11 de abr. de 2013

Em audiência com Paulo Polis Tupinambás firma parceria para implantação de projeto dos EUA no município


O 44º Grupo de Escoteiros Tupinambás, por meio do Chefe do Ramo Sênior, Paulo Hubner e do voluntário, jornalista Carlos Alberto da Silveira, esteve em audiência com o prefeito Paulo Polis, na última quarta, 10, oportunidade em que apresentaram o  projeto de conscientização sobre o descarte de medicamentos P2D2 Brazil,  baseado em um programa desenvolvido por estudantes dos Estados Unidos. Este programa hoje é modelo para a maioria dos estados americanos.
Na oportunidade foi destacado que o objetivo é  implantar o projeto na cidade de Erechim realizando visitas às residências, levando material explicativo sobre a importância do descarte consciente dos medicamentos e alertar a população sobre o perigo da contaminação da água e do meio ambiente.
 O Projeto P2D2 Brazil  tem o apoio da União dos Escoteiros do Brasil (UEB) e de instituições internacionais, entre elas o Programa das Nações unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Escola Pontiac Twp. High School da cidade de Pontiac, Illinois.
Ao entregar cópia ao prefeito, o coordenador do projeto Paulo Hubner também repassou  uma carta do governador do estado de Illinois, Pat Quinn, solicitando apoio institucional para a implantação do projeto no Brasil.Como o projeto tem caráter internacional, pretende-se ampliar a atuação do P2D2 para todo o território nacional.

O programa funcionará da seguinte forma:

 O Grupo de Escoteiros realizará uma campanha de conscientização  com visitas às residências e divulgações em feiras, avenidas, etc. entregando material explicativo (folders, panfletos, cartazes, etc.)
Rede de Farmácias, Postos de Saúde e Hospitais: Disponibilizariam espaço para colocação de caixas de coleta e  de cartazes indicativos da campanha.
          Secretaria da Saúde e Meio Ambiente: Teriam a responsabilidade de recolher os resíduos e implementar a logística reversa.


Na mesma oportunidade, também entregaram cópia do 1º Acampamento Cultural Escoteiro de Erechim – 2013, que tem por objetivo criar um evento de âmbito internacional para a promoção da cultura em suas diversas formas dentro e fora do movimento escoteiro. O evento será realizado no parque de exposições da ACIEE (FRINAPE) e prevê desenvolver a cultura em suas diversas perspectivas: música, teatro, literatura, artes plásticas, artes circenses e pintura.
Serão convidados grupos escoteiros de todas as regiões brasileiras, inclusive de fora do país (MERCOSUL). Espera-se mais ou menos 500 participantes em sua totalidade e pretende-se dar uma continuidade ao evento a cada dois anos, sempre na cidade de Erechim.
Objetivos gerais
        Realizar um encontro escoteiro em Erechim/RS no período de 11, 12 e 13 de outubro de 2013 para o desenvolvimento e incentivo à cultura para integrantes do Movimento Escoteiro e para a sociedade em geral. O evento terá um Festival de Canções Escoteiras, Oficinas de Cultura (Teatro, Artes Plásticas, Pintura, Literatura e Circo) e Bases de Aventura. Sendo que as últimas duas serão abertas para a comunidade participar (escolas públicas e centros de apoio serão convidados).
Objetivos específicos
 - Despertar nos jovens o interesse pela cultura em suas diversas formas;
- Apresentar a cidade de Erechim para outros grupos escoteiros;
- Possibilitar uma troca de experiências entre jovens do movimento escoteiro de diferentes regiões e da sociedade Erechinense;
- Valorizar artistas, escritores e profissionais da cultura da região;
- Criar um vínculo entre o Movimento Escoteiro de Erechim com as instituições culturais.
 Objetivos de médio e longo prazo
  - Difundir o  Escotismo na região do Alto Uruguai aumentando sua participação social e o número de integrantes nos grupos.
- Propor e consolidar mais um evento de expressão internacional para a cidade de Erechim;
- Entrar no calendário nacional de eventos escoteiros, trazendo cada vez mais participantes e reconhecimento para Erechim nos assuntos Escotismo e Cultura.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa