11 de dez. de 2014

Chefe Ebrair Albuquerque visita o "Group 2nd Don Mills A Troop" no Canadá




O Chefe do Ramo Escoteiro do G. E. Tupinambás, Ebrair Albuquerque, está realizando um intercâmbio no Canadá e, aproveitando algumas horas de folga, teve a oportunidade de conhecer e trocar experiências com um grupo escoteiro daquele país, segue o relato:
"Ontem estive visitando um grupo escoteiro aqui em Toronto o Group 2nd Don Mills A Troop onde pude compartilhar um pouco de cultura entre os países e vivência escoteira as quais passo a relatar.
O espírito é o mesmo. Fui recebido pelos Chefes Mike Cooke, Kelly Brockington e Jamie Woodyatt do ramo Castor e Bruce Tisdale, Mark Daly e Renée Saltmarsh do ramo Escoteiro, com muita alegria e brincadeiras porém ao cumprimenta-los com a mão esquerda percebi que eles não usam entrelaçar dedo mingo. Acharam interessante quando falei que no Brasil nos cumprimentamos dessa forma.
Nessa visita tive a oportunidade de assistir a promessa da Kelly Brockinston e Jamie Woodyatt, duas novas Chefes do ramo Castor.
Além dos ramos que temos no Brasil Lobinho, Escoteiro, Senior e Pioneiro, que eles chamam de Cub Scouts, Scouts, Venturer Scouts e Rover Scouts respectivamente, eles têm o ramo Beavers, os  Castores, de 5 à 7 anos.
As atividades deles são logicamente adaptadas às condições climáticas, principalmente nessa época do ano. Os encontros são realizados num ginásio de uma igreja, a “The Donway Covenant Unit Church”.  Esses encontros são nos dias de semana e à noite. Algum grupo ou outro realiza encontros aos Sábados.
As atividades nessa época do ano não duram mais que uma hora, por causa do ambiente  e se for mais extensa as crianças perdem o foco. Como eles se reúnem num ginásio eles fazem atividades por ramos em diferentes horários. Os Castores tem atividades com início às 18:00 h, os Escoteiros às 19:00 h e os Seniores às 20:00 h. Nesse grupo não tem o ramo Pioneiros e ficaram impressionados quando falei do efetivo do nosso grupo.
Quando é verão eles fazem atividades normais ao ar livre e a duração então é maior.
O encontro culminou com a entrega de exemplares do Jornal A Gralha e de um lenço do nosso grupo como recordação da visita. Como eles não estavam preparados para minha visita o Chefe Bruce Tisdale gentilmente me entregou, também como recordação, o lenço que ele ostentava.
Foi realmente uma troca de experiências agradável e gratificante."