5 de ago. de 2011

Projeto ambiental realizado por Sêniors é tema de monografia de Especialização em Educação Ambiental

Da esquerda para a direita Prof. Dr. Dionísio Link, Prof. Dr. Paulo Edelvar Correa Peres, Paulo Roberto Hubner e  Prof. Dr. Toshio Nishijima.

Apresentação do Projeto à banca da UFSM.

Entrevista realizada com moradores da  área de estudo.
O projeto Pequeno Maracajá, desenvolvido desde 2008, pela tropa Sênior do G. E. Tupinambás de Erechim foi tema do trabalho final da Especialização em Educação Ambiental na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A especialização foi realizada pelo Coordenador do Projeto Paulo Roberto Hubner.
O objetivo do projeto é realizar ações para conscientizar os moradores de áreas rurais, sobre a importância da preservação das espécies gato-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus) e gato-maracajá (Leopardus wiedii), em franco processo de extinção na região do Alto Uruguai.
A parceira com os integrantes do Grupo Escoteiro Tupinambás se deve a grande experiência da Instituição em desenvolver ações práticas em Educação Ambiental, oportunizando aos jovens a experiência de participar de uma pesquisa científica e, ao mesmo tempo, participarem ativamente como atores sociais intervindo diretamente na busca de soluções, levando aos moradores das áreas rurais informações e orientações de como proceder para evitar o conflito com os felinos.
Para o coordenador do projeto e autor da monografia, Paulo Hubner, os resultados do trabalho servirão para elaborar diversas ações destinadas a reduzir o conflito existente entre agricultores e as espécies de gato-do-mato.
Na declaração do jornalista Carlos Alberto da Silveira, do 44º Tupinambás, que iniciou com Paulo Hubner os primeiros passos para a elaboração do Projeto, ainda quando da atividade junto ao Parque Municipal Teixeira Soares no município de Marcelino Ramos e após, em reunião com a Comissão de Implantação daquela área nativa, este trabalho vem ao encontro da necessidade de ações práticas e educativas que buscam preservar as mais diversas espécies da fauna e da flora que estão em acelerado processo de extinção pelo progresso desordenado e pela ação criminosa do homem que, através da caça, acaba extinguindo várias espécies em um processo acelerado desde a colonização.
“Este é um projeto que nasceu na busca das pegadas do Gato do Mato junto ao Teixeira Soares e que, aos poucos tomou corpo e hoje está em evidência através do trabalho da Tropa Sênior e do Chefe Paulo Hubner. Em muito nos orgulha fazer parte deste processo na preservação de nosso meio e de nossas espécies”, declara.
O Projeto Pequeno Maracajá foi apresentado à banca da UFSM no dia 29 julho de 2011, sendo considerado um verdadeiro projeto de Educação Ambiental devido a sua dimensão prática e a possibilidade de aplicação em escolas e ONG's. A evolução do projeto pode ser acompanhada no blog http://www.pequenomaracaja.blogspot.com/

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa