28 de jun. de 2015

Tupinambás realiza visita ao Parque Municipal Teixeira Soares





O Grupo Escoteiro Tupinambás realizou sábado, 27/06, uma visita ao Parque Municipal Teixeira Soares, localizado no município de Marcelino Ramos, o objetivo principal foi a realização de um treinamento para as equipes de serviço que irão trabalhar no parque, cuja inauguração está prevista para o dia 17 de julho. Participaram da atividade todos os ramos com a presença de mais de 90 pessoas entre jovens e adultos.
O parque Teixeira Soares está recebendo investimentos em uma área de 429 hectares, que irá proteger um dos ecossistemas mais ameaçados do Bioma Mata Atlântica, além de rico refúgio de espécies nativas ameaçadas de extinção.

Ali também estão espécies nativas ameaçadas de extinção, entre as plantas, a grápia está enquadrada na categoria vulnerável do Rio Grande do Sul, enquanto a canela sassafrás se encontra em perigo no Brasil.
Entre os animais, o destaque para o gato-do-mato-pequeno, o veado-mateiro, o macuco e o pavó. O nome do parque -
TEIXEIRA SOARES, presta homenagem ao engenheiro carioca João Teixeira Soares, quem primeiro propôs ao Governo Federal a implantação de uma ferrovia colonizadora entre Santa Maria (RS) e Itararé (SP), e também ao nome popular da formação florestal típica que cobria originalmente toda a região do Alto Rio Uruguai, a Floresta Estacional Decidual ou Floresta do Rio Uruguai.