23 de jul. de 2010

Tupinambás vive Aventura Sênior e Guia em Paranaguá





A Tropa Sênior viveu, recentemente, a grande “Aventura Sênior e Guia”, ocorrida na cidade de Paranaguá, estado do Paraná. A abertura foi no dia 17, no local das atividades, em Praia do Leste na sede do Banestado.
Na oportunidade os jovens foram divididos em quatro sub campos. Ao Tupinambás ficou o Paranaguá, representado pela cor verde. Havia aproximadamente 70 patrulhas por Sub Campo, incluindo uma patrulha do HAITI.
As atividades eram variadas, mas de grande valia e emoção. Por causa da chuva intensa, ao invés de acampamento, todos tiveram que dormir num ginásio, pois a água alagou o local, porém nenhuma atividade foi cancelada.
No domingo pela manhã ocorreu uma atividade surpresa na cidade de Sérgio Scheleder, momento em que ficaram sabendo que haveria um Raffting.
Na parte da tarde foram para o Porto de Paranaguá onde tiveram uma palestra sobre o funcionamento em geral e sobre cargas portuárias (escotismo também é cultura), após foram conhecer os navios cargueiros.
Na segunda de manhã os jovens saíram para uma trilha e pernoite. Com aproximadamente 10 km, tinha como primeira parada um cemitério de índios, local que havia uma base de exercito onde estava um enfermeiro e chefia ajudando na organização e chegada dos jovens. Após houve a parada para o almoço.
Seguindo a trilha, a próxima base era de confecção da jangada onde era fornecido todo material necessário como taquaras, sisal, toneis e outros materiais necessários. Só podia sair com a jangada no rio após a mesma ser aprovada por chefes especializados em nós e amarra e pela Marinha do Brasil, já que a profundidade do rio era mais de 30m. Depois do pernoite os jovens eram encaminhados para a descida do rio Guaragaçú com as suas próprias jangadas num trajeto de 17 km. O Tupinambás chegou até o fim, alcançando a 29ª colocação, que por sinal foi muito boa, pois o Sub Campo tinha 69 patrulhas.
Na noite de encerramento, no dia 20, o ponto principal foi a entrega de Eficiência de Campo, modalidade também alcançada pelo Tupinambás.
“Esta foi uma oportunidade muito grande para nossos jovens, pois viram que é só se unir e ter um bom sistema de patrulha que tudo da certo”, destaca a Chefe Rosangela, orgulhosa desses jovens, que foram para essa aventura pois souberam representar muito bem o GE Tupinambás.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa