5 de mai. de 2020

Atividades on-line agitam a Alcateia do Tupinambás

Esse período de isolamento social que as pessoas estão vivendo mudou o curso de inúmeras atividades no país e no mundo.
Com o movimento escoteiro não seria diferente e, aproveitando que os jovens estão cada vez mais conectados, os velhos lobos do grupo adaptaram as tradicionais reuniões de sábado a tarde para o Skype e Whatsapp.
A ideia, desde o início, foi manter a progressão dos jovens atualizada e incentivar a participação das famílias no escotismo. Os sábados possuem hasteamento e arriamento de bandeira, grande uivo, histórias e muita diversão para os lobinhos e suas famílias.
Além disso, os jovens fizeram questão de participar da hora do planeta com seus familiares e dedicaram-se em todas as atividades para cumprir itens de especialidades.
Ah as especialidades! As reuniões online motivaram muitos lobinhos a cumprirem itens com que tinham afinidade e após um levantamento realizado, vários lobinhos precisavam de um ou dois itens para conquistar as especialidades.
O último sábado foi um festival de apresentações, risadas, culinária, confeitaria, esportes e muita conexão. As atividades são realizadas a cada quinze dias, para adaptar as necessidades de cada um dos lobinhos e suas novas rotinas on-line.
O melhor que se pode obter de toda a situação foi reinventar a forma de trabalhar com jovens, entendendo que a tecnologia pode e deve ser utilizada no movimento e superar as dificuldades com um sorriso no rosto.
Texto e fotos: Nicole Pereira





 

 

 

 




4 de mai. de 2020

Gincana Cultural movimenta Tropa Escoteira do Tupinambás

Com a suspensão das atividades presenciais determinada pela UEB Nacional a Tropa Lagarto investe nas gincanas culturais.
O ramo escoteiro lançou a sua 2º Gincana Cultural, cujo  objetivo é interagir e motivar os escoteiros por meio de atividades lúdicas, de pesquisa e de entretenimento, tendo o envolvimento de todos os escoteiros e pais.
Além disso, a atividade permite aos jovens colocar em prática sua promessa, estimulando, além do aprendizado, a autoestima, a socialização entre os integrantes da comunidade (ex escoteiros, chefes e escotistas), o senso de coletividade e o respeito às diferenças.
As gincanas culturais fazem parte do calendário de atividades internas da Tropa Lagarto e a organização e planejamento das mesmas vem sendo realizado antes da paralização das atividades em função da pandemia do coronavírus e, estão sendo coordenadas e monitoradas por meio de videoconfêrencia e postagens nos grupos de whatsApp.
Os chefes envolveram-se no preparo das tarefas, e cada qual sugeriu uma proposta de atividade para que os escoteiros pudessem realizar dentro do espaço de sua casa, cujo conteúdo houvesse sido anteriormente trabalhado em várias atividades na sede e em acampamentos.
Texto e fotos: Chefe Marlon Soares












2 de mai. de 2020

Sêniors e Guias do Tupinambás realizam reuniões virtuais durante pandemia

Com a suspensão das atividades presenciais determinada pelos Escoteiros do Brasil (UEB Nacional) a alternativa é improvisar com reuniões virtuais. Mesmo a distância, as patrulhas da Tropa Charrua se mostraram familiarizadas com as ferramentas usadas para realizar as atividades on-line.
As reuniões ocorrem por meio de aplicativos de videoconferência para deliberar sobre atividades que possam ser organizadas por patrulhas, mas realizadas individualmente pelos jovens em suas respectivas residências.
Para as chefias do Ramo Sênior, os encontros virtuais visam manter o espirito escoteiro em alta dando sequência no processo de progressão pessoal evitando assim a desmobilização dos jovens durante este período de distanciamento social.
Texto: Paulo R. Hubner
Fotos: Ricardo Favarin e Paulo R. Hubner