7 de abr. de 2009

Indicação de Mantovani, subscrita por todos vereadores solicita erguimento de monumento ao Escotismo Mundial




A Indicação do vereador Mantovani (PP), aprovada por unanimidade e subscrita por todos os vereadores na sessão da última segunda, 06, fará com que, a exemplo do município de Caxias do Sul, Erechim tenha um monumento que, erguido em local público, ressaltará o Movimento Escoteiro Mundial nos seus mais de 100 anos desde a sua fundação na Inglaterra e as quase 6 décadas desde que foi instalado o primeiro Grupo Escoteiro em nosso município. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Casa, vereador Cezar Caldart (PR). Presentes na sessão, membros dos dois grupos locais.
A mesma será encaminhada ao prefeito municipal Paulo Polis, Escoteiro Honorário do Grupo Tupinambás para que, através da Pasta ou Departamento competente da municipalidade, autorize a sua confecção e instalação. A edificação será denominada “Homenagem ao Movimento Escoteiro”. A sua manutenção, bem como do local onde será colocado, será de total responsabilidade dos Grupos Tupinambás e Acauã. Em Erechim ainda fez história o grupo “Rosa dos Ventos”.
Mantovani, que faz parte da família Tupinambás, onde foi Escoteiro (Cobaia) e Sênior em sua juventude, destacou que o Escotismo é uma importante contribuição para a formação de crianças e adolescentes que, após sua passagem pelos diversos ramos (Lobinho, Escoteiro, Sênior e Pioneiro), se fortalecem para a vida na sociedade, como também os forja como homens e mulheres aptos a enfrentarem todas as dificuldades que os aguarda em toda a sua vida.
“Hoje, passados 100 anos desde a sua fundação e com um histórico invejável em todo o mundo, o Escotismo deve, como as demais agremiações, associações e clubes de serviços de nosso município, merecer uma distinção especial para que os que aqui residem ou para quem visita nossa cidade, saibam que neste município existe o Movimento Escoteiro e que o mesmo recebe atenção, carinho e valorização de toda a sociedade pelo que faz nas horas de dificuldade, nos trabalhos sociais, nas atividades cívicas, na ajuda de controle de epidemias, campanhas do município, civismo, conscientização e valorização do meio ambiente e em todas as ações aos quais são chamados pela sociedade”, destacou Mantovani.
“Estar no Escotismo foi um dos melhores momentos de minha vida, pois ainda guardo em minha casa a camisa do Tupinambás e em minha memória os trabalhos executados nas três patrulhas em que fui Monitor. Encaminhamos nossos filhos a estes grupos e não precisamos puni-los, pois trilharão os caminhos do bem. Esta é uma Indicação da Câmara Municipal de Vereadores”.
Em sua manifestação, o vereador Zé da Cruz (PMDB) destacou que são estas as iniciativas que o Poder Legislativo deve louvar. “Como é importante participar destes grupos, pois o Escotismo forma cidadãos decentes através da valorização da hierarquia empregada. Cem anos é muita história, pois muitos homens e mulheres se formaram dentro dos seus princípios”, destacou.
Ernani Mello (PDT), que esteve na presidência da Casa momento em que se realizou a Sessão Solene dos 100 Anos, destacou a admiração que tem pelo trabalho realizado pelo Movimento Escoteiro em Erechim e no mundo. “Deus deu ao homem o poder do livre arbítrio e da capacidade de inteligência, e o que vemos é a auto-destruição, a exemplo das drogas, uma epidemia na sociedade. O que os nossos filhos estão assistindo na televisão. O que estão ensinando as novelas e os filmes. Se queremos um mundo melhor temos que dar sustentação a estes movimentos. Quem não apoiar, logo ali vai pagar a conta. Um excelente trabalho de pessoas que se doam para os outros”.
Em sua manifestação, o presidente da Casa lançou um desafio aos grupos escoteiros locais para que, juntos com a Câmara Municipal e sociedade busquem caminhos para minimizar o uso das drogas em Erechim. “Admiro e dou, sempre que posso, a minha contribuição ao Escotismo. Um exemplo de cidadania, civismo, moral, ética, religiosidade e formação humana e profissional”, finalizou.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa