23 de mar. de 2015

Tupinambás realiza Acampamento geral de grupo





O Grupo Escoteiro Tupinambás realizou nos dias 21 e 22 de março, seu primeiro acampamento geral de grupo, na sede Campestre do Clube do Comércio.
Na oportunidade, o ramo Escoteiro realizou uma jornada com saída as 7h30min da Comunidade de São Roque, com o objetivo  de realizar o percurso de Gilwell, sendo  que a chegada foi na sede do clube, realizando um percurso de 7 km.
Os Ramos Lobo, Sênior e Pioneiro realizaram diversas atividades técnicas e de integração, o destaque no ramo Lobo para a montagem de abrigos com lonas, já no ramo Sênior foi a construção de fornos de barro, inaugurados com um rodízio de pizza. O ramo Pioneiro colaborou auxiliando as chefias na execução da programação.
No início da noite foi realizada a passagem de Rafaela Tres e Eduarda Segatti  Tres para o ramo Escoteiro, e após o Fogo de Conselho a passagem dos escoteiros Bruno Duarte, Guilherme Brancher e Luiza Roismann para o ramo Sênior.

Taíse Angoneze realiza a Promessa Escoteira


No último domingo, 22, durante o acampamento geral do GET,  foi  realizada a promessa da nova Chefe do Ramo Escoteiro, Taíse Angoneze, passando a auxiliar no grande trabalho desenvolvido dentro do Movimento Escoteiro Mundial. O que soma-se ainda mais aos trabalhos propostos pelo Tupinambás.
Parabéns, seja bem-vinda à Chefia.

18 de mar. de 2015

Tropa Escoteira planeja atividades por meio de jogos democráticos



Dando inicio às atividades do ano de 2015 do Grupo Escoteiro Tupinambás, a Tropa Escoteira Lagarto reuniu-se, planejou e escolheu através de  jogos democráticos as atividades que serão realizadas no primeiro semestre do corrente ano, de acordo com o ciclo de programas.
As atividades, aprovadas pela Corte de Honra, foram montadas a partir das necessidades dos integrantes de cada patrulha. Diagnosticadas através de conselho de patrulha e assembleia de tropa, visam desenvolverem suas progressões estando de acordo com o método escoteiro e dessa forma dando um importante passo para atingir os objetivos dos propósitos do movimento escoteiro.

Texto e fotos: Ebrair Albuquerque

10 de mar. de 2015

Dia de rever aprendizados para a Tropa Lagarto




No último sábado, 07, a Tropa Lagarto teve um dia cheio com atividades diversas, realizadas na sede do grupo. No turno da manhã os monitores e sub monitores, realizaram junto a sua chefia um seminário, onde explanaram os seus conhecimentos que tiveram no curso Formando Monitores no ano de 2014, na cidade de Canoas.
Logo após o termino deste alguns escoteiros iniciaram a especialidade de culinária oferecendo um saboroso almoço para seus  chefes e escoteiros presentes. No turno da tarde,  os chefes realizaram a explanação do Ciclo de Programa, para toda a Tropa, onde os mesmos iniciaram o diagnóstico individual de cada escoteiro e da patrulha.
Para os chefes do ramo, este dia foi  muito proveitoso, alcançando os objetivos propostos,  onde os jovens saíram com propostas criativas e objetivas para as atividades  deste ano. 

Texto e fotos: Gerson Corazza

3 de mar. de 2015

Tupinambás inicia atividades de 2015 e garante vagas para novos jovens




O 44º Grupo de Escoteiros Tupinambás reiniciou, no último sábado, 28, as atividades do ano de 2015, oportunidade em que os que já fazem parte se reencontraram, e os que iniciam puderam vislumbrar um pouco do que farão de agora em diante.
         Antes das atividades preparadas pela chefias dos diversos ramos, a então presidente Silvia Caccioli passou o cargo para o presidente eleito da gestão 2015/16, Ademir Fávero, que deu as boas vindas a todos os presentes. Como palco, o Seminário Nossa Senhora de Fátima.
         No local foram realizadas diversas atividades como forma de interação e integração entre todos, como a própria comunidade que costuma ir até o local e que acompanha o trabalho desenvolvido pelos Grupos de Erechim.
         No final das atividades, durante o ato de descerramento das bandeiras, chefias lembraram que ainda há vagas para que novos jovens passem a fazer parte do Tupinambás que recentemente recebeu a Categoria Ouro no Estado, seja pelas suas atividades que tem repercussão local e regional, seja pelo atual número de integrantes, como de todas as realizações que são organizadas e colocadas em prática, a exemplo do Primeiro Jamboree Cultural que colocou o Tupinambás na mídia nacional pela grandeza e importância do evento que uniu cultura, integração entre povos brasileiros e estrangeiros e os seus resultados na vida de cada integrante que participou junto ao Polo de Cultura.
         A sede do Tupinambás está localizada no subsolo do Viaduto Rubem Berta, onde possui três salas cedidas pelo município de Erechim, como também possui sua sede campestre localizada na estrada que liga os municípios de Erechim e Gaurama e conta com uma excelente estrutura para as atividades propostas pela Chefia e Executiva. 

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa

2 de mar. de 2015

Tupinambás recebe Certificação de Grupo Padrão Ouro para 2015




Durante a realização da Assembleia Regional da UEB/RS, na cidade de Santa Maria, o G. E.Tupinambás recebeu o troféu Grupo Padrão Ouro 2015.
A Certificação de Grupo Padrão é um prêmio de reconhecimento anual para as Unidades Escoteiras Locais que alcancem um padrão mínimo de qualidade nas áreas de Administração, Formação de Adultos Aplicação do Método Escoteiro, Participação na Comunidade, Divulgação do Movimento Escoteiro e Realização de Atividades.
Parabéns a todos que se dedicaram para mais esta conquista do G.E. Tupinambás.

Tupinambás presente na Assembleia Regional/RS

Marco Aurélio Romeu Fernandes, presidente da UEB Nacional,
com os chefes Daniel Vacaro e Paulo Hubner.
Assembleia Regional da UEB/RS
Crédito foto: Escoteiros do Brasil/RS
Palestrante Eduard Vallory
Crédito foto: Escoteiros do Brasil/RS
Foi realizada neste final de semana na cidade de Santa Maria, a Assembleia Regional da UEB/RS e o Congresso Regional Escoteiro de 2015, na oportunidade o GET recebeu o troféu Grupo Padrão Ouro 2015.
A representação do Tupinambás contou com dois delegados, Chefes Daniel Vacaro e Paulo Hubner.
No primeiro dia do evento a Região do Rio Grande do Sul trouxe a palestra internacional “Escotismo é o que Nós não Vemos”, apresentada pelo sociólogo catalão Eduard Vallory, autor do livro “World Scouting: Educating for Global Citizenship“ (Escotismo Mundial: Educando para a Cidadania Global, em tradução livre).
Vallory falou sobre detalhes importantes do escotismo que por muitas vezes passam despercebidos, mas que constituem a essência do movimento como, por exemplo, os valores de fraternidade, trabalho em equipe, formação de novas lideranças jovens e a importância da opinião do jovem no desenvolvimento da prática do escotismo.
A programação do Congresso Regional Escoteiro seguiu com diversos módulos de ENAP, Encontros de Ramos, SIGUE, Comunicação, Crescimento, Modalidade do Ar e do Mar, Encontro de Distritais, e eventos especiais como Encontro de Colecionadores, Reunião de Gilwell e Fórum Regional de Jovens Líderes.
A Assembleia Regional dividiu-se em dois momentos, na noite de sábado com homenagens e premiações aos Grupos Padrão, e no domingo com a deliberação da Ordem do Dia dos assuntos relevantes à Região Escoteira.

Chefe Daniel Vacaro recebe a Insígnia da Madeira

Chefe Guilherme Dreyer, Assessor Pessoal de Daniel Vacaro,  fez a entrega do Certificado.
Chefe Rossana Macali, representando a Equipe de Mestres Paulo de Tarso, fez a entrega do Lenço de Gilwell e a renovação da Promessa Escoteira.
Em meio ao Congresso e Assembleia Regional Escoteira, realizados na cidade de Santa Maria/RS, o Escotista Daniel Vacaro recebeu, no dia 28/02/2015, o certificado de conclusão do nível avançado - Ramo Pioneiro, o Lenço de Gilwell e a Insígnia da Madeira, que é composta por uma correia de couro de extremidades unidas por um nó de aselha e duas contas, replicas do colar zulu original, uma em cada ponta.
Essa Insígnia é usada pelos Escotistas que concluíram o Curso Avançado. Nesta mesma data, participou do seu primeiro encontro de Gilwell.
Participaram da cerimônia Pioneiros, Mestres e membros da Diretoria Regional.
Parabéns chefe Vacaro, agora Mestre Pioneiro I.M.,  esta distinção vem qualificar ainda mais o Grupo Escoteiro Tupinambás.