7 de set. de 2014

Tropa Charrua do Tupinambás guarda Cápsula do tempo para ser aberta em 2029


Tropa Charrua 2014
Ademir Fávero representando a direção Executiva e o Chefe Paulo Hubner do Ramo Sênior lacraram o cofre com a cápsula.
Tropa Sênior 2014
Cartas, mensagens em vídeo e fotos foram guardadas na cápsula
        Trabalhar com a ordem do tempo, na antiguidade era ofício específico dos Deuses, seja do Olimpo, seja dos templos sagrados, ou da premonição do Oráculos. Hoje, o tempo passa pela crítica e criteriosa linha da ciência e da exatidão dos fatos. Não se faz a História sem fazer a história, das narrativas, das provas conceituais e científicas.
         Neste viés histórico e de poder “guardar o tempo”, nem que sejam as suas narrativas, o 44 Grupo de Escoteiros Tupinambás, através da Tropa Sênior realizou, no último final de semana, um momento ímpar dentro de sua história, oportunidade em que fez a solenidade de lacrar a cápsula do tempo da Tropa Charrua. Guardada no dia 07 de setembro de 2014, será aberta no dia 07 de setembro de 2029.
 Até lá muitas transformações histórias, culturais, sociais, políticas e científicas, mas todos os presentes assumiram o compromisso de estarem presentes nesta data que deverá ser histórica para a história do Tupinambás.  
 A proposta foi apresentada pelos jovens sendo viabilizada pelas chefias. A ideia é fazer outras "Cápsulas do Tempo" a cada dois ou três anos conforme ocorra a renovação da Tropa, ou seja, novos jovens, novas expectativas acerca das realidades que os cercam.
A atividade, com a presença de todos os ramos foi realizada com emoção e espírito de historicidade. Iniciou com um acantonamento no sábado à tarde, momento em que os jovens puderam finalizar suas mensagens e conversar sobre o evento.
          Os Sêniors escreveram cartas para si mesmo, gravaram vídeos, guardaram foto e deixaram suas expectativas para daqui 15 anos.
Também presentes, pais, Chefias, Pioneiros, Escoteiros e Lobos que participaram da cerimônia do fechamento da Cápsula do Tempo da Tropa Sênior.
Pais, Chefias, Pioneiros, Escoteiros e Lobos participaram da cerimônia do fechamento
da Cápsula do Tempo da Tropa Sênior