26 de fev. de 2014

Jaci Delazeri recebe Diploma de Mérito do Tupinambás

Em ato ocorrido na sede do 44 Grupo de Escoteiros Tupinambás, o empresário Jaci Delazeri recebeu, das mãos da Executiva e Chefias, o Diploma de Mérito pela parceria que mantém com o grupo.
Homenagem ocorreu com a presença do empresário Ricardo Meneguzzo, que já foi presidente e atualmente é parceiro incondicional, que também acompanhou a entrega de uma camiseta e um lenço.
Principal objetivo da entrega do Diploma é recompensar pessoas ou entidades que tenham prestado serviços, concedido excepcionais facilidades para realização de grandes atividades escoteiras, oferecido valores em bens materiais ou em espécie, ou ainda cedidos instalações para sedes, em proveito de órgãos escoteiros.
Executiva anuncia que em breve serão entregues outros diplomas a pessoas, empresários e empresas que sempre colaboraram com o Tupinambás.
 “É através da parceria de muitos que podemos fazer mais para que o Movimento Escoteiro promova um trabalho de qualidade nos atuais três grupos hoje existentes em Erechim. Aos parceiros do Tupinambás, que somam-se desde Poderes Públicos locais, estaduais, empresários, voluntários e comunidade em geral, o nosso muito obrigado por toda e qualquer ação que venha somar-se as nossas e obtermos um resultado positivo com os jovens hoje inseridos neste grande trabalho que é exemplo em todo o planeta desde a sua fundação em 1907”, destacou a presidente do Tupinambás, Silvia Cacioli.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa

16 de fev. de 2014

Tropa Sênior trabalha os Ciclos de Programa para 2014

Na tarde de sábado, 15/02 a Tropa Charrua do GET reuniu-se na sede para  realizar a programação e o calendário de atividades para 2014.
 Nesta proposta os jovens sugerem as atividades e ao mesmo tempo exercitam mecanismos de  participação que consideram sua opinião e que também lhes ensinam a respeitar e valorizar a opinião alheia.
O ciclo de programa é um eficiente mecanismo para ouvir e para que os jovens aprendam a incorporar essa conduta a seu jeito de ser.
A tarde foi muito proveitosa, com a realização dos Conselhos de Patrulha, Corte de Honra  e Assembleia de Tropa, além de muita diversão.
Para as chefias do Ramo Sênior a grande presença dos jovens e a excelente programação elaborada pelos mesmos projetam um grande ano com ótimas atividades.

10 de fev. de 2014

Clã de Pioneiros no II Moot Interamericano




No período de 27 de dezembro a 4 de Janeiro foi desenvolvido segundo Moot Interamericano, com a presença de mais de 1500 participantes. Com a representação do grupo Tupinambás, fui eu como pioneira Thaís Cassiele Piovezan e o Mestre Daniel Vacaro.
O início do evento começou em um dia de solstício de verão (42°C, com sensação térmica de 54°C ) após a recepção fomos encaminhados a uma das quatro rotas do evento ( rota do sol, rota da terra, rota da serra, rota das águas). A rota das águas foi desenvolvida na cidade de Três Coroas. O cronograma tivemos um dia para desfrutar de atividade de rafting, trilha, arco e flecha, músicas típicas e noite havaiana. Nos próximos 2 dias foram desenvolvidas atividades comunitária. Na minha escolha, fomos no projeto criança feliz, onde foi desenvolvido uma composteira, jardinagem e pintura da casa, bancos do projeto.
Dia 30 nos deslocamos ao parque de Rodeio de Osório tivemos a oportunidade de conviver até o final do evento, realizando troca de experiências ( culinária, dança, música, jogos e costumes). Um dos momentos que mais foi marcante do evento foi a passagem de ano, onde se reunimos como uma grande família. Devido ao fuso horário, a passagem de ano foi comemorada diversas vezes. Além disso, tendo como paisagem o Parque Eólico de Osório.
Com tudo não tenho como explicar o que vi e que senti, ver jovens de toda a América vindo para o Brasil , para seguir um lema "SERVIR". Dias que ficarão na memória (fotos lembrarão para sempre), tendo como estímulo para um próximos pioneiros. Afinal nosso grande mestre nos ensinou que: "Nós nunca falhamos quando tentamos fazer nosso dever, apenas falhamos quando deixamos de faze-lo." - Baden Powell.

Texto: Thaís Cassiele
Pioneira do G. E. Tupinambás

5 de fev. de 2014

Prefeitura assume compromisso para garantir atividades do Tupinambás

A prefeitura de Erechim, através das secretarias de Obras e de Coordenação e Planejamento, assumem compromisso com o grupo de Escoteiros Tupinambás de colocar asfalto nas travessas próximas à praça Baden Powell. A obra dá condições para que 120 crianças e jovens que fazem parte do grupo desenvolvam suas atividades no local. A prefeitura pretende executar o serviço até o final deste mês.
O vice-presidente do grupo Tupinambás, Ademir Fávero, justifica o pedido alegando que as travessas, uma ao lado da praça e outra abaixo do Viaduto Rubem Berta, estão com bastante buracos e soltando pedras, o que traz risco para as atividades. “Esse é um pequeno trecho, mas que reúne mais de 100 crianças a cada atividade. Nas condições em que está, há o risco de que caiam ou sofram algum outro tipo de acidente”, declarou.
 O compromisso entre prefeitura e Tupinambás foi firmado na manhã desta quarta-feira (5) com a presença dos secretários de Coordenação e Planejamento, Anacleto Zanella, de Obras, Jorge Psidonik, adjunto de Obras, Alderi Barbisan, o vice-presidente dos Tupinambás, Ademir Fávero, e o assessor de imprensa dos Tupinambás, Carlos da Silveira.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa