26 de mai. de 2009

Tropa Escoteira aprimora e realiza Especialidade Nível II durante atividade em Três Arroios



Com a finalidade principal de proporcionar aos membros do Movimento Escoteiro, em especial aos integrantes do 44º Tupinambás, a oportunidade de conquistar a especialidade de Cozinheiro, foi realizado no último final de semana, junto ao Acampamento Geral de Grupo ocorrido no município de Três Arroios, a etapa final do Curso de Cozinheiro Nível II.
Nesta, o escoteiro ou escoteira, está capacitada para a realização das etapas e cuidados que devem ser tomados quando da preparação de uma refeição, seja na abertura de embalagens, escolha de alimentos, identificação de utensílios necessários para a sua preparação, frituras e seus cuidados, preparação de saladas, decoração de pratos, preparação de bebidas quentes, saber conservar alimentos conforme cada temperatura ambiente e preparar um cardápio equilibrado para um acampamento de final de semana.
Nesta preparação, destaca o chefe orientador da especialidade, Ebrair Albuquerque, deve-se calcular as quantidades dos gêneros para a patrulha, cozinhar para a mesma, seja a lenha ou no gás, demonstrando os cuidados com a segurança e higiene. Também no aprendizado, a preparação de comida mateira, como pão de caçador, ovo no espeto e carne moída no espeto. Também deve, o escoteiro ou escoteira, saber elaborar um cardápio variado para um dia somente com comidas mateiras, limpar e preparar uma peça de carne e preparar uma refeição para a Patrulha sem utilizar utensílios. A especialidade também teve a colaboração do Chefe Hatti (Tibi), Alexandre Miola e Vânia Albuquerque.
Alcançaram a mesma, Ticiéle Dagostini, Bernardo Fuzinatto, Camila Rigo, Igor Albuquerque, Mariana e Marcus Grando e Vanessa Albuquerque.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa