10 de fev. de 2014

Clã de Pioneiros no II Moot Interamericano




No período de 27 de dezembro a 4 de Janeiro foi desenvolvido segundo Moot Interamericano, com a presença de mais de 1500 participantes. Com a representação do grupo Tupinambás, fui eu como pioneira Thaís Cassiele Piovezan e o Mestre Daniel Vacaro.
O início do evento começou em um dia de solstício de verão (42°C, com sensação térmica de 54°C ) após a recepção fomos encaminhados a uma das quatro rotas do evento ( rota do sol, rota da terra, rota da serra, rota das águas). A rota das águas foi desenvolvida na cidade de Três Coroas. O cronograma tivemos um dia para desfrutar de atividade de rafting, trilha, arco e flecha, músicas típicas e noite havaiana. Nos próximos 2 dias foram desenvolvidas atividades comunitária. Na minha escolha, fomos no projeto criança feliz, onde foi desenvolvido uma composteira, jardinagem e pintura da casa, bancos do projeto.
Dia 30 nos deslocamos ao parque de Rodeio de Osório tivemos a oportunidade de conviver até o final do evento, realizando troca de experiências ( culinária, dança, música, jogos e costumes). Um dos momentos que mais foi marcante do evento foi a passagem de ano, onde se reunimos como uma grande família. Devido ao fuso horário, a passagem de ano foi comemorada diversas vezes. Além disso, tendo como paisagem o Parque Eólico de Osório.
Com tudo não tenho como explicar o que vi e que senti, ver jovens de toda a América vindo para o Brasil , para seguir um lema "SERVIR". Dias que ficarão na memória (fotos lembrarão para sempre), tendo como estímulo para um próximos pioneiros. Afinal nosso grande mestre nos ensinou que: "Nós nunca falhamos quando tentamos fazer nosso dever, apenas falhamos quando deixamos de faze-lo." - Baden Powell.

Texto: Thaís Cassiele
Pioneira do G. E. Tupinambás