16 de nov. de 2009

Tropa Sênior do Tupinambás visita a Toca da Onça em Barão de Cotegipe





Desde os primórdios tempos as cavernas encantam o homem. No início, eram usadas como abrigo, nelas foram deixadas restos de fogueiras, alimentos, ossos e pinturas que nos permitem conhecer a vida e os hábitos dos nossos ancestrais. Frágeis e fascinantes, atraem pessoas pelos mais diversos motivos, sejam eles científicos, curiosidade ou aventura, as cavernas propiciam o mais intenso contato com a natureza.
Em nossa região temos a caverna conhecida como a Toca da Onça. Situada na estrada que liga os municípios de Erechim a Barão de Cotegipe nas coordenadas 27º 38' 10,95 S e 52º 201 53,52 W, foi explorada na tarde do último sábado 14, pela Tropa Sênior do G.E. Tupinambás, devidamente acompanhada pela chefia que já havia feito um estudo anterior sobre o local.
Na oportunidade, a caverna foi mapeada pelos jovens que adentraram a mesma com um pouco de receio, pois, afinal, são inúmeras as histórias que relatam que ela servia de habitat para as onças pintadas, muito comum em nossa região.
Suas paredes aparentemente são compostas de rocha calcárea, com aproximadamente 8 metros de profundidade e possui uma curva acentuada para a esquerda na metade de sua extensão. Sua largura varia de 2,70m na entrada a 1,20m no final. A altura também sofre alterações significativas variando de 1m na entrada até 0,50m após a curva.
In Loco, os Sêniors verificaram que a Toca da Onça recebe "visitas", pois foram encontradas garrafas de refrigerante e de bebida alcoólica, o lixo foi recolhido. Para a Chefia do Ramo Sênior a atividade foi válida, pois os jovens tiveram a oportunidade de integrar os conhecimentos recebidos no Movimento Escoteiro realizando uma aventura em pleno contato com a natureza.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa