8 de dez. de 2016

Ramo Lobo arrecada produtos de higiene e limpeza para associação de recicladores

Com o objetivo de exercitar boas ações em favor de outras crianças, a Alcateia do Tupinambás,  por meio de seus lobinhos e lobinhas realizaram uma campanha de arrecadação, onde , com a ajuda dos pais a lobada pleiteou junto à vizinhos, amigos, parentes e colegas,  produtos de limpeza e higiene pessoal, tais como, detergentes, cremes e escovas de dentes, sabão e sabonetes, fraldas, papel higiênico, shampoos, esponjas, e muitos outros.
Os produtos arrecadados foram entregues no sábado 03/12/16 às senhoras Beatriz Zanatta e Ivonete Comin, representantes da  Associação dos Recicladores de Erechim que congrega 03 associações:  Arcan no Bairro Progresso, Reciclando a Vida, Bairro Novo Horizonte e Filhos da Natureza no Bairro Presidente Vargas.
Através de uma pequena palestra os lobinhos(as) conheceram como funciona a Associação, as necessidades das crianças  e suas realidades, justificando assim a bela boa ação que fizeram. 
Texto e fotos: Michele Rogalski


3 de dez. de 2016

Tupinambás realiza atividade Social junto ao Projeto Recriando a Vida

O Grupo Escoteiro Tupinambás, em parceria com o Rotary Club Erechim Três Vendas realizaram neste sábado (03/12), uma atividade social junto ao Projeto Recriando a Vida, entidade assistencial que atende em torno de 80 crianças com vulnerabilidade social.
O evento contou com a participação da Tropa Sênior,  a chefe Leda Magnabosco (Kaa), do Mestre Pioneiro Ebrair Albuquerque e a Pioneira Vanessa Albuquerque, que realizaram diversas atividades como jogos, canções e técnicas escoteiras.
Na oportunidade além do almoço organizado pelo RC Três Vendas foram distribuídos picolés como sobremesa.
Ao final A tropa Sênior entregou um presentinho a todos os participantes, contendo distintivo escoteiro bordado, chocolate e cartão de natal.
A coordenadora da instituição Andreia Meireles, destacou que o evento realizado agradou a todos, além de contribuir para a inserção social dos mesmos.
Para o Presidente do Rotary Club Erechim Três Vendas e coordenador da Tropa Sênior do Tupinambás, Paulo Hubner, o evento oportunizou a integração de três importantes instituições, reunidas com o mesmo objetivo, auxiliar na formação e educação das crianças atendidas pelo Projeto Recriando a Vida.









27 de nov. de 2016

Terceira edição do Acampamento Embarcado da Tropa Charrua repercute na internet

No último final de semana (19 e 20 de novembro), a Tropa Sênior do 44º Grupo de Escoteiros Tupinambás realizou a terceira edição do Acampamento Embarcado, na chácara Tonin em Erechim.
No local, durante sábado e domingo, 20 integrantes da Tropa Charrua viveram um verdadeiro cenário de Reality Show, momento em que as equipes correram contra o tempo e  superaram inúmeras dificuldades para construírem as plataformas onde foram montadas as barracas para o acampamento.
 As balsas foram montadas com taquaras e tambores vazios, ou seja, cada patrulha montou a sua base cumprindo diversos requisitos propostos, entre eles segurança, flutuação e navegabilidade. Ao final, todas as patrulhas realizaram a tarefa com sucesso, proporcionando um belo cenário junto ao lago.
Os jovens realizaram uma grande tarefa desde o planejamento, testes e a execução dos projetos.  “Foi um verdadeiro trabalho em equipe que exigiu muito esforço, dedicação e superação, ao final a avaliação foi positiva” apontam os Chefes do Ramo, Paulo Hubner, Igor Meneguzzo e Antônio Mallmann.









21 de nov. de 2016

Carolina Pietrobon recebe o Distintivo Escoteiro da Pátria

Durante o Acampamento Geral de Grupo, realizado neste final de semana, Carolina Antonia Pietrobon, acompanhada de amigos, chefias e familiares recebeu o Distintivo Escoteiro da Pátria, distinção máxima no ramo Sênior.
Aprovado pela Diretoria do Nível Local, homologado pela Diretoria Regional e certificado pela Diretoria Executiva Nacional, ao jovem especialmente recomendado pelos escotistas e pela Corte de Honra de sua Tropa, que:
• Tenha realizado a totalidade das atividades da Etapa Azimute;
• Tenha conquistado o Cordão Dourado;
• Possua uma das seguintes Insígnias de Interesse Especial do Ramo Sênior: Insígnia Mundial do Meio Ambiente, Insígnia da Lusofonia, Insígnia Cone Sul ou Insígnia do Desafio Comunitário.;
• Possua pelo menos 10 noites de acampamento, como Sênior, com sua Patrulha ou Tropa;
• Possuir a Insígnia da sua respectiva modalidade (Aeronauta, Naval ou Mateiro), do Ramo Sênior.



Tupinambás presente no XL Mutirão Regional Pioneiro

Aconteceu nesse ultimo final de semana o XL Mutirão Regional Pioneiro, realizado na cidade de Rio Pardo, o MutRock In Rio Pardo, que contou com a presença de 475 inscritos. As pioneiras Vanessa Albuquerque, Nicole Pereira e a guia Alana Canova estiveram representando o Grupo Tupinambás no evento.
Desde sexta, o Mutirão reuniu jovens de todo o estado, que se destinaram ao evento para servir à sociedade, realizando reformas, pinturas, jardinagem, limpeza, captação de donativos para lares e escolas, recreação e muita renovação do espírito escoteiro.
Além de toda a atividade social, ao domingo aconteceram bases de integração e turismo pela cidade. Também foi passado o lenço para a gestão da ERP (Equipe Regional Pioneira) de 2017, que conta com a Pioneira Vanessa como Coordenadora de Interiorização, representando os jovens do estado.

Ao final do evento as considerações foram positivas, onde todas horas de viagem foram compensadas com a certeza que Rio Pardo foi deixada melhor do que encontrada e que, mais uma vez, os jovens foram capazes de fazer a diferença, deixando um pedaço de si e cumprindo o lema servir por onde passaram.

Texto: Nicole Pereira
Fotos: Gabriel Crispim, Felipe Zanini e Áquila Paz da Rosa




Ana Luiza Pedott, Gabriel Secco Fraga e Natalie Isoton Pagliosa conquistam o Cruzeiro do Sul

Depois de muito esforço, dedicação e vontade de aprender, os lobinhos Ana Luiza Pedott,  Gabriel Secco Fraga e Natalie Isoton Pagliosa receberam, no último dia 20, durante o Acampamento Geral de Grupo, o seu distintivo de Cruzeiro do Sul. 
Com a presença de familiares, escotistas e membros dos ramos Lobo, Escoteiro, Sênior e Pioneiro,  demonstraram, através de uma grande emoção, a satisfação de receber a mais alta conquista dentro do ramo Lobo no Movimento Escoteiro Mundial.

20 de nov. de 2016

Alcateia do Tupinambás realiza "batismo" de novo chefe

Lobinhos do Tupinambás "batizaram" o Chefe Anderson Alves como o novo Baloo da Alcateia.
A tradicional cerimônia foi realizada no dia 20/11, durante o Acampamento geral do Grupo.
Parabéns, seja bem-vindo ao seleto grupo de Chefias do Tupinambás.
"Melhor possível".

Promessa Lobo

Realizou sua promessa, sábado, 19 de novembro, durante o Acampamento geral do Grupo, o Lobinho Eduardo Bonafin Couto.
Parabéns, agora você faz parte da grande família Tupinambás.

"Melhor possível".

12 de nov. de 2016

Luiz Felipe Schenkel realiza a Promessa Escoteira

Realizou a Promessa Escoteira no dia 12/11/2016 o Sênior Luiz Felipe Schenkel, recebendo das mãos das chefias e familiares o Distintivo de Promessa e o Lenço do Tupinambás. 

Parabéns, Sempre Alerta!


5 de nov. de 2016

Tropa Escoteira recebe quatro novos Escoteiros vindos da Alcatéia

No sábado dia 22/10 a Tropa Lagarto do 44º Grupo Escoteiro Tupinambás recebeu 4 lobos da Alcatéia.
Em meio a natureza e em companhia dos demais escoteiros da tropa, foram recebidos os lobos e agora escoteiros: Piero Tonin, Ana Pedott, Natalie Pagliosa e Gabriel Fraga. Após 3 meses de atividades em conjunta com a tropa, os novos escoteiros foram recebidos com muito carinho pela tropa, pela sua patrulha e pela chefia.
Também nesse sábado a escoteira Larissa Coan firmou sua promessa escoteira, recebeu seu arganel e seu distintivo de progressão com a presença de toda a tropa, da chefia e da família.
A chefia da Tropa Lagarto deseja a todos uma caminhada cheia de aventuras e muito escotismo.

Texto e fotos: Taíse Angoneze









22 de out. de 2016

Sêniors e Pioneiros realizam debate sobre Escotismo e Homoafetividade

A Tropa Sênior e o Clã de Pioneiros do Tupinambás realizaram na tarde de sábado, 22, na sede do GET, um debate sobre a homoafetividade  e o Movimento Escoteiro.
A atividade foi coordenada pela Pioneira Vanessa Albuquerque e contou com a participação de mais de 20 pessoas entre chefias e jovens.
Na oportunidade foi entregue a cada patrulha uma cópia do Posicionamento oficial sobre homoafetividade da UEB Nacional para dar subsídios à discussão. Houve grande participação e interesse dos jovens sobre o tema, sendo muito produtivo e esclarecedor segundo as chefias.
Abaixo o Posicionamento oficial dos Escoteiros do Brasil sobre oTema:

Posicionamento oficial sobre homoafetividade

Considerando que o Escotismo é um movimento educacional que visa contribuir para que os jovens desenvolvam seu caráter; que os princípios adotados pelos Escoteiros do Brasil norteiam, em seus deveres para com o próximo, a valorização dos direitos humanos, com respeito aos diferentes modos de pensar; o respeito à natureza particular dos sexos, sem quaisquer preconceitos, e, no plano das relações pessoais, os jovens são convidados a desenvolver sua afetividade com respeito e pautando pelo amor seu comportamento sexual;
Considerando que estão entre os princípios fundamentais do Programa Educativo dos Escoteiros do Brasil:
A determinação de que o Escotismo deve atender às necessidades dos jovens de todos os segmentos da sociedade, devendo ser flexível para adaptar-se a diversidade de qualquer natureza;
O pressuposto de que as práticas educativas devem ser vinculadas com a realidade dos jovens e conectadas com as frequentes mudanças da sociedade;
Considerando que o Planejamento Estratégico dos Escoteiros do Brasil almeja:
Propiciar o desenvolvimento de atitudes práticas e comportamentos para a vida, estimulando os jovens a contribuir na construção de uma sociedade mais justa e solidária;
Oferecer material permanentemente atualizado para a formação de adultos, incorporando temas que contemplem os valores assumidos pela Instituição;
Considerando que os Escoteiros do Brasil fazem parte do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), assumindo papel relevante na formulação de políticas públicas para jovens, sendo formadores de opinião; que a questão da homoafetividade vem ganhando atenção da sociedade de forma geral, sendo frequentemente abordada na mídia, e que, por diversas vezes, a Instituição vem sendo questionada sobre seu posicionamento a respeito;
Considerando que a Organização das Nações Unidas reconhece o direito da população LGBT dentro do marco legal dos Direitos Humanos, a partir das resoluções adotadas pela sua Assembleia Geral em 2011, apoiadas pelo Brasil e outros 95 estados membros, e pelo documento “Nascidos Livres e Iguais - orientação sexual e identidade de gênero no regime internacional dos Direitos Humanos” de 2012;
Considerando que a Rede Nacional de Jovens Líderes, por intermédio da Carta de Natal, recomendou uma maior discussão do tema homoafetividade pelos Escoteiros do Brasil;
E considerando ainda a ampla pesquisa realizada com os adultos associados aos Escoteiros do Brasil, ouvidos todos os Estados brasileiros e o Distrito Federal, complementada com grupos focais realizados em diversos estados,
O Conselho de Administração Nacional apresenta o Posicionamento dos Escoteiros do Brasil em relação ao tema:
1) A homofobia, bem como qualquer outro tipo de discriminação, é contrária aos princípios escoteiros de tolerância e respeito às diferentes formas de pensar, sendo portanto, um comportamento que exige medidas educativas por estar em desacordo com os princípios e os valores do Movimento Escoteiro;
2) Observada a Política de Proteção Infantojuvenil dos Escoteiros do Brasil, as relações homoafetivas e heteroafetivas são respeitadas no Movimento Escoteiro, tanto para membros juvenis, quanto para os voluntários adultos;
3) O tema faz parte da ampla temática dos Direitos Humanos, sendo abordado no Programa dos Ramos Lobinho, Escoteiro, Sênior e Pioneiro, de forma diferenciada, própria para cada faixa etária e com material de apoio adequado;
4) O tema faz parte do conteúdo de cursos de formação de adultos, permanentemente revisto e adaptado às novas realidades.
Curitiba, 18 de abril de 2015.
Márcio Andrade Cavalcanti de Albuquerque
Presidente do Conselho de Administração Nacional

12 de out. de 2016

VI Desafio Tupinambás de Carrinhos de Lomba





Na manhã do dia da Criança, os lobinhos do GE Acauã e do GE Tupinambás participaram do VI Desafio Tupinambás de Carrinhos de Lomba. Como tradicionalmente vem ocorrendo, os pegas ocorreram na rua ao lado do Seminário Nossa Senhora de Fátima, com direito a café colonial oferecido pelos lobos do Tupinambás.
O desafio teve duas modalidades: Carrinhos com roda de rolimã e carrinhos com outras rodas (chamada de Força Livre). Além de familiares, amigos e lobinhos que foram prestigiar os amigos, tivemos 31 competidores, sendo 20 no rolimã e 11 no Força Livre. 
Ao final, até os pais aproveitaram o desafio e voltaram a ser crianças descendo pela pista com os carrinhos dos seus lobinhos.

Arrancadão Rolimã:
1º Lugar 28'46" = Cristian - GE Acauã (carro "Bombeiro") e Kelly - GE Acauã (carro "malhado"), 
2º Lugar 32'23" = Alan - GE Tupinambás (carro "Flecha")
3º Lugar 32'46" = Betina - GE Tupinambás (carro "Flinstones")
4º Lugar 32'62" = Eloá - GE Acauã (carro "Acauã")
5º Lugar 32'63" = Rafa Pizarro - GE Tupinambás (carro "1")

Arrancadão Força Livre:
1º Lugar 20'63" = João Pedro - GE Tupinambás (carro "Pikachu") 
2º Lugar 20'73" = Marina - GE Acauã (carro "007")
3º Lugar 21'43" = Guilherme - GE Acauã (carro "Ucrânia")
4º Lugar 21'95" = Fiorentin - GE Tupinambás (carro "4")
5º Lugar 22'17" = Marco A. Torres - GE Acauã (carro "Lobo Branco")

Duelão Rolimã:
1º Lugar Luís Felipe - GE Tupinambás
2º Lugar Betina - GE Tupinambás
3º Lugar Rafa Pizarro - GE Tupinambás
4º Lugar Alan - GE Tupinambás

Duelão Força Livre:
1º Lugar Marina - GE Acauã
2º Lugar João Pedro - GE Tupinambás
3º Lugar Guilherme - GE Acauã
4º Lugar Fiorentin - GE Tupinambás

Além desses competidores, receberam medalhas pela participação e capricho no carrinho os lobinhos Isabella ("44") do GE e ainda a Sofia ("Ursinhos Carinhosos") e Cristian ("Bombeiro") do GE Acauã.

Tupinambás realiza 2º “A Scout's Day” em parceria com o Centro de Línguas da URI

O 44º Grupo de Escoteiros Tupinambás e o Centro de Centro de Línguas URI Campus de Erechim realizaram, no último dia 08, na chácara que pertence ao grupo, o segundo "A Scout's Day" (Um dia de Escoteiro), uma atividade de Imersão em Inglês para alunos da URI que estudam o Idioma.
O Objetivo da atividade foi levar os estudantes a vivenciar, de forma divertida o idioma como se estivessem em um país de língua Inglesa.
O evento contou com a participação de 41 estudantes e foi coordenado pelos chefes escoteiros e professores da URI.
A atividade contou com uma programação composta  por oficinas, jogos escoteiros, atividades radicais com a pista de rastejamento na Lama e a e trilha sensitiva dentro do rio Suzana, promovendo uma integração entre as quatro equipes participantes.
O evento atingiu os objetivos propostos, sendo avaliada positivamente por todos os estudantes e professores, promovendo muita diversão e aprendizagem, além de proporcionar uma grande integração entre os estudantes e escoteiros.






25 de set. de 2016

Tropa Sênior do Tupinambás realiza Atividade de Rumos

A Tropa Charrua do G. E. Tupinambás realizou nos dias 16 a 18 de setembro, a atividade de Rumos, que tem por Objetivo Geral proporcionar um desafio aos jovens dando oportunidade de desenvolvimento de suas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas, espirituais e de caráter. E por Objetivos Específicos promover a integração, troca de informações, e realizar novas  amizades dentro do Movimento Escoteiro.
No dia 16 a Equipe composta pelos Sêniors Bernardo Pizarro, Juliano Rizzi Jr., Luiz Lago e Lucas Paludo partiram para a cidade de Balneário Camboriú/SC para realizar atividades junto ao Grupo Escoteiro Suçuarana, realizando atividades, físicas, ecológicas e de integração.
No dia 17 a Equipe composta por Guilherme Brancher e Luiz Felipe Schenkel  participou das atividades junto ao Grupo Escoteiro Cacique Marau da cidade de Marau/RS, realizando diversas ações junto com a tropa Sênior local.
Na oportunidade os jovens fizeram uma apresentação sobre a cidade de Erechim e sobre o G. E. Tupinambás para o grupo visitado.
Atividade junto ao Grupo Escoteiro Suçuarana de Balneário Camboriú/SC
Atividade junto ao Grupo Escoteiro Suçuarana de Balneário Camboriú/SC
Atividade junto ao Grupo Escoteiro Suçuarana de Balneário Camboriú/SC
Atividade junto ao Grupo Escoteiro Suçuarana de Balneário Camboriú/SC
Atividade junto ao Grupo Escoteiro Cacique Marau da cidade de Marau/RS
Atividade junto ao Grupo Escoteiro Cacique Marau da cidade de Marau/RS
Atividade junto ao Grupo Escoteiro Cacique Marau da cidade de Marau/RS