1 de dez. de 2009

Escoteiros realizam Corrida de Orientação

A Tropa Lagarto, do 44º Tupinambás, realizou, recentemente, sob coordenação do Chefe Albuquerque, na chácara do Grupo, a Corrida de Orientação, atividade esta que é adotada pelo grupo de Erechim, sendo um dos únicos em nível distrital, a fazer com que os seus membros conquistem este tipo de especialidade. Este foi o último item, ou seja, a realização e montagem de azimute e distância.
A Corrida de Orientação é um esporte no qual o competidor tem que passar por pontos de controle, marcados no terreno no menor tempo possível. Auxiliado por uma bússola e um mapa, o que a torna mais interessante, o jovem tem que desenvolver a habilidade de correr e usar o raciocínio ao mesmo tempo. Tudo isso em contato permanente com a natureza.
Este esporte apresenta-se como um processo pedagógico capaz de desenvolver nas pessoas a consciência ecológica ao utilizar, de forma lúdica, a natureza como campo de jogo. “A vida selvagem não pode ser perturbada, bem como o solo e a vegetação não podem sofrer danos”, destaca Albuquerque.
“A cada dia esta modalidade vem despertando interesse e conquistando mais adeptos, inclusive tornando-se esporte olímpico e faz parte do currículo dos cursos de Educação Física de diversos estabelecimentos de ensino do Brasil”, argumenta.
Também foi passado para os jovens conhecimentos sobre modalidades de orientação, regras básicas dos campeonatos de orientação, regras sobre consciência ecológica, uniforme, material usado nas competições e sobre a simbologia utilizada nos mapas de orientação.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa