28 de set. de 2014

Tupinambás mais uma vez presente na Romaria de Nossa Senhora da Salette

Crédito foto:  http://portaldemarcelino.com.br/
Crédito foto:  http://portaldemarcelino.com.br/
Crédito foto:  http://portaldemarcelino.com.br/
Crédito foto:  http://portaldemarcelino.com.br/
Crédito foto:  http://portaldemarcelino.com.br/

Neste final de semana, 27 e 28, o 44º Grupo de Escoteiros Tupinambás participou, em mais uma edição, da Romaria de Nossa Senhora da Salette no município de Marcelino Ramos. Como já é tradição, o grupo teve grande participação na distribuição de água aos romeiros através da realização de um trabalho voluntário e de grande expressão para toda a comunidade regional e dos dois estados vizinhos que participam todos os anos deste tradicional evento onde circulam mais de 30 mil pessoas. Nem a chuva contínua atrapalhou o trabalho, igual aos realizados nos anos anteriores, o Tupinambás mantém um método organizado que adotou para a distribuição da água a todos os fiéis, de forma que ninguém fica sem levar um pouco de água que jorra na fonte daquele santuário.

14 de set. de 2014

Atividade Distrital no Acampamento Farroupilha





Os grupos escoteiros Tupinambás, Acauã e Erexim realizaram uma atividade conjunta neste sábado, 13, participando da abertura oficial do evento e da guarda da Chama Crioula.
Na oportunidade os jovens puderam aprender um pouco mais sobre a cultura gaúcha, com um palestra ministrada pelo tradicionalista Aldo de Assis Ribeiro.
No restante da tarde as chefias e os Sêniors dos três grupos finalizaram o subcampo,  espaço onde serão ministradas as oficinas culturais sobre o Escotismo. As oficinas serão apresentadas aos estudantes das escolas públicas e particulares que visitarão o Acampamento Farroupilha.
 Sêniors e Escoteiros irão ensinar nós, amarras e técnicas de acampamento, também serão apresentados vídeos institucionais sobre o Escotismo.

7 de set. de 2014

Tropa Charrua do Tupinambás guarda Cápsula do tempo para ser aberta em 2029


Tropa Charrua 2014
Ademir Fávero representando a direção Executiva e o Chefe Paulo Hubner do Ramo Sênior lacraram o cofre com a cápsula.
Tropa Sênior 2014
Cartas, mensagens em vídeo e fotos foram guardadas na cápsula
        Trabalhar com a ordem do tempo, na antiguidade era ofício específico dos Deuses, seja do Olimpo, seja dos templos sagrados, ou da premonição do Oráculos. Hoje, o tempo passa pela crítica e criteriosa linha da ciência e da exatidão dos fatos. Não se faz a História sem fazer a história, das narrativas, das provas conceituais e científicas.
         Neste viés histórico e de poder “guardar o tempo”, nem que sejam as suas narrativas, o 44 Grupo de Escoteiros Tupinambás, através da Tropa Sênior realizou, no último final de semana, um momento ímpar dentro de sua história, oportunidade em que fez a solenidade de lacrar a cápsula do tempo da Tropa Charrua. Guardada no dia 07 de setembro de 2014, será aberta no dia 07 de setembro de 2029.
 Até lá muitas transformações histórias, culturais, sociais, políticas e científicas, mas todos os presentes assumiram o compromisso de estarem presentes nesta data que deverá ser histórica para a história do Tupinambás.  
 A proposta foi apresentada pelos jovens sendo viabilizada pelas chefias. A ideia é fazer outras "Cápsulas do Tempo" a cada dois ou três anos conforme ocorra a renovação da Tropa, ou seja, novos jovens, novas expectativas acerca das realidades que os cercam.
A atividade, com a presença de todos os ramos foi realizada com emoção e espírito de historicidade. Iniciou com um acantonamento no sábado à tarde, momento em que os jovens puderam finalizar suas mensagens e conversar sobre o evento.
          Os Sêniors escreveram cartas para si mesmo, gravaram vídeos, guardaram foto e deixaram suas expectativas para daqui 15 anos.
Também presentes, pais, Chefias, Pioneiros, Escoteiros e Lobos que participaram da cerimônia do fechamento da Cápsula do Tempo da Tropa Sênior.
Pais, Chefias, Pioneiros, Escoteiros e Lobos participaram da cerimônia do fechamento
da Cápsula do Tempo da Tropa Sênior

Desfile de Sete de Setembro




Dentro do espírito de patriotismo nas programações da Semana da Pátria, o 44º Tupinambás de Erechim fez bonito no desfile de Sete de setembro, oportunidade em que o Grupo destacou-se pelo número de integrantes que possui, fazendo homenagem ao Patrono da Semana da Pátria Rudolf Krüger e aos Seresteiros.