7 de jun. de 2011

Tupinambás participa ativamente do MUTECO 2011

No ano internacional das florestas, o Grupo de Sustentabilidade da União dos Escoteiros do Brasil elegeu como tema “Nossa preocupação com parques, praças e áreas verdes em geral”, que são o “habitat” ideal para concretizar a educação ambiental e a prática do escotismo.
Desta forma o 44º Grupo de Escoteiros Tupinambás está participando do XX Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica onde, através de práticas locais estão trabalhando pelo enriquecimento da flora e, com isso sua própria consciência ambiental.
A primeira fase deste trabalho ocorreu no último sábado, 04, oportunidade em que o grupo brindou a sociedade com trabalho duro, capinando e plantando na Praça Lorde Baden-Powell com o objetivo de recuperar áreas verdes e transformá-la em um lugar agradável para a comunidade.
Nem bem terminada essa tarefa, no domingo, 05, o grupo se engajou em outra atividade na Praça Jaime Lago, momento em que trabalharam a conscientização pela destinação correta do lixo e a importância de reciclar esse material.
Desta forma o Tupinambás reforça a ligação centenária do Movimento Escoteiro com o meio ambiente, estrategicamente engendrada pelo fundador como parte dos princípios e do método escoteiro, tudo isso em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente do município e com o apoio dos alunos Luan e Taís do curso de biologia da URI, campus de Erechim.
Esse relacionamento, de acordo com a chefia, traz frutos para o movimento, como no apoio material ao grupo escoteiro gerando benefícios à sociedade nas ações ecológicas empreendidas e na educação da juventude. “Nos permite cumprir com nosso dever para com o próximo e ensinar a cidadania às nossas crianças”, destacam.
Numa próxima fase, o grupo irá realizar uma atividade no Parque Municipal Longines Malinowski que consistirá em uma trilha ecológica onde os participantes poderão conhecer e catalogar as diversas espécies nativas.
“Essas atividades além de trazer o conhecimento instiga a descoberta de uma forma investigativa, mais interessante do que receber informações. Com isso, pretendemos desenvolver a educação ambiental através de jogos e atividades, e desejamos que todos aproveitem para reforçar seus laços com a comunidade, através de propostas úteis para as áreas que são de todos”, finaliza a Chefia.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa