29 de set. de 2015

Chefe Leda do Grupo de Escoteiros Tupinambás é outorgada com Medalha Mérito Legislativo


Através da proposição do presidente do Poder Legislativo, vereador Fernando Barp, o Plenário da Câmara Municipal de Vereadores foi o palco, na noite da última segunda, 28, da entrega de outorga da Medalha Mérito Legislativo a Leda Maria Magnabosco, a Chefe Kaa do Ramo Lobo do 44 Grupo de Escoteiros Tupinambás pelos 24 anos de voluntariado dedicados à formação de crianças para enfrentarem a vida e seu papel na sociedade com ética, conhecimentos, amor à família e à Pátria, como estarem preparados para os desafios que a vida lhes apresentará.
Nascida em Erechim, Leda é filha de Orestes e Zenaide Magnabosco. Com formação em Ciências Contáveis, possui pós graduação em Gestão de Pessoas, Estratégias e Negócios. Trabalhou durante 12 anos na Cotrel e 23 anos no Sistema Sicredi, sendo 16 anos na Cooperativa Sicredi Norte RS/SC e 07 anos no Sicredi Central.
Há 24 anos atua voluntariamente no 44 Grupo de Escoteiros Tupinambás, no Ramo Lobo, sendo a chefe Kaa, segundo a História de Mowgli, o Menino Lobo.
 Possuí os cursos Informativos, Preliminar, Curso Técnico de Ramo e Básico e cursos técnicos: jogos, histórias, canções, técnicas ao ar livre e mística.
 Entre as participações em eventos escoteiros estão o Encontro de Velhos Lobos, Festivais da Canção Escoteira, Atividades Distritais diversas e as mais diferentes atividades temáticas da União dos Escoteiros do Brasil estadual e distrital.
“Durante estes 24 anos é quase impossível precisar o número de crianças e jovens que participaram em atividades, mas historicamente são trabalhados, anualmente, 25 lobinhos”, destaca Barp.
Leda também participa do Grupo dos Seresteiros há 15 anos do Tupinambás, grupo de voluntários que leva alegria e emoção às pessoas da música seresteira.
Grupo efetua seresta para aniversários, festas de empresas, formaturas, reunião de amigos, datas especiais como o dia das mães, dia dos pais, dos namorados, dentre outras. O valor arrecadado das serestas é destinado ao Grupo Escoteiro com fins de custear a participação de crianças e jovens carentes.
Assim, senhores e senhoras presentes, especialmente aos escoteiros de nosso município, queremos agradecer, em nome de todos os cidadãos por termos pessoas como a Leda e outras tantas que dentro do Movimento Escoteiro fazem a sua parte.
“Nosso muito obrigado Chefe Leda, pois em seu nome prestamos nossa grande homenagem a este grande trabalho. Parabéns e vida longa ao Escotismo”, agradeceu o presidente da Casa.
Em sua manifestação, Leda destacou a sua emoção em receber a outorga. “Estou emocionada em receber este reconhecimento, e certamente também foi uma surpresa, pois para atuar de forma voluntária junto ao Movimento Escoteiro foi um presente que recebi de Deus, um presente que me tornou uma pessoa melhor, que me permite fazer boas ações, conviver com pessoas muito especiais, uma dedicação que emociona. Uma grande responsabilidade sobre os ombros, disposição constante, muita criatividade para elaborar e aplicar atividades atraentes e variadas, mas principalmente uma vontade enorme de formar e tornar as crianças e jovens em pessoas de bem, dentro dos princípios morais de nossa Lei Escoteira.
“Ao receber esta homenagem por executar um trabalho voluntário há 24 anos, que parece que iniciou-se ontem, me reporta a pensamentos e momentos vividos neste tempo, que me exigiram superação, de minha família tolerância, de meus queridos velhos lobos e chefes de ambos os grupos, companheirismo, dos pais a confiança e o suporte, das crianças e jovens a participação, de meus queridos amigos, seresteiros, emoções e alegrias e o muito importante, o fato de possibilitar que jovens com menos condições financeiras participem do Escotismo”, finalizou.

Carlos alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa