30 de nov. de 2009

Tropa Sênior realiza Jornada Ciclística

A Tropa Sênior do Tupinambás (44) realizou na tarde do último sábado de novembro (28) uma Jornada Ciclística que teve um percurso aproximado de 20km.
O deslocamento entre a sede até a chacára do grupo foi realizado pelo Bairro Esperança, seguindo pela linha São Roque cruzando a BR 153 e saindo próximo à linha Aurora. O retorno foi pela RS 331.
Na oportunidade, os Sêniors cumpriram alguns itens da especialidade de Ciclismo, entre eles, a elaboração da atividade levando em conta todos os quesitos de segurança e de primeiros socorros, bem como ter o conhecimento das regras de segurança e o Código de Trânsito para ciclistas, tanto na cidade como no campo.
Como tem ocorrido em quase todos os finais de semana, a instabilidade do tempo não poupou os Sêniors, momento em que saíram sob chuva torrencial e retornaram com um belo e ensolarando final de tarde.

24 de nov. de 2009

Futebol de Sabão agita Seniors e Tropas Escoteira


Se não se pode ir até a água, então que se traga a mesma. Esta foi a teoria adotada pela chefia da Tropa Sêniors e Escoteiro (a) do 44º Tupinambás a fim de amenizar um pouco o cancelamento da atividade que levaria o Grupo até o Marina Park no município de Capão da Canoa, mas que infelizmente foi cancelado pela ação do vento que chegou naquele local a 133 km por hora, vindo a provocar um grande estrago em suas estruturas.
Desta forma, como forma de “voltar” a ser um pouco criança e “lobo”, já que a infância nunca morre, se proporcionou um campeonato de Futebol de Sabão junto a Praça B.P. o que garantiu muita descontração, gargalhadas e, é obvio, muita gente molhada.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa

23 de nov. de 2009

Alcatéia aprende o respeito e cuidados com as bandeiras

A Alcatéia do 44º Grupo de Escoteiros Tupinambás, teve, recentemente, um momento especial de aprendizado, oportunidade em que aprenderam sobre o respeito e de que maneira devem ser tratadas as bandeiras, sejam elas do grupo, municípios, Estado ou do Brasil.
Na oportunidade, a Chefe Kaa (Leda), destacou o Dia da Bandeira (19 Novembro), e o porque do civismo na vida de cada cidadão, esteja ele inserido em grupos, organizações ou apenas em sua sociedade.
“Saber respeitar os símbolos nacionais faz parte do conviver em uma sociedade que busca, acima da democracia, a igualdade para todos os seus cidadãos”, destacou Kaa a todos os membros presentes na atividade.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa

20 de nov. de 2009

Tupinambás recebe o certificado “Amigo da Brigada Militar”

O 44º Grupo de Escoteiros Tupinambás recebeu, dentro das comemorações dos 172 anos da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, o Certificado Amigo da Brigada Militar, pelos serviços prestados à comunidade, em especial em parceria com a corporação em atividades que envolvem o cidadão e a cidadania.
Na oportunidade, recebeu em nome do Grupo o Comissário Distrital e chefe da Clã Pioneiro, Sérgio Mosele.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa

Forte temporal no litoral norte obriga o cancelamento do 1º Capão Beach Scout - Marina Park

Temporal com rajada de vento superior a 130 km/h provocou pânico no Litoral Norte do RS, na tarde desta quinta-feira, 19, houve destelhamento e diversas avarias no local do acampamento e, existe a previsão de fortes chuvas para este final de semana em Capão da Canoa.
Segundo os organizadores do evento, o adiamento da atividade se faz necessário pois devido aos estragos não existe local em condições de acantonamento e acampamento.
A Direção do G.E. Tupinambás informa que o evento não foi cancelado, apenas transferido para uma outra data, a ser definida.

16 de nov. de 2009

Seresteiros do Tupinambás fazem bonito à 1ª Dama da capital do Estado


O Grupo Seresteiros do 44º Tupinambás mostrou arte e cultura na noite do último dia 13, oportunidade em que fez uma participação especial no show de Geraldo Flack e Isabela Fogaça, esposa do prefeito da capital do Estado, José Fogaça. A apresentação ocorreu no anfiteatro do SESC e faz parte da Turnê “Arte SESC – Cultura por toda a parte”.
Os Seresteiros do Tupinambás desempenham um forte papel social junto ao Grupo, pois são através das suas apresentações que se possibilita a entrada de pessoas carentes no Movimento Escoteiro, visto que as mensalidades são subsidiadas através do que arrecadam. Outro grande benefício que proporcionam, é a possibilidade da realização de cursos de chefias e viagens dos membros em atividades fora do município e que são de extrema importância para o desenvolvimento e aprimoramento das atividades propostas intra e extra sede.
Os integrantes dos Seresteiros não são necessariamente formados por escotistas ou pais de escoteiros, sêniors ou lobinhos, mas de pessoas comuns que amam a arte e a cultura e, através dela, proporcionam a formação de jovens aptos a enfrentarem a sociedade que os espera lá fora.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa

Tropa Sênior do Tupinambás visita a Toca da Onça em Barão de Cotegipe





Desde os primórdios tempos as cavernas encantam o homem. No início, eram usadas como abrigo, nelas foram deixadas restos de fogueiras, alimentos, ossos e pinturas que nos permitem conhecer a vida e os hábitos dos nossos ancestrais. Frágeis e fascinantes, atraem pessoas pelos mais diversos motivos, sejam eles científicos, curiosidade ou aventura, as cavernas propiciam o mais intenso contato com a natureza.
Em nossa região temos a caverna conhecida como a Toca da Onça. Situada na estrada que liga os municípios de Erechim a Barão de Cotegipe nas coordenadas 27º 38' 10,95 S e 52º 201 53,52 W, foi explorada na tarde do último sábado 14, pela Tropa Sênior do G.E. Tupinambás, devidamente acompanhada pela chefia que já havia feito um estudo anterior sobre o local.
Na oportunidade, a caverna foi mapeada pelos jovens que adentraram a mesma com um pouco de receio, pois, afinal, são inúmeras as histórias que relatam que ela servia de habitat para as onças pintadas, muito comum em nossa região.
Suas paredes aparentemente são compostas de rocha calcárea, com aproximadamente 8 metros de profundidade e possui uma curva acentuada para a esquerda na metade de sua extensão. Sua largura varia de 2,70m na entrada a 1,20m no final. A altura também sofre alterações significativas variando de 1m na entrada até 0,50m após a curva.
In Loco, os Sêniors verificaram que a Toca da Onça recebe "visitas", pois foram encontradas garrafas de refrigerante e de bebida alcoólica, o lixo foi recolhido. Para a Chefia do Ramo Sênior a atividade foi válida, pois os jovens tiveram a oportunidade de integrar os conhecimentos recebidos no Movimento Escoteiro realizando uma aventura em pleno contato com a natureza.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa

1 de nov. de 2009

Assembléia Geral elege nova direção para o biênio 2010/2011


Reunidos em Assembléia Geral os sócios da Sociedade Mantenedora do 44º G.E. Tupinambás elegeram, na tarde do último sábado, 31/10, a nova Direção Executiva, Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo para o biênio 2010/2011.
Direção Executiva
Presidente: Walter Luiz Coppini
Vice-Presidente: Giovana Collet
1º Secretário: Ebrair Luiz Albuquerque
2º Secretário: Irma Brondani Bianchini
1º Tesoureiro: Marta Brito Vacaro
2º Tesoureiro: Edson Ecker
Conselho Fiscal - efetivos
Amauri José Secco
Isaltino Lucio Batistel
Paulo Roberto B. Goelzer
Conselho Fiscal - Suplentes
Alencar Antônio Tormem
Delmar Antonio Canova
Gilmar F. Cechet
Conselho Deliberativo - Efetivos
Presidente: Paulo Roberto Hubner
Vice-Presidente: Alexandre Miola
Cláudio Demarco
Ben-Hur Casanova Grando
Maria Bernadete Noskoski
Osmar Jorge Arbter
Noeli Nunes
Conselho Deliberativo - Suplentes
Nadyr Piana
Rosi Cler Bianchi
Ronaldo Duarte
Ivone Ciello Petzhold