5 de mai. de 2020

Atividades on-line agitam a Alcateia do Tupinambás

Esse período de isolamento social que as pessoas estão vivendo mudou o curso de inúmeras atividades no país e no mundo.
Com o movimento escoteiro não seria diferente e, aproveitando que os jovens estão cada vez mais conectados, os velhos lobos do grupo adaptaram as tradicionais reuniões de sábado a tarde para o Skype e Whatsapp.
A ideia, desde o início, foi manter a progressão dos jovens atualizada e incentivar a participação das famílias no escotismo. Os sábados possuem hasteamento e arriamento de bandeira, grande uivo, histórias e muita diversão para os lobinhos e suas famílias.
Além disso, os jovens fizeram questão de participar da hora do planeta com seus familiares e dedicaram-se em todas as atividades para cumprir itens de especialidades.
Ah as especialidades! As reuniões online motivaram muitos lobinhos a cumprirem itens com que tinham afinidade e após um levantamento realizado, vários lobinhos precisavam de um ou dois itens para conquistar as especialidades.
O último sábado foi um festival de apresentações, risadas, culinária, confeitaria, esportes e muita conexão. As atividades são realizadas a cada quinze dias, para adaptar as necessidades de cada um dos lobinhos e suas novas rotinas on-line.
O melhor que se pode obter de toda a situação foi reinventar a forma de trabalhar com jovens, entendendo que a tecnologia pode e deve ser utilizada no movimento e superar as dificuldades com um sorriso no rosto.
Texto e fotos: Nicole Pereira