25 de mai. de 2009

Família Tupinambás interage com a comunidade de Três Arroios





Interagir com a comunidade do município de Três Arroios, em especial na apresentação de trabalhos e projetos focados na preservação do meio ambiente. Esta foi a pauta do Acampamento Geral que ocorreu neste final de semana junto àquele município, oportunidade em que, além de transmitir ações construtivas com relação a nosso habitat, se fomentou uma integração local em nome do Movimento Escoteiro Mundial.
A presença da Família Tupinambás junto ao parque local se deu através da iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente juntamente com a Secretaria Municipal de Educação. Para tanto, além dos dois secretários, Olmir José Carlesso e Ana Capeletti Zarista, todas as atividades foram acompanhadas pelo prefeito Jorge Whilhelm que em suas manifestações enalteceu o trabalho que é desenvolvido pelos escoteiros na formação de jovens comprometidos com a sua sociedade, em especial na preservação do meio ambiente.
Nas programações, além da montagem do acantonamento do Ramo Lobo e dos acampamentos dos ramos Escoteiros e Sêniors, houve o tradicional Fogo de Conselho e a passagem de ramos, momento em que Gabriel Iloi passou da Alcatéia para a Tropa Escoteira e Lucas Santolin entrou para a Tropa Sênior. Um momento mágico para todos pela sua importância e dinâmica.
No domingo pela manhã, junto ao campo de futebol localizado no parque termal, foram formadas várias bases com assuntos direcionados ao meio ambiente e a sua preservação e que foram apresentadas à comunidade, em especial a escolar. Entre os temas, a água e o controle sobre seu consumo, o lixo e a sua ação destrutiva na fauna e flora, Projeto Gato do Mato, coleta e devolução de embalagens de agrotóxicos e fontes alternativas de energia, a exemplo da solar. Ainda nas interatividades, a comunidade pode participar de vários jogos e canções desenvolvidas no local.
No final das atividades, o presidente do Tupinambás, Amauri Secco agradeceu ao prefeito Jorge pela receptividade dada ao grupo, como também pela oportunidade de todos os membros poderem levar os conhecimentos sobre o que sabem sobre o meio ambiente à comunidade local.
“São ações como estas, que construídas numa parceria entre o Tupinambás e o Poder Executivo de Três Arroios que vamos oportunizar as crianças, jovens e até aos adultos, uma nova visão de como podemos agir na preservação do bem maior, que é a nossa casa, nosso habitat, nosso planeta. Nos orgulhamos e nos engrandecemos por termos esta oportunidade, quem ganha somos todos nós, em especial cada árvore, animal ou ser vivo que nos rodeia, pois planta-se uma semente para termos uma floresta no futuro”.
Ainda nas atividades, acompanhados pelos secretários do Meio Ambiente e Educação, foram plantadas diversas mudas de árvores.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa