nossa responsabilidade, e o crescimento de nossos grupos é uma delas”, destacou.
Em sua manifestação, Mantovani destacou a importância do Movimento Escoteiro, a sua promessa e a sua honra com Deus e com a sua Pátria. Também destacou os 102 anos do mesmo e a conduta de trabalho através da ética, religiosidade, cidadania e outros princípios ensinados.
“Este monumento mostra a importância que o Movimento tem no município de Erechim, para que aqueles que por aqui chegam saibam de sua força e atuação em sua comunidade. Agradeço a todos os vereadores do Poder Legislativo que subscreveram a Indicação e ao prefeito Paulo Polis pela gratidão, respeito e o resgate que o município tinha para com o Movimento Escoteiro que completa seus 57 anos de fundação em Erechim.
Finalizando, Paulo Polis destacou o momento como de extrema importância, através de um gesto simbólico, agradecendo o trabalho de homens e mulheres que, voluntariamente, dedicam parte de suas vidas na formação de crianças e jovens para que possam enfrentar o mundo com mais valores. “Agradeço em nome do município e a todos que se envolvem neste trabalho. Um abraço apertado a todos pelo que fizeram e ainda fazem na formação de homens e mulheres cientes dos valores essenciais como seres humanos. Nós queremos deixar esta cidade um pouco melhor do que quando a encontramos. Agradeço a todos pelo voluntarismo, pois as grandes construções se devem a coletividade”, finalizou.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa